A visualizar 6 artigos - de 1 a 6 (de um total de 6)

Home Forum APK Killifilia Reprodução Ovos de Anablepsoides (Riv) derhami "Tingo Maria" PCCC 11/1

• Autor
    Artigos
    João Brandão
    João Brandão
    Administrador

Olá pessoal,

Hoje deparei-me com mais um acontecimento inexplicável à luz dos meus modestos conhecimentos sobre Kilies. Então é assim: desde que adquiri a espécie na nossa convenção em Out 2015 que tenho recolhidos uns ovos da espécie sendo que ao fim de algum tempo (tipo 3 semanas) vou tirando uns alevins.
    Com a diminuição da temperatura ambiente ao longo do tempo verifiquei que o tempo de diapausa aumentou e em Dez deixei de recolher ovos pois não tenho aquecimento nos aquários nem no local aonde coloco os ovos. No entanto fiquei com 3 ovos numa caixa de petri em agua.
    Passadas as “normais” 3 semanas verifico que os ovos estão férteis e não há fungos (alias nunca me fungou um ovo desta espécie) e por isso decido mante-los. O tempo foi passando e alevins nada mas os ovos continuaram com bom aspeto pelo que decido mante-los a ver no que dá.
    Ontem, finalmente, para minha surpresa, verifico que de um dos ovos tinha eclodido um alevim… ao fim de 3 meses!!!! e os outros 2 ovos lá continuam a espera de melhores dias (penso eu).

Será por serem rivulos? Qual a explicação?

Obrigado,

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Olá João.

Temperaturas mais baixas prolongam o tempo de incubação. A minha dúvida é onde fica a barreira entre a morte dos ovos e o atraso na eclosão.

A mim já me tem sucedido com muita frequência. Tanto nos Rivulus como nos Aphyosemion. Por muito mais tempo do que as duas a três semanas, ultrapassando o mês e meio à vontade.

A questão é que mal eu vejo o desenvolvimento embrionário completo, opto por levar os ovos a passear e geralmente a eclosão dá-se rapidamente.

Agora a explicação científica não a sei dar, tanto mais que a temperatura no meu caso é sempre estável.

Um abraço.

Luís Oliveira

João Brandão
    João Brandão
    Administrador

Olá Luis,

Obrigado pelos teus comentários. Eu também adoto a estratégia de andar com os ovos no bolso e fi-lo neste caso mas sem sucesso. Fiz até outras tentativas tais como colocar a caixa de petri na saída de ar do portátil (para aquecer a agua) mas todas elas sem sucesso.

Com o passar do tempo fui-me desligando deles e até considerei deita-los fora mas como me pareciam viáveis acabei por mante-los.

Vamos ver quando é que os restantes ovos eclodem…

Abraço,

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

Brandão

Com esta espécie isso é normal. Comigo eles levavam uns dois meses a eclodir e morriam logo a seguir. O metodo para não sermos vencidos é tê-los à temperatura adequada em turfa humida durante umas três semanas e fazê-los eclodir.

Abraço
    Paulo José

João Brandão
    João Brandão
    Administrador

Bom dia amigos,

Ainda em relação aos A. derhami existe alguma maneira para determinar o sexo em exemplares jovens tirando obviamente a coloração que ainda não é visível ou completamente distinta?

E já agora, existe algum problema em juntar no mesmo aquario vários casais? Tenho lido que os machos podem ser agressivos com entre eles.

Abraço,
    João

José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 48
    • Respostas: 854
    • Totais: 902
    • Membro Ouro
    • ★★★

Mesmo com a luz a incindir?
    tens de ter paciência. Um abraço amigo
    mete plantas para quebrar o visão.

A visualizar 6 artigos - de 1 a 6 (de um total de 6)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0