- This topic has 14 respostas, 10 utilizadores, and was last updated Há 15 years by
Paulo José Alves.
Home › Forum APK › Killifilia › Iniciação › Mais um iniciado nos killis!!!
-
AutorArtigos
-
07/04/2011 às 16:14 #216772
Boas a todos,
Iniciei-me nos killis à cerca de 1 mês, mas tenho peixes desde os 10 anos(tenho quase 35), passei por muitas fases na aquariofilia, comecei nos vivíparos passei pela criação das várias espécies de anabantideos na adolescência e desde os 20 anos que estacionei nos Apistogrammas.
Para me iniciar nos killis adquiri um casal de FUNDULOPANCHAX NIGERIANUS “MAKURDI”, que estão de boa saúde e fartinhos de pôr ovos no MOP.
Os 1º ovos devem estar prestes a eclodir.
Tenho de aperfeiçoar algumas técnicas utilizadas na manutenção e reprodução killis e para isso vim aprender com quem sabe.
Gostava de ter novas espécies.
A que mais gosto (se é que consigo dizer qual a minha predilecta, são tantas!!!) é a PSEUDEPIPLATYS ANNULATUS. Acho-os de uma beleza rara, do melhor que a mãe Natureza nos deu.Gostava de saber se alguém tem esta espécie e se está na disposição de me vender um casaleco …
Obrigado,
Pedro Alves
07/04/2011 às 17:05 #226476Olá Pedro
Antes de mais bem vindo
Dificilmente encontrarás alguém disposto a vender-te peixes em Portugal (pelo menos alguém que seja sócio da Associação Portuguesa de Killifilia), vai um pouco contra a nossa forma de estar….
Em relação à espécie que referes é claramente uma espécie não aconselhada para iniciantes e haverão com certeza muitas outras que aprecies mais adequadas ao teu nível de conhecimentos.
qualquer dúvida dispõe
Atenciosamente
Ricardo07/04/2011 às 17:30 #226477Olá Pedro
Sê bem vindo!
A nossa política é a de oferecer peixes e não vender.
O ideal para ti, e porque de certeza tens dúvidas a tirar, será contactares com pessoal da APK da tua zona, mais concretamente o grupo do norte. Fica atento porque deverá estar para acontecer mais uma reunião. O anúncio é sempre colocado aqui no fórum. As reuñiões da APK são de acesso livre para quem quiser e a malta do norte é 5 estrelas! Com certeza te irão receber de braços abertos.
Deixa-me apenas dar-te um conselho… Os pseudepiplatys annulatus, embora lindíssimos, não serão os mais aconselhaveis para quem não tenha já alguma experiência com outras espécies mais fáceis. Tens em teu poder uma excelente espécie para te iniciares. Com os Fp. nigerianus Makurdi poderás aprender as bases e progredir de forma consistente. Há outras espécies fáceis que poderás acrescentar à tua fishroom mas o pessoal aí do norte poderá orientar-te nisso.
Vai dando notícias
Um abraço
07/04/2011 às 22:12 #226478Boas,
em termos de ajuda nao te posso dar pk tb percebo pouco de killies, mas a AQUOPORTO sei que vai ter dessas especies a venda em breve
cumpz08/04/2011 às 00:02 #226479Obrigado pelas vossas boas-vindas.
Compreendo a vossa preocupação e agradeço os conselhos, no entanto devo lembrar-vos que não sou nenhum maçarico em aquariofilia e quero acreditar que mantenho com sucesso algumas espécies de Apistogrammas bastante mais exigentes e melindrosas que os killis à vários anos. E tenho 25 anos de peixes em aquário…
Quanto a juntar-me à associação está nos meus objectivos.
Isinha eu sei que a Aquaporto vai ter esta espécie, só que não tem população e eu pretendo manter espécimes com “denominação de origem”!! Obrigado, a tua boa intenção também conta.
08/04/2011 às 09:46 #226480Olá Pedro
Não desfazendo a tua experiência em aquariofilia, que acredito seja muita, vais ver ao longo do tempo que os killies também têm muito a ensinar… Eu também tinha perto de 30 anos de aquariofilia quando me iniciei nos killies e não paro de me surpreender com estas “pequenas” joias.
