A visualizar 8 artigos - de 1 a 8 (de um total de 8)

Home Forum APK Killifilia Killies Não colocar os ovos todos no mesmo cesto…

  • Autor
    Artigos
  • #218949
    José Cristiano
    José Cristiano
    Administrador
    • ★★

    Olá

    Para ovos muito teimosos de nascer adotei o sistema de os manter separados uns dos outros para evitar que propaguem fungos uns aos outros. Com os alevins completamente formados (ovo todo negro) já usei o sistema de andar a passear com eles no bolso, já  experimentei coloca-los num pequeno frasco com uma ligeira aeração que os fizesse mover (dica do José Azevedo), e mesmo as mudanças de água não os estimulam a nascer.

    Comprei assim uns copos de “Shot” de 3cl onde coloco cada ovo e assim vou monitorizando os nascimentos:

    Coloco-os noutro recipiente para que não apanhem lixo e para que fiquem bem identificados:

    Também é sempre bom usar uma pipeta limpa para evitar propagação de fungalhada no manuseio dos ovos  ;):

    Como demoram muito tempo a eclodir por vezes passo os ovos para outros copos com água limpa o que com este sistema não demora muito tempo.

    Cumprimentos

    José Cristiano

    #242297
    José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 46
    • Respostas: 841
    • Totais: 887
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Cristiano eles andam mesmo aos trambolhões dentro do tal frasquinho. E nascem.
    Mas se esse método resulta contigo é bom.
    Um abraço amigo

    #242298
    Aníbal Cardoso Gomes Coelho
    Anibal Coelho
    Participante
    • Topicos: 24
    • Respostas: 422
    • Totais: 446
    • Membro Bronze

    Olá
    São pormenores como este que revelam todo o cuidado e dedicação que tens dedicado à killifilia… Parabéns! 😉
    Um abraço
    Aníbal Coelho

    #242299
    Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

    Cristiano,

    Comigo também resulta muito bem coloca-los a passear num tubo de ensaio com tampa. Metade da água onde estavam a incubar, outra metade água nova. Nascem rápido.

    Mas o que é importante é que se resulta contigo, excelente. E quanto ao sex ratio? Há quem diga que com este método se obtém um sex ratio equilibrado.

    Como diz o Aníbal, e muito bem, isto demonstra toda a atenção que dás ao hobby. Parabéns e obrigado.

    Abraço,

    Luís Oliveira

    #242300
    José Cristiano
    José Cristiano
    Administrador
    • ★★

    Viva

    Zé Azevedo quando me deste a dica experimentei com um ovo que nasceu no dia seguinte. Fantástico pensei eu. Lá pus mais 3 ovos que tinha aos trambolhões e para além de não terem nascido em 3 dias acabaram por fungar. Como há muitos dias em que não posso acompanhar o desenvolvimento dos ovos optei por este método, nascem se quiserem e quando quiserem.

    Hoje só para me chatearem dos seis ovos nasceram 2 (quem não chora…) ;D

    Quanto ao sex ratio ainda não posso avançar nada. De dois grandes tenho duas fêmeas e noutro aquário tenho um grupo de seis ainda por sexar.

    Abraço

    José Cristiano

    #242301
    Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

    Cristiano

    Os ovos dificeis de eclodir, sobretudo os de Rivulus, podem responder ao estimulo das condições ambientais que variam. O não continuar da mesma temperatura e quimica da agua é um estimulo, e tambem claro o do movimento. O pô-los num recipiente no bolso é uma solução clássica que resulta na maior parte das vezes mas não sempre. Cheguei a ter ovos de Rivulus que se recusavam a nascer mesmo após dois meses e por fim lá o fizeram para os alevins morrerem logo devido à falta de reservas nutricionais. O mudar as condições ambientais parece ser a chave.

    Abraço
    Paulo José

    #242302
    José Cristiano
    José Cristiano
    Administrador
    • ★★

    Olá Paulo

    Parece ser o caso destes ovos de Anablepsoides. Penso que alguns chegaram perto ou mesmo aos dois meses. Mas como começei a perder ovos devido a fungos, e tendo em conta que tiro um ou dois ovos por semana, já experimentei dar umas voltinhas com eles, já os pus num frasco pequeno com aeração aos trambolhões e não tem dado resultados. Daí o render-me à teimosia deles e separando-os individualmente apenas para que se um fungar não estrague os outros.
    Estou a pensar ir comprar água engarrafada com o PH mais ácido que encontre, refrescá-la um pouco e fazer então uma TPA (neste caso uma TTA ;))

    Abraço

    José Cristiano

    #272470
    Bruno Alves
    Bruno96Alves
    Participante
    • Topicos: 2
    • Respostas: 2
    • Totais: 4
    • Membro Bronze

    As coisas que um novato aprende.. ?? andar com ovos no ” bolso ” para estimular a incubação do mesmo.. tchi mãe

A visualizar 8 artigos - de 1 a 8 (de um total de 8)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0