A visualizar 9 artigos - de 1 a 9 (de um total de 9)

Home Forum APK Killifilia Iniciação Simpsonichthys

  • Autor
    Artigos
  • #216119

    kripton
    Participante
    • Topicos: 8
    • Respostas: 134
    • Totais: 142
    • Membro Bronze

    Boas

    Como sabem ainda agora entrei neste vicio, e logo na primeira reunião que fui ofereceram me dois casais, um casal de Fundulopanchax nigerianus “Innidere” e outro de Fundulopanchax gardneri nsukka, estive entretanto a fazer varias pesquisas e adorei uma especie em geral, não só pelas cores como pelas suas formas “Simpsonichthys” alguem mantem killis desta especie e quais são os cuidados maiores para ter.

    Já agora para os simpatizantes desta especie vai agora a a proxima reuniao para me dar umas dicas

    Cumprimentos Ricardo Marques

    #222020
    Filipe Torre
    Allnothos
    Participante
    • Topicos: 101
    • Respostas: 812
    • Totais: 913
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Olá!
    Os Simpsonichthys não são uma Espécie mas sim um Género que agrupa neste momento, e salvo erro, 55 Espécies descritas. É possível que as descrições continuem em bom ritmo, basta pensar no que se tem assistido nos últimos tempos.
    Há Espécies fáceis e difíceis, mas acima de tudo deve-se ter algum tempo de experiência com peixes não anuais antes de se dar o salto.
    Até se pode argumentar, fundado em experiências pessoais, que o período de iniciação com Espécies não anuais pode ser curto e até desvalorizá-lo.  Pela minha parte acho que só diz isto quem ignora quase por completo o mundo dos killies na globalidade.
    Conselho de amigo: faz algumas geraçãos com os peixes que te deram e depois avança lenta e progressivamente para outras espécies  mais exigentes.
    Há várias formas de se fazer as coisas, umas correctas, outras nem por isso.
    Um abraço!
    Filipe Torre

    #222021

    kripton
    Participante
    • Topicos: 8
    • Respostas: 134
    • Totais: 142
    • Membro Bronze

    Boas,

    Filipe eu ainda não quero ter este género de killis ainda estou muito verde neste hobby, só queria mesmo mais informações sobre eles. E no final eu só perguntei se alguém alguém que mantêm estes killis vai a reunião para tirar duvidas gerais como por exemplo: tamanho do aquário, temperatura etc etc

    Isto tudo porque quando tiver mais experiência com killis vou me dedicar essencialmente a este género pois é o que mais gosto. E fiz estas perguntas porque este mês vou começar a construir uns quantos aquários e gostaria de saber se o tamanho de 30x30x25 daria para este género de killis e talvez uns de 50x25x25 (comprimento x largura x altura) ou seja começar a minha killiroom 

    Cumprimentos

             

    #222022
    João Paulo Dam. Miranda
    paulo miranda
    Participante
    • Topicos: 71
    • Respostas: 653
    • Totais: 724
    • Membro Prata
    • ★★

    Boas Ricardo,

    Eu mantenho algumas populações de Simpsonichthys, e na generalidade eles gostem de temp. acima dos 25º até aos 28 mais ou menos dependente das popul. que nos adquerimos.

    Sobre os aquários, tens que ver a estrutura que queres comprar primeiro e depois é só mandares fazer as medidas a gosto, tendo em conta que tens que ter aquários mais pequenos para as reproduções de casais!……….
    Essas medidas que te referes são boas para uma fisrhoom, mas tens que ter em atenção ao sexo racio destes peixinhos, pois temos populações que são capazes de atingir 85%–15% e por vezes 99%–1%, por isso aconseho teres aquários a contar com essa situação!………

    Aconselho sim, a reproduzires primeiros espcies fácies.

    Foi a minha modesta opinião!
    Abraço.

    #222023

    kripton
    Participante
    • Topicos: 8
    • Respostas: 134
    • Totais: 142
    • Membro Bronze

    Boas Paulo,

    Claro que primeiro vou reproduzir e criar estes killis que tenho para ganhar experiência e ver o seu ciclo de vida mas entretanto gostaria de começar a montar a fishroom com um espaço para estas duas espécies que mantenho de momento. 

    De facto não tinha ideia que o sexo rácio destes killis fosse tão divergente, a estrutura será feita em ferro tipo estante ainda não sei as medidas que irei fazer como também não comecei a fazer os aquários também não sei bem as medidas. Em relação ao espaço não há problema mas já agora os aquários se tiver os cubos de de 30cm e aquários de 50x25x25 mais caixas de telemóveis já dará? Ou será melhor outras medidas para os aquários se sim quais?