Louvo a tua preocupação de manteres killies com população. É uma prática que todos os killiófilos deveriam seguir.
Como já te disse, embora o pessoal esteja sempre disponível para ajudar aqui no fórum, o ideal será juntares-te presencialmente a um grupo de forma a trocarem experiências uns com os outros. O grupo do norte reune-se, habitualmente, no 3º domingo de cada mês de manhã. Se puderes não percas a oportunidade. É malta do melhor que há! O anúncio com o local da reunião deverá estar a ser colocado neste fórum nos próximos dias.
Entratanto, vai colocando aqui as tuas dúvidas.
Um abraço
08/04/2011 às 11:35 #226481Boas,
A unica coisa que te posso dizer, é, aparece na nossa reuniao mensal, que vais ver que nao te vais arrepender e a gente nao cobra 😀 ;D
Eu ja tenho a idade que tenho e tou sempre a aprender.
Teremos todo o gosto de ter na nossa reuniao e de certeza que vais levar que contar.
Vai ao topico e ve onde é se tiveres alguma duvida, manda.abj
Luis Pontes08/04/2011 às 17:18 #226482Bem vindo amigo
Eu tambem comecei com uns Fp. nigerianus Makurdi, do Eduardo.
Aparece numa reunião ai da rapaziada do Porto, e depois, bem depois, tens de dizer,” pois é já não dá para ter mais, tenho os aquarios cheios.”
Acredita vais ter uns desafios diferentes.
Um abraço Amigo
José Azevedo09/04/2011 às 09:01 #226483Obrigado mais uma vez pelo vosso acolhimento.
Vou com certeza participar nos vossos próximos encontros.Este mês tem 5 sábados, o 3º é dia 16 de Abril. O encontro será nesse sábado ?
09/04/2011 às 11:05 #226484Viva,
Se não houver nada em contrário, a Reunião do Núcleo Norte será no próximo Domingo…17 de Abril…
Cumps
José Pires10/04/2011 às 12:24 #226485Obrigado pela informação José Pires.
Domingo dia 17 lá estarei na vossa reunião. A seu tempo julgo que será colocado o local da reunião no tópico dos núcleos, não é assim.
Eu quero fazer-me sócio da APK o que preciso de levar ?
11/04/2011 às 22:49 #226486Viva,
Em primeiro lugar bem vindo a este mundo louco, mas que tem a virtude de contribuir para o aparecimento de grandes amizades.
Quanto a fazer-se sócio da APK é com muito agrado que o receberemos como tal. Basta preencher a folha de inscrição existente no nosso site e fazer o pagamento da anuidade pelos modos indicados também no nosso site. Se tiver alguma dúvida não hesite em me contactar.A informação sobre o local deverá ser colocada no local dos nucleos.
Mais uma vez bem vindo,
Luis Oliveira
19/04/2011 às 20:09 #226487Nasceram os meus 1º Killis…
Não pensei que fossem tão pequenos…
Vamos lá a ver quantos consigo safar, ontem eclodiram 7 e hoje mais 2 durante os próximos dias devem eclodir outros tantos.
Estão com musgo de Java, dei-lhes artémia e micro vermes mas não comeram nada.
Hoje dei-lhes liquifry nº1, alimenta-os e ajuda a criar infusórios para os 1º dias.
Alguma dica que me queiram dar ??
19/04/2011 às 20:24 #226488Ola Pedro. Em relação aos alevins não comerem nada nao te preocupes. Os primeiros dias ainda se alimentam de reservas do saco vitelino. Mas acredito que amanha ja vejas os primeiros que nasceram a comerem os naupilos de artemia que lhe passarem pela frente 🙂
Boa sorte
Pedro21/04/2011 às 11:36 #226489Olá
Nauplios de artemia é o que se deve dar logo a seguir a terem nascido. Os microvermes devem ser apenas um substituto ocasional quando não há mais nada, os infusorios são muito pequenos, servirão talvez para o primeiro dia se o desgraçado do alevim não tiver mais nada para comer mas são de facto demasiado pequenos.
Abraço
Paulo José -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.