- This topic has 11 respostas, 3 utilizadores, and was last updated Há 14 years, 10 months by
ramiro.
-
AutorArtigos
-
11/05/2011 às 18:45 #216835
Olá pessoal
Gostaria de saber a vossa opinião sobre os pró e os contras de ter um aquário grande com divisórias entre os Killies interligados a um “samp” ou filtro comum?
Eu tenho um “samp” na garagem feito por mim da altura dos ciclideos tem 80X50X30 de 120 litros, e estava a pensar fazer um aquário comprido com várias divisões até 6 compartimentos dividos por placas em acrilico com buracos para a água circular do primeiro compartimento até ao último, vai ao “samp” é filtrada, aquecida, oxigenada e volta ao 1º compartimento.
Para mim tem a vantagem de não ter que gastar dinheiro em 6 termostátos, tubagem de ar, compressores etc., está tudo num único sitio, o samp, além disso fica-me mais barato fazer um aquários desta dimensões que comprar vários.
Desvantagem: Não sei nada sobre se o Killifish, se são receptivos a doenças, pois se afirmativo, a doença alastra para os outros peixes, também (não se li ou se foi o Joaquim Marques que me disse) que quando dois machos de uma certa especie especifica estão no mesmo aquário ambos fabricam hormonas para atrasar o crescimento do outro macho.
Noutro tópico o Luis Oliveira disse que em aquários de plantados só com CO2, no fundo pode-se considerar esta situação idêntica??, afinal existem várias espécies que partilhão a mesma água.
Gostaria de saber a vossa opinião e a vossa experiência sobre este tema.
Muito agradecido
José Ramiro11/05/2011 às 22:09 #226963(não se li ou se foi o Joaquim Marques que me disse) que quando dois machos de uma certa especie especifica estão no mesmo aquário ambos fabricam hormonas para atrasar o crescimento do outro macho.
olá Ramiro
eu falei nisto sim, mas nao foi sobre killis, foi sobre os betas.
Quanto á sump é desaconselhavel, viste como eu tenho a descarga de todos os aquarios, bem podia ter uma sump. O que acontece é uma simples doença pegar a todos, a nao ser que coloques uma UV . Tambem na descarga tem que haver um certo cuidado, pois os alevins sao pequenos e passam por qualquer sitio.
Nada como tentar.
um abraço12/05/2011 às 06:58 #226964Bom dia Joaquim
Se calhar não vai dar, pois mesmo que coloque um lampada de UV, vai combater a doença mas e também as bactérias boas,
não é???cumpr.
Ramiro14/05/2011 às 01:05 #226965Viva Rodrigo
Eu uso sump, mas tenho a noção que corro riscos de apanhar doenças. No entanto, os peixes que ainda vou mantendo não têm tido grandes problemas e essa questão das doenças nunca se pôs.
Vantagens: água aquecida com 1 ou 2 termostatos, grande massa de água que ajuda a diluir alguma porcaria que enfie dentro dos aquários, água velha sempre limpa.
As desvantagens são as já faladas: doenças.
Se quiseres dá uma vista de olhos no meu site e vês mais ou menos como tenho a coisa montada:
Abraço,
Ricardo Nuno Santos
30/05/2011 às 16:08 #226966Olá Ricardo
já vi a tua barraca, e obrigado pelas tuas opiniões, realmente tens tido muito trabalho por causa dos Killies, eu continuo com a construção de um aquário grande, tem três divisões, já está feito e gostaria de te fazer uma pergunta, tens tido problemas com algum entupimento na saída da água do aquário para o samp??, eu vi nas tuas fotos, colocaste uma rede, mas essa rede não tem entupido como por exemplo com boacadinhos oo musgo de Java?? e já agora, faz barulho?? é que eu tenho um aquário de água salgada e as ligações foram feitas por mim e essa saída faz um pequeno remoinho e ao sugar a àgua faz um barulho irritante, como te hei-de explicar…é como o som de um beijo prolongado, entendes? O Joaquim Marques deu-me umas dicas mas eu gostaria de ouvir outras opiniões.
Um abraço
Ramiro03/06/2011 às 10:29 #226967Olá Ramiro
Tenho tido bastantes problemas com entupimentos. Não só musgo de Java mas também restos de larvas. Devia abrir buracos maiores mas os Rivulus são piores que o Houdini… escapam-se por todos os buraquinhos por mais pequenos que sejam.
Barulho não noto que faça. Ouço água a escorrer pelos canos mas não na saída.
Tenho a fish room toda a ser remodelada. O sistema ainda funciona mas estou a pensar em fazer alterações de fundo. Assim tenha tempo para isso (a trabalhar fora do país é complicado dedicar muito tempo as peixes e é por isso que quero automatizar certas coisas para ver se a minha esposa não tem muito trabalho com os peixes! ;D ;D).
Abraço!
Ricardo Nuno Santos
05/06/2011 às 16:12 #226968Olá Ricardo
Em tempos o Joaquim Marques deu-me uma ideia que estou a pôr em prática, que é um esgoto na vertical, isto é, à medida que os buracos vão ficando entupidos o nível da água vai subindo e acaba por sair mais acima, podes ver nas fotos, não sei se resulta, mas amanhã vou experimentar o aquário feito por mim com 3 divisões.
Um abraço
Ramiro

05/06/2011 às 17:34 #226969Viva
Não é mesmo nada má ideia. Mas tem um problema… esse buraco enorme no topo é perigosíssimo para os killies fugirem… especialmente para os Rivulus que são mais experts em fugas do que o Houdini!
No entanto com algumas adaptações pode ser uma boa solução.
Abraço
Ricardo Nuno Santos
05/06/2011 às 18:43 #226970olá
Penso que não, pois o tubo está quase encostado ao vidro de cima, está a 2, 3mm, mas como nunca tive Rivulus, não sei, existe outro orifício mas é por aí que vai entrar a água que vem do sump, que irei controlar com esses dispositivos de rega.
vamos ver…UM abraço
Ramiro05/06/2011 às 21:41 #226971olá
Afinal o projecto promete, essa do tubo na vertical é boa ideia. Tambem pode levar uma manga de esponja com pouca densidade, daquela azul.
O entupimento acontece se o caudal de entrada no aquario for muito grande. Controlando com torneiras é mais facil estarmos á vontade
Continua que estamos a gostar.06/06/2011 às 07:54 #226972Afinal o projecto promete, essa do tubo na vertical é boa ideia
Olá Joaquim
A ideia do tubo na vertical foi tua, durante uma conversa que tivermos, eu inicialmente estava a pensar colocar um tubo na horizontal com esponja, mas assim fica melhor, pois a minha preocupação é que haja um bom escoamento de água para o sump, pois se transbordar e cair no chão flutuante a coisa vai ficar negra, quer dizer a minha mulher vai aos arames.
Um abraço
Ramiro15/06/2011 às 20:54 #226973Olá pessoal
O Sump já está a funcionar, tudo com a prata da casa, apenas comprei alguns tubos, joelhos e esponja filtrante, a bomba era uma que tinha velhinha e para 4 aquários consegue 20litros/hora para cada, já fiz mais 2 aquários para o mesmo sump e vou testar no fim de semana, depois tiro umas fotos para vocês verem.
Uma boa noite
Ramiro
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.