A visualizar 13 artigos - de 1 a 13 (de um total de 13)

Home Forum APK Killifilia Iniciação molhar turfas

  • Autor
    Artigos
  • #216062

    nuno
    Participante
    • Topicos: 4
    • Respostas: 16
    • Totais: 20
    • Membro Bronze

    Ola
    Recebi recentemente uma turfa de Nothobranchius guentheri zanzibar (mais uma vez Muito Obrigado Luís Oliveira).
    Hoje molhei-a.
    A dúvida começou logo ai… onde/como molhar…
    Comecei por colocar numa caixa pequena a turfa como um pouco de água…. passado uns minutos como me parecia muito pequena a caixa (a turfa cobria todo o fundo e ainda ficava um pouco sobreposta), resolvi mudar para uma maior:

    hpim4245.jpg
    hpim4246.jpg

    Agora com a caixa maior, e tendo já visto 1 alevim, surge-me outra duvida… como alimentar.
    Devo retirar (como?) os alevins para uma caixa mais pequena para poder dar artemia, ou deixo ficar na caixa onde estão e simplesmente coloco maior quantidade de comida?
    A turfa… deixo ficar a molhar quanto tempo? como retirar para voltar a secar?

    como devem notar pela duvidas… é a minha primeira vez com Nothos e a primeira vez com turfa…

    #221791
    Ricardo Alexandre da Silva António
    Ricardo António
    Participante
    • Topicos: 124
    • Respostas: 919
    • Totais: 1043
    • Membro Ouro
    • ★★★

    oi nuno

    nornalmente retiram-se os alevins (depois de nadarem bem) para um recipiente com agua limpa de modo a facilitar a alimentação
    eu colocoos meus alevins(retiro-os com uma pipeta ou uma colher) dentro de um aqua de 1L de água para as primeiras semanas

    espero ter ajudado

    qualquer duvida dispõe

    abraços

    #221792
    José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 46
    • Respostas: 844
    • Totais: 890
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Retira os alevins para agua limpa essa sim aquecida, agora quando da molha é com agua fria mais fria que a temperatura ambiente, cerca de 17º, junto um comprimido de oxigénio ou em pó,esse aquecedor com a turfa não está a fazer nada, até porque vais secar essa turfa e molhar novamente quinze dias depois ou um mês.
    Um abraço
    Zé Azevedo

    #221793

    nuno
    Participante
    • Topicos: 4
    • Respostas: 16
    • Totais: 20
    • Membro Bronze

    Obrigado pelas respostas.
    Já retirei os alevins com uma colher para um recipiente mais pequeno.
    hpim4250k.jpg
    como é pequeno demais para colocar resistência, coloquei-o em “banho-maria”.
    egedfglf.png

    #221794
    José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 46
    • Respostas: 844
    • Totais: 890
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Agora para ficar perfeito é colocares uma garrafinha com agua em banho maria para quando fazes a sinfonagem dos resíduos, repores a agua à mesma temperatura.
    Um abraço
    Zé Azevedo

    #221795

    nuno
    Participante
    • Topicos: 4
    • Respostas: 16
    • Totais: 20
    • Membro Bronze

    não se vê na foto mas está ao fundo um copo de plástico de cerveja cheio de água “descansada” para isso.
    a caixa de ferrero que se vê tem A. Gold

    Obrigado pela partilha de preciosos conhecimentos,
    Abraço

    #221796

    nuno
    Participante
    • Topicos: 4
    • Respostas: 16
    • Totais: 20
    • Membro Bronze

    ola
    entretanto os peixitos têm crescido sendo já possível distinguir 2 machos.
    devo-os ir separando ?
    neste momento estão num aquário de +/- 35lts

    #221797
    José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 46
    • Respostas: 844
    • Totais: 890
    • Membro Ouro
    • ★★★

    Se os tamanhos não forem desequilibrados, com esses não acho necessário. eu próprio tenho um grupo de cria num aquário de 60 litros e eles comportam-se mais ou menos.
    Um abraço
    Zé Azevedo

    #221798

    nuno
    Participante
    • Topicos: 4
    • Respostas: 16
    • Totais: 20
    • Membro Bronze

    como tinha dito antes, é a primeira vez com notho….
    tenho 2 aquários para reprodução
    1 com 1 casal e outro com 1 macho+3 fêmeas

    duvidas:
    devo colocar assim trios?
    que turfa usar?

