- This topic has 9 respostas, 4 utilizadores, and was last updated Há 8 years, 9 months by Nuno Janardo.
Home › Forum APK › Killifilia › Reprodução › Nothobranchius rachovii "Beira 98"
-
AutorArtigos
-
27/10/2014 às 01:30 #218363
Olá a todos!
Adequiri há coisa de semana e meia um casal de Nothobranchius rachovii “Beira 98” e sendo esta a minha primeira experiência com anuais gostava de saber como os consigo induzir a reproduzir, pois já os coloquei num aquario de 12l, 2cm de altura de humus de terrário fervido num tupperware com um furo no topo para o casalinho entrar e desovar e até agora nada de atividade reprodutiva. Tenho alimentado com larva vermelha, nauplios de artémia, daphnias e microvermes. Há algum truque que lhes estimule a reprodução?
Abraço,
Nuno
27/10/2014 às 11:10 #238764Olá!
A que temperatura está a água do aquário?
O húmus de terrário contém o quê? Apenas fibra de coco ou outras coisas?
Abraço!
27/10/2014 às 16:13 #238765O aquário está à temperatura ambiente do quarto (outro aquario que tenho no mesmo quarto marca 27,2ºC).
O húmus de terrário é aquele dos tijolos que se têm de molhar para expandirem. Já o comprei faz um bom tempo, não me lembro da composição toda dele, mas sim tinha fibra de côco entre outras coisas.
31/10/2014 às 03:11 #238766Pessoal tenho boas novidades, os meus meninos já começaram a fazer a sua parte de deixar continuidade da espécie Agora só me resta uma dúvida: ao fim de quanto tempo é que mudo a turfa e quantos meses tem de estar seca? (na net encontro relatos desde 5 a 8 meses para esta espécie em concreto).
04/11/2014 às 14:14 #238767Boas!
Nuno, eu costumo deixar o pote no aquário durante 15 dias e coloco a turfa dos rachovii “Beira 98”, novamente em água aos 8 mesas… Comigo tem resultado bem.
Nota: Mantenho a turfa na cave, a uma temperatura ambiente .
Abraço
Aníbal Coelho
04/11/2014 às 18:26 #238768Boas!
Obrigado Anibal, está então na hora de trocar a turfa. Estes meninos encorpam que é um mimo (estou habituado a não anuais) em 15 dias o macho está uma bisarmazinha e a femea cresceu bastante mesmo. Já agora, numa turfa de 15 dias é espectável obter quantos ovos?
Eu irei pô-los então numa gaveta do meu quarto, a temperatura é mais estável dentro do móvel dado que não tem as flutuações termicas exteriores que o sol causa.
Abraço,
Nuno
04/11/2014 às 18:48 #238769“macho está uma bisarmazinha e a femea cresceu”
É bom sinal! É porque estão a ser bem tratados… continua assim. 🙂
Em relação ao nº de ovos, apenas poderei reportar-te a minha experiencia:
A situação mais favorável que tive, num conjunto de 3 ou 4 posturas, foi uma postura com cerca de 3 dezenas de nascimentos. No entanto só 1/3 chegou á fase adulta.
Um abraço
Aníbal Coelho12/11/2014 às 17:00 #238770Obrigado Aníbal, efetivamente com comida congelada 2x ao dia e mudas de água de 50% diárias numa caixa de 12l para um casal acho que melhor só mesmo se tivesse 100l dum aquário biótopo para eles eheheh. E eles crescem bastante bem, a fêmea inclusivé ganhou uns laivos de branco perlado nas pontas das peitorais está a ficar bastante bonita para uma fêmea (pensava que não ganhavam cores nenhumas mesmo).
Ok, então vou agrupar por diferentes lotes de crias para maximizar as ninhadas e aumentar a taxa de sobrevivencia. Daqui por 8 meses vejo os resultados 🙂
Abraço,
Nuno
12/11/2014 às 20:55 #238771Boas
A 27 graus, podes fazer a 1ª molha aos quatro meses, como tens um casal tirava as turfas todas as semanas.
Um abraço21/02/2016 às 19:25 #238772Boas,
Peço desculpa por vir desenterrar um tópico mas volvido este tempo venho a relatar a minha experiência com o casal:
– Das turfas que tirei apenas consegui fazer com que 2 gerassem crias (se calhar estiveram a temperaturas um pouco baixas para a espécie ou não tiveram um nível de humidade ótimo). Experimentei fazer molhas nos 2 meses seguintes e nada.
– Dessas duas turfas, uma tive uma taxa de “belly-sliders” de 60% o que delineou o destino da mesma, tendo só um exemplar chegado à idade adulta, o meu atual macho.
– A outra, não me produziu mais que 10 crias mas nenhuma delas me vingou mais que 3-4semanas.
Pelo que venho por aqui saber se algum dos presentes sócios me pode ajudar com os problemas que aqui tive bem como me arranjar uma fêmea para que possa dar continuidade a esta bela espécie que tanto prazer tive e tenho em manter.Cumprimentos,
Nuno
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.