- This topic has 8 respostas, 6 utilizadores, and was last updated Há 6 years, 4 months by Eduardo Bernardo.
Home › Forum APK › Killifilia › Reprodução › Ovos que não desenvolvem
-
AutorArtigos
-
04/06/2018 às 14:13 #267683
Olá
Os ovos da imagem abaixo são de Aphyosemion australe Cap Esterias EBT 96/27. São muitos mais os que não aparecem na foto.
Estes ovos têm cerca de 3 meses e não desenvolvem, sabe-se lé porquê!
Já tentei tudo o que me lembrei: água, algodão, turfa, choques térmicos, sombra total, luz, passear com eles no bolso numa caixinha de água …e nada!
São 3 casais a pôr ovos pelo que não será problemas de infertilidade de algum deles.ALguém tem ideias?
Obrigado
Abraços
Eduardo Bernardo
APK 14504/06/2018 às 18:57 #267686Olá Eduardo
até há bem pouco tempo tive exactamente o mesmo problema com essa mesma espécie…
curiosamente eu mantenho os ovos em água neste caso…nas ultimas semanas os ovos começaram finalmente a mostrar sinais de desenvolvimento (já nasceram os 1ºs alevins)…sendo que a unica alteração sera possivelmente as temperaturas que subiram um pouco…
abraço e continua à espera 😉
04/06/2018 às 23:22 #267687Obrigado Ricardo
Isto chega a ser desesperante pois há meses que não nasce um unico alevim…
Abraço
Eduardo Bernardo
APK 14505/06/2018 às 10:33 #267688Viva,
Há uns tempos li, não me lembro onde, que por um estranho e desconhecido mecanismo se as condições na água não forem as mais indicadas para o desenvolvimento dos alevins aquando da postura, os ovos ficarão com o seu desenvolvimento suspenso durante um tempo mais ou menos alargado. É claro que isto era apresentado apenas como uma teoria sem qualquer fundamento cientifico. Procurava apenas uma justificação para uma situação que não é tão rara como pensamos.
Eu neste momento tenho ovos de Laimosemion xiphidius “Crique Boulanger” há mais de dois meses e teimam em não nascer. Vou esperando…
Abraço,
Luís Oliveira
05/06/2018 às 11:51 #267701Viva
Luís esses ovos de xiphidius conheço eu bem… Mas no meu caso o embrião está completamente formado ao contrário destes do Eduardo que não se vê qualquer tipo de desenvolvimento. O que aconteçe com esses ovos depois é que quando nascem os alevins morrem pouco tempo depois talvez por ter gasto toda a energia…
Como os do Eduardo nunca me aconteceu, ou o ovo começa logo em processo de desenvolvimento ou então funga rapidamente.
Abraço a todos
José Cristiano
05/06/2018 às 13:27 #267702Olá
Ovos que não se desenvolvem sabe-se lá porquê é uma das “delicias” de criar killis…Com os “Rivulus” é comum, com esses acontece chegarem aos dois meses para se desenvolverem e nascerem e depois morrem por já não terem forças para mais.Nos outros generos de não anuais é menos comum mas tambem acontece, com os anuais então é muito comum. Tudo isto serve para nos pôr no lugar e termos consciência que há muito no nosso hobby que nós ainda não sabemos bem como funciona. Por vezes a mudança substancial de condições faz arrancar o ovo da inercia, outras mata-o…
Abraço
Paulo José05/06/2018 às 13:53 #267703Olá
Obrigado a todos pelos comentários.
De facto já não sei o que fazer… resta-me pô-los no forno, ou sentar-me em cima deles a ver se chocam… 😀Entretanto vou continuando todos os dias a tirar ovos que não desenvolvem, nem fungam.
Abraços
Eduardo Bernardo
APK 14505/06/2018 às 14:44 #267704Eduardo, tenta colocar uns ovos com +/- 1cm de água, numa caixa transparente no peitoril de uma janela.
Temperatura ambiente mínimo 18/20cº. Durante uma semana.
Depois diz se funcionou.Vi num pequeno video, de uma palestra que o nosso associado @Luciano Garcia postou. Alguns killifish colocam ovos com várias alturas de eclosão. Para tentar evitar que uma alteração no clima limpe a espécie do planeta. Ou seja uma espécie de anuais, vai colocar ovos que possam eclodir antes da época normal de eclosão, ovos que vão eclodir na época habitual e outros que vão eclodir depois da época normal.
(foi mais ou menos isto que me lembro do video, mas era bastante mais elaborada a tese)Leva-me a crer, que as condições que damos hoje aos nossos killies (temperaturas,ph,Gh/kh, ambiente, etc) possam influenciar o desenvolvimento dos ovos no futuro. Pois, de alguma forma os peixes devem conseguir sentir o ambiente fora do aquário.
Um exemplo, notei que em algumas ocasiões. Uma espécie de corydoras, sempre que se aproximava uma tempestade nesta altura do ano, umas horas antes elas colocavam uma porção muito grande de ovos.
(isto é a minha teoria da conspiração, na verdade os killies depositam de propósito alguns ovos, só para nos deixar ansiosos/malucos…)09/08/2018 às 10:29 #268137Olá
Pronto, ao fim de 6 meses os ovos começaram a desenvolver e já tenho alevins nascidos! 😀
Não sei que raio deu a estes ovos para terem este comportamento.É daqueles mistérios que os killies, mesmo os mais fáceis, nos brindam para nos colocar no nosso lugar. Ai somos uma espécie fácil? Pois então toma lá isto e desembrulha-te!
😛Abraços
Eduardo Bernardo
APK 145- Esta resposta foi modificada Há 6 years, 4 months por Eduardo Bernardo.
- Esta resposta foi modificada Há 6 years, 4 months por Eduardo Bernardo.
- Esta resposta foi modificada Há 6 years, 4 months por Eduardo Bernardo.
- Esta resposta foi modificada Há 6 years, 4 months por Eduardo Bernardo.
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.