A visualizar 12 artigos - de 1 a 12 (de um total de 12)

Home Forum APK Killifilia Iniciação Muita dúvida

• Autor
    Artigos
    Gonçalo João Barreto Costa
    Gonçalo Costa
    Participante
    • Topicos: 32
    • Respostas: 292
    • Totais: 324
    • Membro Bronze

Boas
    Sou agora um aficionado de killis , mal meu ver o cartaz da 9ª convenção ;D, e como fica pertinho da minha casa vou lá a ver se consigo uns killizinhos , mas agora as perguntas:
    -porque é que põem os ovos dos peixes em turfa?
    -o que é o MOP?
    -será que posso juntar killis num aqua de 200L com um casal de kribensis, um faca-africano e um anomalocromis thomasi e com ph 6.9?
    -os killis precisam de outros cuidados especiais que os demais peixes?
    – podiam dizer espécies de killis africanos que possa juntar no meu aqua?

Cumps

Ricardo Alexandre da Silva António
    Ricardo António
    Participante
    • Topicos: 124
    • Respostas: 927
    • Totais: 1051
    • Membro Ouro
    • ★★★

Ola Gonçalo

Antes de mais bem vindo!!!

vamos ver se te consigo ajudar….

porque é que põem os ovos dos peixes em turfa?

Bem, no caso dos killis anuais não somos nós que os colocamos em turfa mas sim os proprios peixes que aí os depositam (podem usar-se outros materiais, tais como: areia muito fina, terra, fibra de coco,…). No caso dos Killis Não aunais recorre-se á turfa devido as suas propriedades anti fungicas.

o que é um MOP?

O Mop é um monte de fios de lã (em forma de esfregons, daí o MOP) que usamos para simular as raízes em que os peixes depositam os ovos no seu habitat natural.

será que posso juntar killis num aqua de 200L com um casal de kribensis, um faca-africano e um anomalocromis thomasi e com ph 6.9?

Poder, podes…. mas duvido que sobrevivam muito tempo…. a maioria dos killis são peixes de pequeno porte que seriam facilmente predados pelos peixes que referes….

os killis precisam de outros cuidados especiais que os demais peixes?

precisam principalmente de mais atenção em partivcular aquando da reprodução. Claro que alguns killis têm algumas particularidades que os trornam mais complicados mas os “própios” para iniciante são no geral peixes relativamente faceis de manter.

podiam dizer espécies de killis africanos que possa juntar no meu aqua?

omo te disse na pergunta anterior acerca deste assunto a maioria dos killis seria incompativel com esse aquario. Se quiseres ter killis aconselho um aquario de pequeno porte para os manteres.

Espero ter ajudado

Abraços
    Ricardo

Gonçalo Costa
    Participante
    • Membro Bronze

então não é que hoje mesmo encontrei um ,aqua encostado a um molock, impecável de 30L sem riscos nem nada e com tampa incluída ;D ;D ;D ,
    para fazer lá criação de killis que preciso de lá ter?, vou tentar fazer um filtro daqueles de copinho e com bomba de ar, e comprar um termostato pequeno.
    Agora a alimentação, onde vou arranjar vermes de grindal pra alimentar os peixinhos?

Ricardo Alexandre da Silva António
    Ricardo António
    Participante
    • Topicos: 124
    • Respostas: 927
    • Totais: 1051
    • Membro Ouro
    • ★★★

Isso é que é ter sorte… ;D

para teres aí uns killis não precisas de mais nada, apenas de água ;D (claro que um pequeno filtro é aconselhado, mas não é indispensável se fizeres as mudanças de água adequadas).

Em relação aos vermes de grindal muitos de nós(killiófilos) mantém culturas destas e de outros alimentos vivos e provavelmente encontraras alguem que tenha umas a mais para ceder….

espero ter ajudado

Ricardo

Gonçalo Costa
    Participante
    • Membro Bronze

lá na convenção pode haver pessoas que vendam os vermes?
    e quais são os preços que os killis variam?

