- This topic has 10 respostas, 4 utilizadores, and was last updated Há 16 years, 3 months by
goncalo89.
Home › Forum APK › Killifilia › Manutenção › Problema em aquario…
-
AutorArtigos
-
14/01/2010 às 13:15 #216227
Boas,
O problema é o seguinte tenho um aquario de 20l que enchi já à duas semanas com metade do aquario principal e depois preenchi com água torneira.
No inicio nao houve problema manti lá vários guppies e nada aconteceu.
Neste ultimo fim de semana introduzi uns aphyosemion bitaeniatum mas morreram no dia seguinte bem como todos os guppies, pensei que pudesse ser por oscilações de temperatura porque mudei o aquecedor nesse dia.
Mas ontem coloquei lá um guppy e hoje verifiquei que tem o mesmo problema que os aphyosemion.
O corpo dele com as barbatanas formam uma especie de rectangulo, ou seja, as barbatanas estão como lineares juntas ao corpo em vex de estarem abertas como normal. Isto aconteceu ao aphyosemion também.
Quem puder ajudar agradeço.
14/01/2010 às 14:31 #222693Boas
amonia …falta de bactérias.
14/01/2010 às 15:01 #222694Olá
Peça descrição parece-me odinium. Um pouco de sal na água (1 colher de sopa para 5 lt) resolve isso. Podes também pôr umas gotas de protozin.
Abraço
Eduardo14/01/2010 às 15:02 #222695devo fazer tpa´s e esperar que os filtros fiquem com populaçoes de bacterias, certo ?
14/01/2010 às 15:03 #222696vou tentar tirar foto ao guppy. como posso por uma foto do pc no site, estive a tentar á pouco mas sem sucesso…
14/01/2010 às 15:39 #222697Peça descrição parece-me odinium. Um pouco de sal na água (1 colher de sopa para 5 lt) resolve isso. Podes também pôr umas gotas de protozin.
Nah, vou mais pela hipótese do Garcia, com algumas alterações. Teoricamente a coisa deve ter sido mais ou menos esta:
Aquário novo, filtros novos (?), sem bactérias nitrificantes. Metade de água velha (com algumas bactérias) e metade de água com cloro (e cloraminas). O cloro deu cabo das poucas bactérias que transitaram com a água velha, ou seja, tudo vai funcionar com um novo ciclo do azoto. Que, se a memória não me falha, começa com a produção de amónia, composto relativamente pouco tóxico para os peixes (daí os guppies se terem aguentado no início). A segunda fase do ciclo do azoto é a produção dos nitritos por volta da segunda semana. Os nitritos são um veneno letal para os peixes. Atingiram o pico com a introdução de mais peixes e foram-se os guppies e os killies. A partir da terceira semana a colónia de bactérias já deve ser suficiente para transformar os nitritos em nitratos e tudo volta ao normal. Esses nitratos depois têm de ser controlados (por consumo pelas plantas ou por TPA's) mas já não são venenosos. Aposto que se deixares tudo na mesma e introduzires lá peixes dentro de uma a duas semanas não lhes acontece nada (partindo do princípio de que o resto está tudo em ordem, naturalmente).
Abraços.
14/01/2010 às 15:59 #222698ok, obrigado pela ajuda.
Sendo assim quanto tempo após a montagem do aquario se podem introduzir os killies em aquarios ?
Cumprimentos,
14/01/2010 às 16:37 #222699Sendo assim quanto tempo após a montagem do aquario se podem introduzir os killies em aquarios ?
Se for tudo novo (ou quase, como fizeste), no mínimo ao fim de 3 semanas completas. Isto tanto é válido para os killies como para outros peixes quaisquer.
Abraços.
14/01/2010 às 17:57 #222700Pois pensei que como há quem não use filtro apenas difusores, pensei que não era necessario ciclar o aquario… 🙁
obrigado pela ajuda
14/01/2010 às 19:41 #222701Boas
tens no mercardo alguns “aceleradores” de bactérias que faz com que não necessites de espererar essas 3/4 semanas.
14/01/2010 às 19:51 #222702obrigado
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

