- This topic has 28 respostas, 8 utilizadores, and was last updated Há 10 years, 2 months by
miguel sequeira.
Home › Forum APK › Killifilia › Iniciação › Ovos de Aphyosemion bualanum ”Makenene” CLL 03/12
-
AutorArtigos
-
18/12/2015 às 23:14 #240263
Boas
Por acaso não sei onde se pode arranjar arroz com casca, o que eu uso vem directamente do campo.
Se quiseres eu envio te algum e um pedaço de musgo de Java.Abraço
19/12/2015 às 01:11 #240264Boas!
Hoje tive uma grande surpresa, os ovos eclodiram antes do tempo esperado!
Passei os alevins para um novo recipiente (que está a boiar no aquário), como não tenho bagos de arroz com casca nem musgo de java, usei apenas duas gotas de água verde (espero que tenha alguns infusórios). Neste momento já iniciei o processo de eclosão de artémia.
nelsonfpm obrigado pelas dicas e se possível agradecia o envio de alguns bagos de arroz e de um bocado de musgo de Java.
20/12/2015 às 18:39 #240265Viva!
Os alevins continuam saudáveis!
Hoje logo de manhã fiz uma pequena limpeza e TPA (gota a gota com água de um dos outros aquários) e dei-lhes pela primeira vez artémia, agora á tarde voltei a repetir a dose(limpeza, TPA e artémia).
Quantas vezes por dia costumam alimentar os alevins?
20/12/2015 às 19:42 #240266Viva Miguel
Quantas mais vezes melhor. Se puderes alimentar 3 vezes por dia seria excelente. Eu raramente consigo alimentar 2 vezes.
Tens que ter em atenção que a artémia que não for comida vai morrer e assim poluir a água. Logo há que ter muito cuidado com a quantidade.
Uma coisa que ainda aqui não foi falada foi o uso de caracóis, podes colocar alguns na caixa que para além de limparem os restos (comida ou mesmo alevins mortos) também ajudam na produção de infusórios. Eu costumo usar planorbis.Abraço
Cristiano
20/12/2015 às 20:34 #240267Obrigado pelas dicas José Cristiano!
O Luis Oliveira também me falou dos caracóis, são os próximos seres a adquirir!
Como ainda não tenho caracóis tenho sinfonado o fundo e feito pequenas TPA´s.
24/12/2015 às 14:11 #240268Os alevins já estão acompanhados, chegou a equipa de limpeza – planorbis, enviados pelo membro nelsonfpm, que junto me enviou algum musgo de java e bagos de arroz com casca. Mais uma vez deixo aqui o meu agradecimento ao Nelson, que tem sido sem dúvida uma grande ajuda!
Obrigado!
26/12/2015 às 20:49 #240269Boas!
Coloquei planorbis, em todos os aquários! Eles não comem os ovos?
28/12/2015 às 11:46 #240270Olá Miguel,
Eu não coloco caracois nos aquários dos adultos. Como não uso substrato na grande maioria dos aquários, não preciso tanto da equipa de limpeza. A aspiração do fundo é suficiente.
Já nos aquários de alevins é fundamrntal, sobretudo por comerem os restos de artémia.
Nas caixas onde tenho os ovos para eclodir também não coloco nada, para tentar manter a água o mais limpa posivel. Excepção para uma pequena folha seca de carvalho, como viste em minha casa.
Por estes motivos, não serei a pessoa indicada para te dizer se os caracois comem ou não os ovos. Acredito que dependerá muito da espécie. Talvez alguém mais conhecedor do assunto te possa ajudar.
Um abraço,
Luis Oliveira
06/01/2016 às 01:14 #240271Olá Luis!
Pelo que tenho visto os planorbis não comem os ovos, todos os dias tenho retirado ovos dos mop's. 😀 A não ser que comam alguns.
Abraço
06/01/2016 às 10:30 #240272Ola Miguel,
Isso é uma excelente noticia. Não em relação aos caracois, mas ao facto de estares a tirar ovos todos os dias. Sinal de como os teus peixes estão a ser bem tratados. Assim até dá gosto.
No sábado pomos a conversa em dia.
Abraço,
Ĺuis Oliveira
03/02/2016 às 12:46 #240273Olá Miguel,
Não temos conversado. Como está o desenvolvimento destes ovos?
Já há alevins a nadar alegremente?Abraço,
Ĺuis Oliveira
05/02/2016 às 23:37 #240274Olá Luis,
Perdi alguns :(.
Neste momento tenho 6 alevinos, já com algum tamanho a nadar alegremente! Agora é esperar que cresçam! Pelo que investiguei esta espécie demora algum tempo até atingir a maturidade (cerca de 8 meses), não é assim?Grande abraço
06/02/2016 às 12:43 #240275Boas,
Eu não me lembro do número de ovos, mas manter seis alevins é muito bom.
Sim, é verdade. Atingem a maturidade entre os oito a nove meses. Mas o dimorfismo sexual seja evidente muito mais cedo.
Abraço
Luís Oliveira
08/02/2016 às 00:39 #240276Eram 12 alevinos!
Perdi 4 deles por culpa minha 🙁 (na altura fiquei mesmo chateado) >:( , descuidei-me e entornei alguma da água do recipiente onde eles estavam e eles caíram para dentro do aquário dos striatum acabando por serem comidos, foi uma desgraça, os outros 2 desapareceram de um dia para o outro (nunca percebi o que aconteceu, também já me aconteceu com alguns alevinos de rectogoense). Espero conseguir levar estes 6 até adultos e conseguir a reprodução! Vamos lá ver…
Abraço
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.