- This topic has 5 respostas, 3 utilizadores, and was last updated Há 8 years, 10 months by Anibal Coelho.
Home › Forum APK › Killifilia › Reprodução › Neofundulus splendidus
-
AutorArtigos
-
08/02/2016 às 17:07 #218656
Boas.
Algum dos meus amigos sabe dizer-me, relativamente à espécie:
Neofundulus splendidus “ Lima” BFB 12/05
Qual a temperatura de manutenção mais indicada para esta espécie?
A uma temperatura ambiente, qual o tempo de diapausa para os seus ovos?Obrigado
Aníbal Coelho10/02/2016 às 13:47 #240429Anibal
Tive o N. paraguayensis que terá necessidades similares, tempo de incubação era de dois meses a temperaturas de 26-28. Na literatura geralmente fala-se de mais tempo, 4 meses ou mais. À temperatura ambiente (17 ou 18?) arriscas-te a perderes os ovos, a não incubarem por enquanto, ficam claros, ou levam imenso tempo para estarem prontos. Os Neofundulus são dos generos mais dificeis a manter mais do que duas gerações. Bonito e interessante.
Abraço
Paulo José10/02/2016 às 15:09 #240430Boas
Eu tenho ovos de N splendidus “Lima” BOF 05-12 já desde dezembro de 2013, sim 2013, a incubar a uma temperatura acima de 26ºC e continuam translúcidos, mas cada vez são menos, vão desaparecendo aos poucos…
Abraço
10/02/2016 às 17:51 #240431Viva,
Muito obrigado pelas vossas respostas.
Pois… Devia ter colocado estas questões, há 2 a 3 meses atrás, quando tirei os primeiros ovos e antes de ter perdido peixes.
Ovos – temperatura ambiente de 20 graus (entretanto vou verificar as turfas)
Peixes – temperatura ambiente de 17, 18 graus (imperdoável) :-[ :-[ :-[
“ Os Neofundulus são dos géneros mais difíceis a manter mais do que duas gerações.”
Paulo, na tua opinião, porque é que isso acontece?
“ Bonito e interessante”
Sem dúvida, concordo plenamente!
Um abraço
Aníbal Coelho12/02/2016 às 13:41 #240432Anibal
Se eu soubesse a resposta à tua pergunta recebia o premio Nobel da killifilia, se existisse tal coisa. Porque é que os ovos dos anuais desaparecem, ficam claros, têm tempos de incubação incompreensiveis, etc, são o maior misterio não resolvido desta area. Há varias teorias mas a maior parte anda à volta de condições de temperatura e humidade. Eu creio que só isso não explica o assunto. Para te dar um exemplo, os Nothobranchius furzeri, O Zé Azevedo teve-os a eclodir com dois anos e meio e o Alberto Reis com 15 dias, e são obviamente da mesma especie! Há a teoria dos ovos de longa duração como seguro que a especie tem para não desaparecer em tempo de seca e varias outras explicações como o substrato que se usa, tudo para tentar compreender qual a chave para não se perder as especies, nomeadamente os anuais sul americanos. Uma suspeita que eu tenho é que os tempos de incubação dados para as especies dificeis deste grupo é que são demasiado longos para a maior parte dos ovos e assim só poucos ou nenhuns alevins nascem. Como deixei de fazer experiências com peixes de aquario logo que começou o seculo ainda não tenho certezas, nem eu nem ninguem. Os Neofundulus, assim como os Moema, estão entre os generos mais exasperantes para manter, já nem digo a longo prazo, só a medio prazo já seria bom. Há muito que não sabemos. Os killies anuais são os peixes de aquario que mais trabalho dão, é a minha opinião. Ainda por cima bastantes das especies desse grupo são nada faceis de manter geração após geração, são o grupo mais complicado de o fazer, especificamente os anuais sul americanos.
14/02/2016 às 15:58 #240433Olá Paulo,
Aqui está um tipo de resposta que faz falta a este fórum! Estas poucas linhas têm mais informação do que muitos artigos completos. 🙂 Eu desconhecia completamente a existência da dificuldade de que falas relativamente à manutenção a médio/longo prazo das espécies anuais, em especial das sul americanas. No meu caso particular, penso que isso pode explicar o facto de, ao fim de 3 ou 4 gerações, ter perdido inexplicavelmente as aparentemente fáceis de manter “Austrolebias nigripinnis “Ruta 45 3km Rio Paranacito” ARG-APKP 11-03”, que mantive inicialmente com tanto afinco e algum êxito.
Mais uma vez obrigado pela tua resposta.
Um abraço
Aníbal Coelho -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.