- This topic has 18 respostas, 8 utilizadores, and was last updated Há 9 years, 10 months by
Paulo José Alves.
Home › Forum APK › Killifilia › Iniciação › Novo nestas andanças….
-
AutorArtigos
-
01/05/2016 às 20:15 #218706
Boa noite a todos,
Tenho peixes desde que me lembro, pois o meu pai também tinha 1 aquario com guppys e espadas á muitos anos, que foi ficando para eu tomar conta com o passar dos anos, já tive quase de tudo (ciclideos,Discos,guppys,Aquarios plantados e mais algumas coisas) mas sempre sem muito stress só para manter o gosto pela aquarofilia, a minha ultima aquisição tinha sido 2 aquarios plantados de 30L onde tenho num endlers e no outro rasboras brigitae, como mudei de casa e não teina muito espaço e tempo optei por estes nanos que ficam muito giros.
Mas 1 dia fui á fil á fil pet , porque gosto de animais e fui só por curiosidade sem nenhuma ideia em mente, mas…foi lá que me deparei com 1 mini stand da APK, que já tinha visto também em Santarém, depois de uma pequena conversa com o sr, Vitor Vieira me despertou o bichinho sobre os killis, vi o que pude na net, fui a 1 encontra da APK em monsanto, mas sempre a tentar aprender algo sobre estes magnificos peixes.
Após algum tempo consegui comprar 1 casal de aphyosemion striatum, que consegui reproduzir com muita facilidade, tendo hoje 2 aquarios com cerca de 30, agora mandei vir uns ovos no ebay numa especie anual, vamos ver se vou ser enganado…(o prejuizo também é pouco).
Espero não estar a ser chato com este testamento, e gostaria de ter a ajuda de quem me quiser e poder ajudar em algumas duvidas que vou tendo, desde já o meu agradecimeto ao sr Vitor Vieira que me despertou a curiosidade para a killifilia.02/05/2016 às 10:32 #240810Olá Carlos.
Não há nada a agradecer da sua parte e muito menos de pedir desculpa!
Gostamos de falar sobre killis e sempre que nos procuram com dúvidas tentamos na medida das nossas possibilidades esclarece-las muitas vezes com base nas nossas experiências pessoais.
Deste modo poderá haver diversas opiniões sobre o mesmo assunto mas essa variedade só contribui para o engrandecimento deste hobby!Assim Carlos sê bem vindo e pergunta, pergunta e pergunta pois haverá sempre alguém que te poderá responder. Por mais insignificante ou “parva” que as nossas dúvidas aparentem ser ajudarão sempre mais alguém ou relembraram “aquele pormenor” já esquecido!
Não precisarás de comprar peixes pois uma das muitas coisas que nos orgulhamos é a de distribuirmos gratuitamente entre sócios os nossos peixes que só por si é garantia de que a pureza das espécies é assegurada. Dinheiro aqui é só para pagar a quota anual, comprar muito mais barato algum artigo da cooperativa, café ou cerveja!
Obrigado pelas tuas palavras e por te lembrares do meu nome mas s.f.f. tira o “sr.”
Um abraço,
02/05/2016 às 19:21 #240811Olá Carlos,
Bem vindo a este fórum e bem vindo ao mundo da killifilia.
A resposta do Vítor contextualiza já toda a essência da APK e deste fórum.
A vontade de informar e ajudar deve estar presente entre todos os sócios, assim como a partilha de excedentes das suas criações. São este princípios que nos têm ajudado a crescer.Por isso, tal como o Vítor, também eu digo, pergunte , pergunte muito e se puder apareça nas nossas reuniões, mesmo não sendo sócio será sempre bem vindo.
Cumprimentos,
Luís Oliveira
02/05/2016 às 20:09 #240812Boa noite,
Obrigado aos 2 pelas vossas respostas…:)
Vou então perguntar….os ovos que adquiri são de nothobranchius kilomberoensis ifakara, e não encontro muita informação sobre eles, ou pouco que li, é que é relativamente facil, por isso optei e porque são lindissimos,será que me podia dizer algo sobre eles?
Mais uma vez obrigado
Já agora o proximo encontro é dia 14? e em monsanto?Abraço
13/05/2016 às 15:09 #240813Olá Carlos
Amanhã a partir das 11 horas estaremos em Monsanto se estiver bom tempo nas mesas cá fora se estiver a chover estaremos dentro do edifício é só aparecer.
Local : Espaço Monsanto (Parque ecológico de Monsanto)
GPS » N 38º 44' 23,01'' , W 9º 11' 9,63''
Abraço
Francisco Redondo
13/05/2016 às 18:53 #240814Obrigado, pela informação, seria pedir muito alguém me ” arranjar” uma espécie anual que fosse ralativamente fácil?
13/05/2016 às 21:23 #240815Boas
Reparei agora que o amigo Carlos é meu vizinho, estou á disposição para o receber na minha fishroom e mostrar o resto da minha coleção de killis.
um abraço13/05/2016 às 22:36 #240816Olá Carlos Costa!
Boa noite,
Obrigado aos 2 pelas vossas respostas…:)
Vou então perguntar….os ovos que adquiri são de nothobranchius kilomberoensis ifakara, e não encontro muita informação sobre eles, ou pouco que li, é que é relativamente facil, por isso optei e porque são lindissimos,será que me podia dizer algo sobre eles?Os N. kilomberoensis são “relativamente fáceis” para killiófilos que tenham alguma experiência com anuais. Para alguém que não tenha essa experiência, podem ser assombrosamente difíceis, tal como a esmagadora maioria dos anuais. Os anuais são péssimos peixes para se começar.
Posto isto, as linhas gerais de manutenção de Nothobranchius são: 1. água acima de 25º C; 2. alimentação à base de comida viva na fase adulta e exclusiva com comida viva enquanto forem alevins ou juvenis; 3. tpa's regulares com água igual ao aquário onde os mantém (temperatura incluída).
Se colocar em prática estes 3 procedimentos vai no bom caminho. Qualquer dúvida vá perguntando que estamos cá para ajudar!
Abraço!
13/05/2016 às 23:19 #240817Obrigado pela resposta, ainda espero pelos ovos que mandei vir pelo eBay, estou á espera de dificuldades e isso também faz parte. Em relação ao convite do sr. Joaquim gostava muito de ver o seu fishroom, pois só tenho visto fotos. Já agora que diz que somos vizinhos onde vive? Eu em St Marta, Corroios. E muito obrigado pelo convite, e quando poderiamos combinar para ver a sua fishroom?
17/05/2016 às 17:17 #240818ola Carlos
vou muitas vezes a S.Marta beber uns copos, agora não posso, mas podemos marcar um encontro por ali e bebermos um “chá”. Manda uma mp com o nº tm que depois combinamos.
cumprimentos
Joaquim Marques18/05/2016 às 18:20 #240819Copos em Santa Marta? Tou nessa…
Quando vamos? ;D18/05/2016 às 18:50 #240820Boas, quando quiserem….é combinar com o Sr. Joaquim e vamos, assim é sempre mais alguém para me ensinar algo sobre os killis e pagar um “Chá” 😉 8)
18/05/2016 às 20:25 #240821Eu moro mesmo em Santa Marta. Ao pé do ringue de futebol… 🙂
18/05/2016 às 21:15 #240822Eu mesmo em frente á farmacia na rua dos correios, Têm muitos peixes? e o que têm? pode se saber…
05/06/2016 às 16:09 #240823Olá.
Claro que se pode saber (e ver…) 😀
Tenho apenas killies e alguns camarões… -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.