A visualizar 13 artigos - de 1 a 13 (de um total de 13)

Home Forum APK Killifilia Manutenção ovos em Turfas

• Autor
    Artigos
    José Pedro Fortunato
    Fortunato
    Participante
    • Topicos: 29
    • Respostas: 189
    • Totais: 218
    • Membro Bronze

Pessoal, quem cria SAA deve ter o mesmo problema com que me deparo agora.
    Como é que encontramos os ovos numa turfa enorme que foi retirada dentro dum recipiente do aquário?
    Nunca mais vou acabar de procurar ovos…
    Sugestões para uso de recipientes e forma de colectar os ovos.

Ricardo Alexandre da Silva António
    Ricardo António
    Participante
    • Topicos: 124
    • Respostas: 927
    • Totais: 1051
    • Membro Ouro
    • ★★★

Oi zé pedro

a grande maioria de nós não procura os ovos
    guarda a turfa e pronto

Abraço

José Pedro Fortunato
    Fortunato
    Participante
    • Membro Bronze

Oi zé pedro

a grande maioria de nós não procura os ovos
    guarda a turfa e pronto

Abraço

Pois, se fosse para mim nem me chateava, no entanto é para enviar a uma pessoa, preciso de garantir que efetivamente há ovos na turfa.

RubinhoOLD
    Participante
    • Topicos: 40
    • Respostas: 420
    • Totais: 460
    • Membro Prata
    • ★★

Se bem me lembro existe um artigo no boletim Killifish BR escrito pelo Gilson Gil em que explica o método. Basicamente diz que os ovos ao serem mais densos que a turfa, afundam mais rápido. O que faz(ia) é remexer a turfa dentro de água num único sentido fazendo com que a camada inferior depositada contenha 90% dos ovos. Repete este processo várias vezes removendo as camadas superiores desprovidas de ovos. Desculpa näo passar-te o link mas estou no combóio a teclar do telemóvel…

João Paulo Dam. Miranda
    paulo miranda
    Participante
    • Topicos: 71
    • Respostas: 653
    • Totais: 724
    • Membro Prata
    • ★★

Zé Pedro,

Eu costumo colocar meio jornal e de seguida coloco 3 colheres de turfa em cima para depois passar a pente fino com um pau de espetada de um lado para outro, e vice versa…. Só depois certificar que não vejo nenhum ovo é que retiro e coloco de novo mais 3 colheres de turfa “atenção” a turfa convém estar mais ou menos húmida para se ver melhor os ovos, senão estiver, borrifas um pouco ela até teres a certeza da mesma……

Espero ter ajudado…. 😉

Aquele abraço,

José Pedro Fortunato
    Fortunato
    Participante
    • Membro Bronze

Zé Pedro,

Eu costumo colocar meio jornal e de seguida coloco 3 colheres de turfa em cima para depois passar a pente fino com um pau de espetada de um lado para outro, e vice versa…. Só depois certificar que não vejo nenhum ovo é que retiro e coloco de novo mais 3 colheres de turfa “atenção” a turfa convém estar mais ou menos húmida para se ver melhor os ovos, senão estiver, borrifas um pouco ela até teres a certeza da mesma……

Espero ter ajudado…. 😉

Aquele abraço,

Miranda, isso era o que eu queria evitar, mas estou a ver que não tenho outra solução.

Ricardo Nuno Silva Cardoso Santos
    Ricardo Santos
    Participante
    • Topicos: 14
    • Respostas: 231
    • Totais: 245
    • Membro Bronze

Zé Pedro

Há uns anos atrás falava-se de um método em tudo semelhante ao descrito pelo Rúben, mas o meio de postura não era turfa… era areia siliciosa, se não estou em erro. No final agitava-se a água e os ovos mais leves ficavam mais tempo a flutuar, caindo a areia no fundo.

Não me recordo quem usava este método… mas dizia que dava bons resultados. Resta saber se conseguimos fazer com que os peixes desovem na areia.

