- This topic has 6 respostas, 4 utilizadores, and was last updated Há 14 years, 5 months by
Castrokillies.
Home › Forum APK › Killifilia › Manutenção › Painel solar faça você mesmo – preciso de duas dicas…
-
AutorArtigos
-
09/11/2011 às 11:35 #217115
Viva,
O principio que permite fazer um painel solar para aquecimento de água é simples:
Um tubo metálico pintado de preto (para absorver raios solares), num dia de sol de inverno aquece tanto que chega a ficar quase a escaldar.
Aproveitar este principio não é particularmente difícil:
Colocamos tubos metálicos pintados de negro dentro de uma caixa. Essa caixa tem, de um lado, vidro e do outro, material isolante, como esferovite, roofmate ou lã de rocha.
Os raios solares atravessam o vidro (que também faz efeito de estufa) e aquecem os tubos. A água passa por dentro dos tubos e, por sua vez, aquece. O vidro e o material isolante evitam que o calor se desvaneça logo.
Depois colocamos o painel voltado para sul e com um angulo de 45º.
Finalmente, é preciso um termostato e uma bomba. O termostato, quando a temperatura dentro do painel chegar, por exemplo, aos 32 C, aciona a bomba. Esta faz a água dos aquários circular por dentro dos tubos, aquecendo-a.
No meu caso, quero aquecer um tanque interior com cerca de 3000 litros e 265 x 265 cm de superfície. Espero então que esta ampla superficie aqueça também um pouco o ambiente.
Porém, neste momento, tenho duas grandes dificuldades técnicas:
1- Que tubos metálicos usar
Não podem ser cobre porque é tóxico para os peixes.
Preciso de uma serpentina em tubo Inox. Alguém tem ideia onde é que eu posso arranjar ou como é que posso fazer uma tubagem inox em serpentina, concentrando assim uma elevada superficie de metal num espaço pequeno?
2- Que bomba usar
Posso usar uma bomba de aquário mas talvez não seja adequada, se o painel for colocado num plano bastante mais elevado. Penso que existem bombas próprias para estes sistemas mas será que têm qualidade alimentar? E onde as encontro?
Obrigado.
Entretanto aqui vai um exemplo mais avançado de um Painel Faça Você Mesmo:
[youtube]NHTOVcgooqI[/youtube]
Miguel
10/11/2011 às 10:00 #229686Olá Miguel!!!
Em relação ao tipo de tubo, já pensaste em utilizar tudo PEAD?
Já vi um sistema parecido feito com este tipo de tubo, e digo-te que a temperatura é bastante mais elevada que com um tubo de inox ou cobre.
Apenas tem utilizar um tipo de tubo com uma densidade bastante alta, algo como PN 12 ou PN 16, acho que não existirá mais alto, para diametros tão pequenos (eu pelo menos nunca utilizei). Ainda assim existem uns que têm as paredes mais grossas do que outros, isto porque são feitos com matéria virgem, enquanto os outros (paredes mais finas) são feitos com matéria reciclada!Se relaemnte quiseres em inox, sempre podes optar por procurar numa boa loja de canalização, tubos em inox para redes de água domiciliárias, são aplicados muito facilmente e creio que o tamanho mínimo será de 20 mm. Não me recordo é se o interior da parede deste tipo de tubo é coberto em pvc ou se é inox pelo interior.
Espero ter ajudado 😉
Até breve!!
10/11/2011 às 16:28 #229687Olá Miguel
Tubo curvo em inox para fazer de serpentina, não sei onde se pode encontrar, em vara, existe a sultubos na zona industrial de Santa Marta de Corroios que tem um super mercado só de tubagem e acessórios de canalização, no Vale Fetal também lá tem a Sanitop que poedrá ter, não sei, em vara tem de certeza agora em rolo como no cobre, não sei.
Quanto ao motor este terá que ser uma motor próprio que aguente altas temperaturas, custam cer de 170 Euros, se for uma bomba de aquario, não sei o que vai acontecer quando houver pressão e altas temperaturas.
Só mais uma pergunta a água que circula no aquário é a mesma que passa no painel???
Um abraço
Ramiro12/11/2011 às 00:53 #229688Boas.
Miguel, porque não fazes uma bobine com o tubo que o Choças fala e
mergulhas essa bobine dentro do tanque? Deixas ficar as pontas dessa bobine fora da água e fazes as ligações ao painel em tubagem de cobre.
Desta forma a água dos peixes nunca passará pelos tubos de cobre, nem estará em contacto com a tubagem.
Quanto à bomba teria que ser aquilo a que chamam um acelerador ou bomba circuladora própria para aquecimento central.
Cps
A. Castro14/11/2011 às 13:57 #229689Rui, Castro e Ramiro,
Sim, parece-me que uma boa opção será apostar em cobre no painel solar e depois permutar o calor, com tubagem inox ou PEAD, para os tanques. Isso também me permite aquecer mais que um tanque, fazendo a tubagem passar por dentro ou por baixo dos aquários.
Miguel
O deveria PEAD não é alimentar, aquilo tem
Olá Miguel!!!
Em relação ao tipo de tubo, já pensaste em utilizar tudo PEAD?
Já vi um sistema parecido feito com este tipo de tubo, e digo-te que a temperatura é bastante mais elevada que com um tubo de inox ou cobre.
Apenas tem utilizar um tipo de tubo com uma densidade bastante alta, algo como PN 12 ou PN 16, acho que não existirá mais alto, para diametros tão pequenos (eu pelo menos nunca utilizei). Ainda assim existem uns que têm as paredes mais grossas do que outros, isto porque são feitos com matéria virgem, enquanto os outros (paredes mais finas) são feitos com matéria reciclada!Se relaemnte quiseres em inox, sempre podes optar por procurar numa boa loja de canalização, tubos em inox para redes de água domiciliárias, são aplicados muito facilmente e creio que o tamanho mínimo será de 20 mm. Não me recordo é se o interior da parede deste tipo de tubo é coberto em pvc ou se é inox pelo interior.
Espero ter ajudado 😉
Até breve!!
14/11/2011 às 14:27 #229690Olá
Gostaria de acrescentar que nesta ideia, falta uma pequena coisa, se é um circuito fechado, quando o painel começa a aquecer vai aumentar a temperatura do liquido e ao mesmo tempo vai também haver aumento de pressão, assim sendo aconselho ligar um pequeno vaso de expansão ao circuito e pelo sim, pelo não eu colocava uma válvula de segurança, de pressão de 3 bares.
Um abraço
Ramiro14/11/2011 às 21:29 #229691Boas.
Neste tipo de instalações, uso de paineis solares, aplicado a este fim é muito complicado, principalmente no Verão, época de maior incidência solar, altura em que não se quer calor nos aquários ou tanques. Nesta altura, os paineis solares deverão aliviar a sua carga térmica noutros dispositivos como piscinas ou serpentinas enterradas na terra… caso contrário corre-se o risco de cozer os peixes.
No Inverno precisa-se de calor e portanto um sistema auxiliar torna-se necessário para colmatar o deficiente funcionamento dos paineis…
Acho até que já se falou nisto em tempos aqui no fórum.
Cps
A. Castro -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.