A visualizar 12 artigos - de 1 a 12 (de um total de 12)

Home Forum APK Killifilia Manutenção Ovos de artémia

  • Autor
    Artigos
  • #217800

    nelsonfpm
    Participante
    • Topicos: 60
    • Respostas: 261
    • Totais: 321
    • Membro Bronze

    Boas,

    Hoje, numa pequena saída em busca de alimento vivo, encontrei o que acredito serem ovos de artémia. Estavam num tanque anteriormente utilizado para salinas, encostados num canto pelo vento.

    [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=6fnYnP4721A&feature=youtu.be[/youtube]

    Os ovos parecem-me mais pequenos do que os que tenho comprado. Será que é mesmo artémia?

    artmia.jpg

    Recolhi um bocado, mas agora não sei o que fazer com eles. Já me disseram que eles têm de passar por uma diapausa, de quanto tempo é? Como é que os posso secar?

    Cumprimentos,
    Nelson Meneses

    #235269

    Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

    Viva,

    Sim, parecem ovos de artémia – em tempos havia pessoal em Portugal que os apanhava, na zona marginal das salinas, eu próprio o cheguei a fazer, embora seja complicado remover todo o lixo associado. As companhias comerciais têm máquinas especiais só para isso.

    Atenção que, tal como os killies, os ovos precisam de algum tempo de incubação. Deves primeiro arregurar que estão muito bem secos, depois dar-lhes um periodo à temperatura ambiente, talvez uns dois ou três meses, finalmente poderás guardar “ad infinitum” no congelador.

    Miguel

    #235270
    Ricardo Nuno Silva Cardoso Santos
    Ricardo Santos
    Participante
    • Topicos: 14
    • Respostas: 231
    • Totais: 245
    • Membro Bronze

    Boas Nélson!

    Estou a ver que tenho de te fazer uma visita… onde há ovos há artémia! 🙂 Será que finalmente descobriste o El Dorado na Figueira? 🙂

    Abraço,

    Ricardo

    #235271

    nelsonfpm
    Participante
    • Topicos: 60
    • Respostas: 261
    • Totais: 321
    • Membro Bronze

    Boas,

    Depois de escolhidos e de bem secos, deu cerca de 50g. Mas começo a duvidar se serão mesmo ovos de artémia, acho os demasiado pequenos e comparando com os que tenho comprado parem muito mais leves. Mais logo coloco uma foto para mostrar.

    Ricardo, se forem mesmo ovos de artémia, tem de haver a artémia adulta, mas os flamingos que lá param devem comer a maioria dela.

    Nelson Meneses

    #235272

    nelsonfpm
    Participante
    • Topicos: 60
    • Respostas: 261
    • Totais: 321
    • Membro Bronze

    Boas,

    Na foto, os ovos que estão à esquerda são os comprados, à direita está o que apanhei.
    dsc0108ec.jpg

    Abraço,
    Nelson Meneses

    #235273
    Ricardo Nuno Silva Cardoso Santos
    Ricardo Santos
    Participante
    • Topicos: 14
    • Respostas: 231
    • Totais: 245
    • Membro Bronze

    Viva Nélson

    Vou atirar para “cima da mesa” uma hipótese muito rebuscada…  😛

    Em 2005 quando estive em Bilbau na Convenção da KT eles vendiam uns ovos de Artemia persimilis (ou algo assim) que eram bastante mais pequenos que os da artémia normal. Lembro-me que a taxa de eclosão era elevada e a artémia era tão pequena que podia ser dada a todos os alevins, mesmo os que só comiam microvermes. Seria uma sorte imensa que fosse dessa que estás a apanhar… se calhar só mesmo experimentando para ver o que é que isso dá. 🙂

    Tenho de te fazer uma visita quando o tempo estiver melhor… os meus putos estão fartos de pedir para ir ver os flamingos! Qual a melhor hora para os ver?