    Paulo vai à reunião no sábado?        

    #222024
    João Paulo Dam. Miranda
    paulo miranda
    Participante
    • Topicos: 71
    • Respostas: 653
    • Totais: 724
    • Membro Prata
    • ★★

    Boas Ricardo,

    Já deve dar, cada população dois aquários, ok!!
    Pode-se dar o caso de teres só dois ou três aquarios só destinados para a reprodução de casais.
    Como dizes que tens caixas de telemóveis, essas ficam para criares os alvins, hehehe.
    Amigo, só já vou a Lisboa no dia da convenção se deus quizer!

    Alguma coisa apita!!!!

    Abraço.

    P.S.- Para mim as medidas idiais são as 30x25x30, mas também destaco as 30x30x30!…..

    #222025

    kripton
    Participante
    • Topicos: 8
    • Respostas: 134
    • Totais: 142
    • Membro Bronze

    Boas,

    Aproveito o meu tópico, para informar que dos dois casais que tenho de momento Fundulopanchax nigerianus “Innidere” e outro de Fundulopanchax gardneri nsukka obtive uma postura bem sucedida de nsukka em que nasceram 17 killinhos  ;D dos innidere tive uma postura mas os ovos fungaram. Já tive mais posturas mas por motivos de trabalho serviram de alimento para os pais.

    neste momento não tenho maquina para por fotos mas em breve cá estarão.

    Cumprimentos 

    #222026

    RubinhoOLD
    Participante
    • Topicos: 40
    • Respostas: 420
    • Totais: 460
    • Membro Prata
    • ★★

    Boas Ricardo!

    Não queria estar a bater no ceguinho, mas acredita que aquilo que o Filipe e o Paulo te aconselham é mesmo muito útil para quem se inicia no hobby.

    Posso-te contar a minha curta experiência com os killis. As experiências pessoais valem o que valem, e o que não deixa de haver por aí, são realidades bem díspares entre os muitos sócios da APK.

    O melhor mesmo é seguires os conselhos de quem anda nisto há mais tempo, pois são muitas as coisas que podes aprender sem teres que passar por esses erros. Isso faz-te poupar muitas dores de cabeça!

    Apesar do meu primeiro casal de killis datar de 1997, comecei com a APK em 2003 onde me passaram killis fáceis para iniciar-me (o meu eterno agradecimento ao Alberto Reis). Sem ter a experiência suficiente, achei-me capaz de meses depois meter-me com uns killis bem delicados desde ovos (simpsonichthys costai). Escusado será dizer que a experiência correu mal, apesar de alguns amigos meus da APK me terem avisado que poderia ainda estar um pouco verde para tamanha responsabilidade…

    Desde cedo e por causa do fascínio e diversidade de killis existentes, resolvi nestes primeiros anos dedicar-me apenas a fazer rodar os killis cá por casa, ou seja receber ovos/alevins de diversas espécies, fazê-los crescer/reproduzirem-se, depois oferecê-los a colegas e recomeçar o ciclo com outros diferentes (o espaço cá em casa não era muito e a vontade imensa de ter contacto com todos os killis era imensa).

    Posso dizer-te que tive diferentes experiências, não tenho qualquer tipo de vergonha de dizer que acertei umas vezes mas errei muitas mais, mas agora sei que quando regressar ao hobby, já tenho as minhas prioridades e alvos definidos, ou seja, já sei o que quero.

    Acredita que neste hobby vais escutar/ler de tudo, desde pessoas que dizem ter acertado logo à primeira, pessoas que fracassaram e desistiram, pessoas que apesar das adversidades continuaram e venceram, etc.

    Este testamento todo para te dizer o quê? Cada caso é um caso, vai com calma, escuta os conselhos de quem já anda nisto há muito tempo como o Alberto, Filipe, Paulo Alves (entre muitos outros) ou com provas mostradas do seu valor como o Eduardo, José Azevedo, Milhinhos (entre muitos outros) e verás que se tudo correr bem, nunca mais deixas os killis e quem sabe se não irás tu próprio participar numa expedição para colectares os teus próprios killis (o sonho de qualquer killimaníaco)…

    #222027

    kripton
    Participante
    • Topicos: 8
    • Respostas: 134
    • Totais: 142
    • Membro Bronze

    Boas Rúben,

    Sim eu sei que ainda estou muito verde para entrar a fundo nos simps. entretanto ainda quero manter umas quantas espécies de não anuais e se calhar mas mais lá para frente uns anuais mais simples que os simps. e estou a fazer as coisas com calma para que corra tudo pelo melhor.

    cumprimentos

    Ricardo Marques   

A visualizar 9 artigos - de 1 a 9 (de um total de 9)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0