    que recipiente?
    como fazer a turfa manter-se no fundo e nao flutuar?

    turfa.jpg
    estou a pensar usar esta caixa de ferrero.. mas a trufa ja esta em agua a uns 4 dias e ainda flutua 🙁

    #221799

    RubinhoOLD
    Participante
    • Topicos: 40
    • Respostas: 420
    • Totais: 460
    • Membro Prata
    • ★★

    Boas Nuno!

    duvidas:
    devo colocar assim trios?

    Penso que seria mais proveitoso teres em cada aquário 1 macho para 2 fêmeas. As razões poderão obedecer a vários critérios, como por exemplo o macho em vez de cansar até à exaustão apenas uma das fêmeas, repartirá o seu apetite sexual por duas. Isso poderá ser o suficiente para que exista um equilíbrio sustentável, as fêmeas tenham tempo para recuperarem as suas energias ou até mesmo na eventualidade de uma das fêmeas ser estéril, a outra poderá “dar conta do recado”.

    que turfa usar?

    Toda aquela que não tenha pesticidas ou químicos artificiais adicionados. Se a mesma não tiver areia ainda melhor, pois os peixes não irão arranhar o seu ventre e daí originarem feridas que poderão culminar em infecções.

    que recipiente?

    Na minha opinião, o melhor mesmo são frascos de vidro, do género daqueles dos pickles (bem lavado, claro). Por um lado, o recipiente não irá flutuar de certeza absoluta. Por outro, por ser alto, fará com que a turfa remexida não saia para fora do recipiente e sujar-te o fundo do aquário desnecessariamente…

    como fazer a turfa manter-se no fundo e nao flutuar?

    Podes usar 2 técnicas, em conjunto ou separadamente. A primeira passa por ferveres a turfa. Deste modo, além da mesma libertar para a água parte da sua coloração castanha, perderá um pouco da sua acidez. Contudo, o motivo primordial será o de através da fervura, absorver água, “ensopar”, e ganhar a estrutura suficiente para que não flutue mais. Por outro, poderás triturar a turfa com aqueles moínhos tradicionais de cozinha. A mesma ao ficar reduzida a pó, deixará de flutuar. Nunca utilizei este último método, mas escutei-o de alguém que é um “expert” na matéria…

    estou a pensar usar esta caixa de ferrero.. mas a trufa ja esta em agua a uns 4 dias e ainda flutua 🙁

    Se fosse a tia ti não utilizaria essa caixa plástica. Como já descrito anteriormente, a mesma irá flutuar, os nothos sujar-te-ão mais facilmente o aquário, etc…

    Espero ter ajudado!

    #221800

    nuno
    Participante
    • Topicos: 4
    • Respostas: 16
    • Totais: 20
    • Membro Bronze

    Boas Nuno!
    […]

    Espero ter ajudado!

    Muito Obrigado

    #221801

    nuno
    Participante
    • Topicos: 4
    • Respostas: 16
    • Totais: 20
    • Membro Bronze

    ola
    fervi a turfa, frasco com ela, dentro do aquário e tudo bem 🙂
    ontem estava com um tempo livre e lembrei-me “deixa ver se eles já usaram a turfa para alguma coisa”.
    toca a tirar o frasco, espremer a turfa numa rede de malha muito fina…. já bastante seca estive a ver e … nada 🙁 não vi um único ovo.
    volta a colocar a turfa no frasco e aquário com ela …. ASNEIRA.
    Ao espremer deve ter perdido toda a humidade, logo ao meter o frasco no aquário, ficou toda a boiar

    #221802

    RubinhoOLD
    Participante
    • Topicos: 40
    • Respostas: 420
    • Totais: 460
    • Membro Prata
    • ★★

    Boas Nuno!

    Aprendemos também com os nossos erros e não apenas com aquilo que nos dizem, lemos ou escutamos.

    Agora já sabes, da próxima vez terás este acontecimento em mente e seguramente não te descuidarás…

    (Isto já aconteceu a todos nós  ;D )

A visualizar 13 artigos - de 1 a 13 (de um total de 13)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0