Abraço,

Ricardo

José Pedro Fortunato
    Fortunato
    Participante
    • Membro Bronze

Zé Pedro

Há uns anos atrás falava-se de um método em tudo semelhante ao descrito pelo Rúben, mas o meio de postura não era turfa… era areia siliciosa, se não estou em erro. No final agitava-se a água e os ovos mais leves ficavam mais tempo a flutuar, caindo a areia no fundo.

Não me recordo quem usava este método… mas dizia que dava bons resultados. Resta saber se conseguimos fazer com que os peixes desovem na areia.

Abraço,

Ricardo

A areia não provocará danos nos peixes?
    Quanto a ver se eles depositam lá os ovos ou não é tudo uma questão de se tentar.
    Inclusivamente li também de outro método que seria colocar pedaços pequenos de lã em vez da turfa.
    Li inclusivamente que este método era útil na desova dos Simp. parallelus, mas que nem todas as espécies de SAA aceitavam facilmente esta substituição.
    Na lã é efectivamente muito mais fácil de encontrar os ovos e muito mais limpo.
    É uma questão de experimentar.

No entanto o da areia siliciosa, deixa-me um bocado renitente.

nelsonfpm
    Participante
    • Topicos: 60
    • Respostas: 261
    • Totais: 321
    • Membro Bronze

Boas,

Eu já experimentei usar areia da sílica como substrato de desova em austrolebias por ter lido que com essa areia seria mais fácil de separar os ovos como Ricardo disse.
    Não notei qualquer dano nos peixes, mas também reparei que eles não insistiam muito para “furar” a areia para por os ovos.
    Depois de algumas horas à procura de ovos quer pelo método que o Ricardo disse quer pelo do Paulo (bastante complicado pela areia ser clara) não encontrei nenhum ovo acabando por usar a areia para outro fim.
    Esta semana vou experimentar o método que o Ruben já falou.

Cumprimentos,
    Nelson Meneses

José Pedro Fortunato
    Fortunato
    Participante
    • Membro Bronze

A areia de silica deverá ter uma granulometria inferior aos ovos, pelo que encontrando uma peneira mais fina, é capaz de se conseguir separar facilmente os ovos, peneirando.
    vou testar o método da lã. Pode ser que sim.

Ricardo Alexandre da Silva António
    Ricardo António
    Participante
    • Topicos: 124
    • Respostas: 927
    • Totais: 1051
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá Zé Pedro

O ano passado experimentei usar lã como substracto de desova e Austrolebias viarius….

o número de ovos recolhido era significativamente inferior ao normal da espécie e infelizmente nenhum desses ovos chegou a eclodir pois nunca mostraram sinais de desenvolvimento mesmo após cerca de 12 meses de incubação pelo que acabei por os usar como alimento…

Espero que tenhas melhores resultados que eu!!

Abraço

Frederico André Gonçalves Feitor
    Frederico Feitor
    Administrador

Boas..

Eu simplesmente espremo a turfa ate ficar bem solta.. em turfas com alguma humidade acho complicado ver.. estando mais seca fica mais solta e os ovos tambem se vêm melhor (mais brilhantes).

No fim volto a humedecer a turfa..

Abraço

António Castro
    Castrokillies
    Participante
    • Topicos: 15
    • Respostas: 484
    • Totais: 499
    • Membro Prata
    • ★★

Ora vivam.
    Ricardo, pretendes dizer que, ao fim de 12 meses, os ovos se encontravam brilhantes, como se fossem ovos acabados de recolher ou estes encontravam-se com aquela cor branca, leitosa,
    de ovos não fecundados?
    Cps
    A. Castro

Olá Zé Pedro

O ano passado experimentei usar lã como substracto de desova e Austrolebias viarius….

o número de ovos recolhido era significativamente inferior ao normal da espécie e infelizmente nenhum desses ovos chegou a eclodir pois nunca mostraram sinais de desenvolvimento mesmo após cerca de 12 meses de incubação pelo que acabei por os usar como alimento…

Espero que tenhas melhores resultados que eu!!

Abraço

A visualizar 13 artigos - de 1 a 13 (de um total de 13)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0