    Abraço,

    Ricardo

    #235274
    José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 50
    • Respostas: 873
    • Totais: 923
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Vamos esperar para ver, mas parece ser de artémia.
    E artémia adulta vê se muita?
    Um abraço

    #235275

    nelsonfpm
    Participante
    • Topicos: 60
    • Respostas: 261
    • Totais: 321
    • Membro Bronze

    Boas,

    Este fim de semana apanhei mais uns “supostos” ovos de artémia e queria saber a vossa opinião de como os secar. Nos outros utilizei um desidratador de alimentos que os secou em cerca de 2 dias a uma temperatura de 35º. Será uma temperatura muito elevada ou uma secagem muito rápida?

    Artémia adulta não vi, o que vi mais foram escaravelhos-aquáticos, mas o tanque é muito grande e para ir ao meio só de botas até à cintura…

    Ricardo, os flamingos agora deixaram de aparecer, penso que por causa do tempo que tem havido, mas podes aparecer na mesma, nem que seja para levar uns ovos destes  😉

    Abraço,
    Nelson Meneses

    #235276

    nelsonfpm
    Participante
    • Topicos: 60
    • Respostas: 261
    • Totais: 321
    • Membro Bronze

    Boas

    1 ano depois de ter apanhado os ovos, e depois de várias tentativas para os eclodir, ainda não tive resultados.
    Cheguei a pensar que eram apenas o córion dos ovos, mas já consegui observa-los ao microscópio e os ovos parecem-me intactos.

    Esta semana voltei a encontrar ovos enquanto procurava alimento vivo, mas ao contrario do ano passado encontrei milhares de minúsculas dáfnias e penso que ostracodes. Sendo assim, os ovos não devem ser da artémia mas sim das dáfnias e dos ostracodes, visto que estes também podem produzir ovos de resistência.
    12951268893_68f4480c1c_o.jpg

    Ao pesquisar como se eclodem estes ovos, vi que se podia fazer um banho de hipoclorito de sódio, como se faz para descapsular ovos de artémia, para facilitar a eclosão dos ovos. Vou fazer essa experiência e depois coloco aqui os resultados.

    Cumprimentos,
    Nelson Meneses

    #235277

    Nuno Janardo
    Participante
    • Topicos: 10
    • Respostas: 67
    • Totais: 77
    • Membro Bronze

    Nelson, em que zona da Figueira da Foz capturaste esses ovos e a comida viva? É que este Verão passado estive aí e dei com talhões das salinas onde havia artémia adulta com relativa abundância, inclusivé cheguei a mostrar o local ao Ricardo e também gostaria de to mostrar para que pudesses usufruir dele 🙂

    Ricardo, os flamingos tanto quanto sei aparecem mais pelos fins da Primavera/ inicio do Verão e ficam por lá o ano todo, costumo vê-los nas salinas ou tanques de viveiro abandonados ao pé da Controlauto na nacional que liga a Cova aos Armazéns de Lavos 🙂

    #235278

    nelsonfpm
    Participante
    • Topicos: 60
    • Respostas: 261
    • Totais: 321
    • Membro Bronze

    Viva,

    Nuno, já fica para os lados de Lavos perto das comportas do rio Pranto.

    Abraço
    Nelson Meneses

    #235279

    Nuno Janardo
    Participante
    • Topicos: 10
    • Respostas: 67
    • Totais: 77
    • Membro Bronze

    Ah ok, isso já é mesmo água salobra, é provável que alguma dáfnia ou ostracode resistente a alguma salinidade viva aí.
    Onde eu encontro artémia adulta e nesta altura talvez possas encontrar os seus ovos, é nos talhões do Ecomuseu do Sal nos Armazéns de Lavos, quando estiver aí eu posso indicar-te quais são em concreto os talhões que eu e o Ricardo vimos este Agosto passado 🙂

    Abraço
    Nuno

A visualizar 12 artigos - de 1 a 12 (de um total de 12)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0