Ricardo FonsecaParticipante
- Topicos: 18
- Respostas: 159
- Totais: 177
Membro Bronze
- ★
![]()
Chamo-me Ricardo Fonseca e como não descobri nenhum local específico para em apresentar, faço-o aqui. Alguns de vós já me conhecem destas andanças sendo que sou um aquariofilista mais orientado para os ciclídeos (sendo sócio da APC e membro da Direcção daquela Associação). Tenho 34 anos e 16 de aquariofilista e de killies só percebo que não percebo nada. Mantive, em tempo e sem sucesso nenhum, Fundulopanchax gardneri “nsuka” e mantenho, hoje, ainda sem criações, Jordanella floridae.
O meu fascínio, não vou mentir, são os ciclídeos… contudo como uma pessoa anda sempre a aprender, cá estou eu…
Acabo de oficializar a minha inscrição na APK fazendo o pagamento da cota de 2009… por isso, agora aturem-me! ;D
Já agora, juntando beleza e facilidade, que géneros/espécies serão os mais indicados para um azelha como eu?!

Vasco GomesParticipante
- Topicos: 106
- Respostas: 693
- Totais: 799
Membro Ouro
- ★★★
![]()
Olá Ricardo.
Benvindo à APK, à killifilia e ao nosso fórum. Sendo verdade que a nossa associação fica mais “rica” com cada novo sócio, por muito inexperiente que seja, mais ainda tem a ganhar com um aquariofilista experiente como tu.
Relativamente ao teu passado …, enfim, ahhh, algo preocupante ;D, passa a ser nossa missão pôr a luz à tua frente, que é como quem diz, uns killies :D.
Quanto a géneros/espécies mais adequadas ao teu caso específico, tendo em conta o teu fishroom sumptuoso e que estás habituado a peixes comilões, eu era capaz de apostar em espécies do género Fundulopanchax, sobretudo as de maior porte. Começar com umas mais fáceis do tipo F. gardneri e F. nigerianus para, após algum sucesso, passares às pérolas gigantes: F. fallax, F. deltaensis, F. amieti e, por fim, F. sjoestedti. Vai à galeria de imagens do site e tens lá fotografias de todas estas espécies.
Para terminar, espero que a APK consiga corresponder às tuas expectativas.
Um abraço

Alberto ReisModerador
- Topicos: 243
- Respostas: 825
- Totais: 1068
Membro Ouro
- ★★★
![]()
Pois é Ricardo:
Bem-vindo ao clube…Já tivemos ocasião de conversar na Batalha. É uma honra ter-te como sócio. E desde já me disponibilizo para te oferecer os tais peixes do Grupo Gardneri do tipo comilões e brutos ;). Só não me responsabilizo pelos efeitos secundários que estes peixes têm sobre aqueles que os criam…perfeitamente viciantes ;D. Lá terás de aumentar a fishroom ou diminuir ciclídeos ;).
Um abraço com amizade
Alberto

Ricardo AntónioParticipante
- Topicos: 124
- Respostas: 927
- Totais: 1051
Membro Ouro
- ★★★
![]()
Oi Ricardo
Fico contente de toda a minha conversa durante o almoço de domingo não ter ido por água abaixo…
Berm vindo a esta família….
se puder ajudar em alguma coisa dispõe….
abraço
Ricardo António