- This topic has 27 respostas, 14 utilizadores, and was last updated Há 13 years, 5 months by
Luis Oliveira.
Home › Forum APK › Killifilia › Manutenção › Novo aquario
-
AutorArtigos
-
23/05/2011 às 21:21 #224085
Viva,
Depois de tanto tempo temo que a diferença seja indicativa de falta de trabalho.
Exige-se jardinagem o mais rápido possivel.Em nota de rodapé saliento que as pressas por vezes custam caro. Neste caso, água da torneira (imperdoavel) custou a vida a cerca de vinte Aphyosemion cyanostictum GEMHS 00/16.

Abraços,
Luis Oliveira
24/05/2011 às 17:53 #224086Olá Luís!!
O aquario está bem bonito, mas as perdas são dolorosas. :-
Se para mim saber disso é doloroso, eu imagino como deves ter ficado quando deste com isso. Ainda para mais Diapteron, que para quem nunca os criou, nem sabe o trabalho que dá, chegarem a adultos
Abraço!!
25/05/2011 às 08:43 #224087Olá Rui,
É bem verdade.
Felizmente não comprometeu minimamente a continuidade da espécie cá em casa. Também foi menos doloroso porque ainda não eram adultos, estavam a começar a sexar. Mas mesmo assim…Abraço,
Luis Oliveira
25/05/2011 às 09:46 #224088Tenho pena :'(………..Mas de qualquer forma acho que é sempre bom termos conhecimento deste tipo de situações para podermos evitár certos erros.
Aprender uns com os erros dos outros e vice versa.Abraço
Carlos Coelho25/05/2011 às 10:28 #224089Viva,
É verdade. Vamos aprendendo com os erros.
Neste caso até foi meio erro, porque embora água da torneira estava em repouso há mais de uma semana.
Só que estes meninos queriam água de garrafão com ph 5,4 e muito pouco mineralizada. Agora só levam água da chuva ou de osmose inversa e mesmo com este calor só os 21º C.Abraço,
Luis Oliveira
25/05/2011 às 10:51 #224090Ola Luis. Isso de manter a agua a 21º graus durante o verão é que me faz confusão. Instalas-te ar condicionado? Os que estiveram presentes no almoço do ano passado, em tua casa, sabem que fiquei bem “apanhado” pelos diapteron 🙂 mas so de saber que nunca iria conseguir essas temperaturas de verão, tiram-me qualquer esperança de os vir a ter ca em casa :-
Quem sabe um dia….
Haaa ja me esquecia de comentar uma coisa, ainda tenho dafnias daquelas que apanhamos nessa tarde 🙂
Abraço
Pedro Pina25/05/2011 às 11:50 #224091Olá Pedro,
Pois é, tive que dar uma prenda a mim mesmo e investir num ar condicionado. O ano passado tive que os levar para a cave da casa que é mais fresca, mas este ano já são muitos e não é prático. Acabaram por sofrer bastante já que com a temperatura elevada eu quase não lhes dava comida.
Ainda bem que manténs as dáfnias. É sinal que as estás a tratar bem e os teus peixes agradecem.
Abraços,
Luis Oliveira
25/05/2011 às 16:11 #224092Ola, Luis
Fico triste por saber o que te aconteceu, mas como tu proprio dizes ha erros que agente comete que pagamos caro por eles, mas nao vai ser nada, vais dar a volta por cima e vao te nascer muitos mais.
Força Amigoabj
Luis Pontes25/05/2011 às 17:49 #224093Olá!!
Tal como o Luís bem refere, para este tipo de Killies a temperatura da água, bem como o pH e a condutividade é bem importante. Para quem não tem possibilidades de colocar Osmose Inversa (como eu) a solução passa por água engarrafada.
A questão da temperatura é também importante, mas acho que um pouco menos. Eu também utilizo ar acondicionado na minha fishroom, e embora a temperatura não ultrapasse os 22º C, noto que uma ligeira subida de alguns dias até 24/25º C não trás males de maior.Lembro-me de alguns anos atrás numa das palestras da convenção o Henry de Bruyn referir que capturou Diapteron em locais onde a temperatura rondava os 25/26ºC. Já na sua fishroom tentou a mesma temperatura sem nunca conseguir que eles reproduzissem, apenas no intervalo entre 19/21ºC eles o faziam.
Abraço!!
P.S. Luís desculpa o aparte :-
26/05/2011 às 08:12 #224094Rui,
Concordo totalmente com o teu comentário.
Picos pontuais de temperatura mais elevada não são muito importantes. Já uma temperatura elevada por períodos longos e apesar da água estar bem oxigenada, nos meus aquários tiveram sempre maus resultados.De facto, estamos a desviarnos do tópico mas penso que esta troca de opiniões é muito importante para quem se quer iniciar nos diapterons ou mesmo nos Aphyosemions de floresta.
Abraços,
Luis Oliveira
13/11/2012 às 19:06 #224095Olá,
Esqueci-me por completo de colocar uma foto depois da jardinagem.

Neste momento já precisa de um novo arranjo. Que ficará para breve.
Abraço,
Luis Oliveira
15/11/2012 às 16:58 #224096Boas Luis,
O aquário está bonito no entanto a minha sugestão é que ates o musgo de java ao troco (em diversas partes) e que o vás podando de quando em vez de modo a ficar com um aspeto de ninho ou apenas num ponto de modo a simular a copa de uma arvore.
Os meus aquários embora pequenos tem todos substrato e são plantados sendo que a minha intenção é que a criação seja feita de modo natural e deste modo possa tb brincar com o meu outro interesse que é o aquascaping e no qual, tal como nos killies, me iniciei recentemente.
Vou tentar colocar umas fotos dos meus aquários mais tarde se não te importares que use o mesmo tópico 🙂
Abraço,
João Brandão16/11/2012 às 00:47 #224097Olá,
Será interessante que coloques fotos dos teus aquários numa perpectiva de utilização para killies. Não te esqueças que este é um forum temático, dirigido à killifilia.
Também acho que deves criar um tópico próprio, aproveitando para colocar todas as tuas dúvidas/sugestões.
Um abraço,
Luis Oliveira
Nota – este aquário não tem musgo de Java, e confesso-te que não sou apreciador desse tipo de aquários. Mas compreendo que aprecies, eu é que não consigo ver, talvez limitação minha, um ninho ou uma copa de árvore debaixo de água.
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.