José Garcia
    Participante
    • Topicos: 57
    • Respostas: 396
    • Totais: 453
    • Membro Prata
    • ★★

Boas

costuma haver na convenção algum alimento a venda…

Se fores a próxima reunião do Nucleo de Lisboa muito provavelmente alguém te dá algum casal …se não eu dou-te um jovem casal de lafia gold na convenção para te iniciares.

Cumps

Vítor Vieira
    Vitor Vieira
    Participante
    • Topicos: 84
    • Respostas: 737
    • Totais: 821
    • Membro Ouro
    • ★★★

Agora a alimentação, onde vou arranjar vermes de grindal pra alimentar os peixinhos?

Olá Gonçalo e que sejas benvindo!

Só um pequeno aparte que ainda ninguem se lembrou…espero que não estejas a pensar alimentar os teus killis apenas com grindal… A maior parte de nós usa larva vermelha e artémia congelada. Há quem use pastas feitas em casa, minhocas, tenébrio do amendoim, dáfnias, larvas de mosquito vivas, etc, etc.

A comida viva é excelente mas infelizmente nem sempre está disponivel.
    Prepara-te pois para “reservar uma parte do congelador”  ;D

E na convenção vai haver algumas culturas vivas disponiveis. Só não sei se estarão á venda…  😉

Quanto aos preços vão de certeza variar de alguns (poucos) euros até algumas dezenas (aí os Diapterons… e outras coisas raras…)

Um abraço,
    Vitor Vieira

Gonçalo Costa
    Participante
    • Membro Bronze

Boas

costuma haver na convenção algum alimento a venda…

Se fores a próxima reunião do Nucleo de Lisboa muito provavelmente alguém te dá algum casal …se não eu dou-te um jovem casal de lafia gold na convenção para te iniciares.

Cumps

Onde é que costumam realizar essas reuniões? e como me inscrevo pra ser sócio?

Joaquim Oliveira Marques
    Joaquim Marques
    Participante
    • Topicos: 28
    • Respostas: 490
    • Totais: 518
    • Membro Prata
    • ★★

olá Gonçalo
    as reuniões realizam-se no Jardim Zoológico de Lisboa, junto ao restaurante Mc Donalds, zona gratuita do Zoo. Lá podes fazer a tua inscrição se estiver o sr Luis Oliveira, Tesoureiro.

O local é bem servido de transportes públicos, nomeadamente por uma estação do Metropolitano de Lisboa e diversas carreiras de autocarros. Existe estacionamento gratuito para carros na zona frontal do jardim e pago debaixo do viaduto de Sete Rios.
    Aí podes tirar muitas duvidas e receber uns quantos casais de Killis, á borla, coisa inédita em qualquer grupo de aquariofilia. Costuma-se dizer, ninguem dá nada a ninguem. Pura mentira. O nosso espirito está para além de certos adjectivos. Simplesmente oferecer.
    Se fores no próximo Sabado manda uma MP e levas já um casal.
    um abraço
    Joaquim Marques
    APK 241

Gonçalo Costa
    Participante
    • Membro Bronze

este ou o próximo sábado?
    Eu sei que está bem guarnecido de transportes, essa zona de reunião não é ao pé do dos crocodilos?

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Viva,

A reunião é sempre no segundo sabado de cada mês.
    No terceiro temos a convenção em Monsanto, a maior montra da killifilia em Portugal.

Aparece e serás ajudado.

Cumps,

Luis Oliveira

Rui Choças
    Participante
    • Topicos: 51
    • Respostas: 717
    • Totais: 768
    • Membro Ouro
    • ★★★

este ou o próximo sábado?
    Eu sei que está bem guarnecido de transportes, essa zona de reunião não é ao pé do dos crocodilos?

Olá Gonçalo!!

É exactamente, junto dos crocodilos. Basta só procurares por um pouco de encontras de certeza um grande grupo de pessoas com geleiras e caixa de isopor, a olhas para dentro de uns sacos.  ;D

Abraço

A visualizar 12 artigos - de 1 a 12 (de um total de 12)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0