- This topic has 5 respostas, 4 utilizadores, and was last updated Há 8 years, 6 months by José Azevedo.
Home › Forum APK › Killifilia › Reprodução › Ovos de Anablepsoides (Riv) derhami "Tingo Maria" PCCC 11/1
-
AutorArtigos
-
02/03/2016 às 15:29 #218669
Olá pessoal,
Hoje deparei-me com mais um acontecimento inexplicável à luz dos meus modestos conhecimentos sobre Kilies. Então é assim: desde que adquiri a espécie na nossa convenção em Out 2015 que tenho recolhidos uns ovos da espécie sendo que ao fim de algum tempo (tipo 3 semanas) vou tirando uns alevins.
Com a diminuição da temperatura ambiente ao longo do tempo verifiquei que o tempo de diapausa aumentou e em Dez deixei de recolher ovos pois não tenho aquecimento nos aquários nem no local aonde coloco os ovos. No entanto fiquei com 3 ovos numa caixa de petri em agua.
Passadas as “normais” 3 semanas verifico que os ovos estão férteis e não há fungos (alias nunca me fungou um ovo desta espécie) e por isso decido mante-los. O tempo foi passando e alevins nada mas os ovos continuaram com bom aspeto pelo que decido mante-los a ver no que dá.
Ontem, finalmente, para minha surpresa, verifico que de um dos ovos tinha eclodido um alevim… ao fim de 3 meses!!!! e os outros 2 ovos lá continuam a espera de melhores dias (penso eu).Será por serem rivulos? Qual a explicação?
Obrigado,
02/03/2016 às 15:50 #240537Olá João.
Temperaturas mais baixas prolongam o tempo de incubação. A minha dúvida é onde fica a barreira entre a morte dos ovos e o atraso na eclosão.
A mim já me tem sucedido com muita frequência. Tanto nos Rivulus como nos Aphyosemion. Por muito mais tempo do que as duas a três semanas, ultrapassando o mês e meio à vontade.
A questão é que mal eu vejo o desenvolvimento embrionário completo, opto por levar os ovos a passear e geralmente a eclosão dá-se rapidamente.
Agora a explicação científica não a sei dar, tanto mais que a temperatura no meu caso é sempre estável.
Um abraço.
Luís Oliveira
03/03/2016 às 09:53 #240538Olá Luis,
Obrigado pelos teus comentários. Eu também adoto a estratégia de andar com os ovos no bolso e fi-lo neste caso mas sem sucesso. Fiz até outras tentativas tais como colocar a caixa de petri na saída de ar do portátil (para aquecer a agua) mas todas elas sem sucesso.
Com o passar do tempo fui-me desligando deles e até considerei deita-los fora mas como me pareciam viáveis acabei por mante-los.
Vamos ver quando é que os restantes ovos eclodem…
Abraço,
03/03/2016 às 12:28 #240539Brandão
Com esta espécie isso é normal. Comigo eles levavam uns dois meses a eclodir e morriam logo a seguir. O metodo para não sermos vencidos é tê-los à temperatura adequada em turfa humida durante umas três semanas e fazê-los eclodir.
Abraço
Paulo José09/06/2016 às 11:20 #240540Bom dia amigos,
Ainda em relação aos A. derhami existe alguma maneira para determinar o sexo em exemplares jovens tirando obviamente a coloração que ainda não é visível ou completamente distinta?
E já agora, existe algum problema em juntar no mesmo aquario vários casais? Tenho lido que os machos podem ser agressivos com entre eles.
Abraço,
João09/06/2016 às 13:47 #240541Mesmo com a luz a incindir?
tens de ter paciência. Um abraço amigo
mete plantas para quebrar o visão. -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.