- This topic has 23 respostas, 12 utilizadores, and was last updated Há 8 years, 5 months by
Castrokillies.
Home › Forum APK › Killifilia › Manutenção › Soluções de aquecimento
-
AutorArtigos
-
26/09/2017 às 08:16 #219005
Olá
Alguém já utilizou termoventiladores, aquecedores a óleo, etc, para aquecimento da fishroom?
Preciso de dicas para aquecimento para um espaço de 10 m2 totalmente fechado e sem recorrer a ar condicionado.
Se possível, da vossa experiência, com valores de consumo eletrico mensal. Preciso de uma solução barata.
Podem ajudar?
Obrigado
Abraços
26/09/2017 às 11:09 #242583Viva Eduardo
A partir de um certo número de aquários comecei a usar irradiadores a óleo nas duas fishrooms.
A fishroom “Sul” fica na sala comum, assim fico quentinho no Inverno e com menos problemas de consciência com as contas ao fim do mês ;D.
A fishroom “Norte” acho que tem uns 18 m2 e um pé direito bem alto mas é bem isolada termicamente.Optei pelos irradiadores a óleo porque já os tinha e já quase não eram usados. No último Inverno tive as fishrooms a 18º C mas costumava ter a 20º C.
Mesmo tendo baixado 2º C a conta da luz aumentou este ano >:(O que costumo fazer no início (fins de outubro) é colocar um relógio automático para que o aquecimento só ligue de noite, depois quando vem o frio a sério fica ligado 24/7. Este ano só no início de março é que desliguei completamente o aquecimento.
Na minha opinião fica caro, talvez ar condicionado seja mais eficiente mas implica compra e instalação do equipamento.
Espero ter ajudado de alguma maneira e que venham mais ideias/depoimentos da malta…
Abraço
José Cristiano
26/09/2017 às 12:12 #242584Este tópico vem a calhar bem. Pois estou com as mesmas duvidas.
Eu ando a procura de um aquecedor que desligue mediante a temperatura ambiente. Ainda não me debrucei sobre o tema e o tempo está a terminar.26/09/2017 às 13:06 #242585Pois, também pensei no aquecedor a óleo mas acho que o consumo não compensa.
Ar cndicionado está fora de questão para o local.Pensei num termoventilador, que lança ar quente mas ainda são 2000W.
É o que uso em casa e aquilo aquece bem o ambiente sò que em casa uso apenas uns minutos para aquecer a divisão e depois desligo.
Para a fishroom pensei adaptar um relógio e ligar o termoventilador uns 10 min a cada hora.Vi também umas placas radiantes de baixo consumo no site da Worten… não sei se também dá para o que preciso…
https://www.worten.pt/grandes-eletrodomesticos/climatizacao-de-ar/aquecedores/placa-radiante-becken-bph1306-5932524Abraços
29/09/2017 às 15:09 #242586Eu tenho usado aquecedor a óleo. Um de 1500W aquece razoavelmente bem a minha fish-garagem de 15 m2. Consigo de 25ºC a 23ºC perto do aquecedor (dependendo da altura) e 20ºC no local mais afastado. Isto 24h dia e 7 dias por semana.Investi em isolar termicamente algumas paredes da garagem com placas de 3 cm de espessura de isolante térmico tipo esferovite mais mais compacto. De referir que sem aquecedor a temperatura da garagem baixaria no pico do inverno para os 14ºC-15ºC, e fica estável. O pior é a conta da eletricidade, pelo que acredito que haverá opções mais económicas.
Abraços
Alberto29/09/2017 às 15:43 #242587Viva,
Eu já usei aquecedor a óleo com termostato. Como a minha sala não é muito grande e mesmo estando mal isolada, era frequente abrir as porta e o aquecedor estar desligado.
Como o meu problema era sobretudo as altas temperaturas, tive de optar pelo ar condicionado. Tirando o investimento inicial, depois a despesa não é tão grande como se pensa.
Abraço,
Luís Oliveira
30/09/2017 às 16:48 #242588Ola
Com o aquecedor a óleo quanto gastavam por mês?
A minha fishroom tem 10m2 mas tem uma altura de 3,5mObrigado
Abraço03/10/2017 às 08:48 #242589Olá Eduardo
Não consigo fazer as contas. Como pago todos os meses o mesmo valor e no final do ano a EDP faz nova média para o ano seguinte é dificil dizer. Sei que quando comecei a aquecer a sala (apartamento em que gastava pouca electricidade) o consumo anual passou quase para o dobro… Mas temos que ter em conta os aumentos anuais e também o IVA que passou de 6% para 23% 😮
Abraço
José Cristiano
03/10/2017 às 13:58 #242590Eduardo o ideal era colocares um tecto falso, com placas de esferovite, para reduzires isso ai para os dois metros, gastavas muito menos.
Um abraço03/10/2017 às 14:23 #242591Olá
Não dá. A parte alta está ocupada com prateleiras de arrumação.
Vou ter que fazer experiências… ou então manter o método tradicional de termostatos, o que não me agrada nada.
Obrigado
Abraços
03/10/2017 às 15:20 #242592Ou então instalas umas resistência de punhos de mota. Não as vês e não consomem muito.
Abraço
03/10/2017 às 16:05 #242593Tenho que ver isso… nem sei do que estás a falar… 😛
03/10/2017 às 16:17 #242594Viva Eduardo.
Sobre os punhos das motos tens im artigo do Freitas na nossa revista. Ele da-te as explicações que precisares.
Também tens a hipotese dos cordões de aquecimento.
Se a divisão não tiver muitas fugas e atendendo que só abres a porta uma ou duas vezes por dia o consumo com aquecedor a pleo não deverá ser exagerado.
Até porque a temperatura minima e atendendo que é uma cave nunca descerá muito.Abraço
Luís Oliveira
03/10/2017 às 18:17 #242595Olá Eduardo,
vi aqui a tua questão, que tem todo o interesse para todos, e das mais variadas soluções que existem, o eu tenho utilizado, e também alguns sócios experimentaram, são base de aquecimento para punhos de mota.
São colocadas debaixo de cada aquario, funcionam com baixa tensão (12v), logo reduz qualquer perigo, e fazem um aquecimento gradual e continuo até ao valor desejado, no aquário.
Como disse o Luis Oliveira, fiz um artigo sobre este tipo de aquecimento para a revista APK, onde está tudo minimamente explicado, de qualquer maneira, na convenção posso-te mostrar e esclarecer todas as duvidas.
Abraço
Nuno Freitas03/10/2017 às 20:14 #242596Boas Eduardo,
Apesar da minha pouca experiencia neste assunto vou dar a minha opinião,
No ano passado para aquecer o quarto onde tinha os meus peixes liguei 1 aquecedor a oleo de 1500W no minimo e só durante algumas horas…resultado, a conta da luz passou para o dobro e o aquecimento nunca foi 1 sucesso, então optei por ligar termostatos em alguns aquarios e aquecendo os outros… 1500W dá para 60 termostatos e não estão sempre a trabalhar.
Sei que isto são só contas pois a quantidade de fios e tomadas é assustador…mas em termos economicos talvez seja o melhor…com todos os problemas de aquisição dos mesmos e ligações, a minha dita “fishroom” é em casa e de certeza diferente da tua…aliás tu ja vistes.
Talvez não tenha ajudado mas é só mais uma opinião ou constatação de factos…. 🙂Abraço
Carlos Costa
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.