A visualizar 10 artigos - de 1 a 10 (de um total de 10)

Home Forum APK Killifilia Iniciação Iniciação nos killis :D

• Autor
    Artigos

André29
    Participante
    • Topicos: 1
    • Respostas: 3
    • Totais: 4
    • Membro Bronze

Boas a todos,
    chamo-me André, tenho 19 anos e sou da zona de Sintra. Neste fim de semana fui visitar a exposição da APK e fiquei maravilhado com estes belos espécimes. Já conhecia e gostava de killis, mas nunca tinha visto tamanha variedade como na exposição.
    Antes de mais quero dar os meus parabéns aos organizadores e colaboradores, fizeram um excelente trabalho.
    Por agora vou pesquisar e tentar descobrir tudo o que conseguir sobre killis, para isso conto também com este forum 😀
    Quando souber um pouco mais sobre estes peixes, talvez vá a uma das reuniões da APK 😉
    Já agora, que espécies são mais indicadas para iniciantes? É claro, que imagino que todos perguntem pelo mesmo, uma espécie bonita e colorida, e de fácil reprodução 😛

Francisco Agapito Redondo
    Francisco Redondo
    Administrador
    • ★★★

Boas André
    ainda bem que gostaste, aparece no próximo mês na reunião em monsanto para conheceres o pessoal e a partir dai o vicio não te vai largar. Quanto às tuas duvidas vai pesquisando neste forum que vais encontar muitas respostas para iniciantes.

Abraço

Francisco Redondo

Pedro Miguel Santos Pereira Rodrigues
    Pedro Pereira
    Participante
    • Topicos: 41
    • Respostas: 389
    • Totais: 430
    • Membro Bronze

Olá. A convenção estava realmente muito boa. Sê bem vindo ao hobbie. Quanto às tuas dúvidas:

As melhores espécies para iniciar são os não-anuais. Estes peixes vivem em pequenos riachos permanentes, ou seja, vivem mais de um ano. Praticamente todas as espécies de killies não anuais desovam no mop. No grupo dos não anuais, os géneros mais fáceis são os Aphyosemions (Entre eles os A. australe, A. bitaeniatum, A. lamberti, A. celiae, A. striatum e os A. marginatum) e os Fundulopanchax (Entre eles os F. gardneri, os F. nigerianus, F. scheeli, F. mirabilis e os F. amieti). Atenção que isto são apenas exemplos, existem mais espécies fáceis, e o conceito de fácil é dependente da quantidade de tempo de que podes despender.
    Aconselho-te a ir à próxima reunião, assim podes conhecer alguns sócios e talvez até receber um casal/ovos/alevins.

Se tiveres mais dúvidas não hesites.
    Pedro.

Rui Choças
    Participante
    • Topicos: 51
    • Respostas: 717
    • Totais: 768
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá!!

André parte do que o Pedro refere é bem verdade, mas deixa-me corrigir uma coisa.
    No caso dos não anuais nem os Aphyosemium celiae, nem muito menos os lamberti (pelo menos não neste momento) podem ser considerados fáceis de manter e reproduzir. Não sei onde é que foste buscar esta informação Pedro??
    Em relação aos Fundulopanchax acredito que também haja alguma incorrecção, principalmente nos caso dos mirabilis e dos amieti.

Eu tentaria opter não-anuais que se reproduzem mais facilmente e que têm um crescimento relativamente rápido caso, dos Fundulopanchax gardneri e nigerianus, bem como dos Aphyosemion australe, striatum, bitaeniaum, bivitatum e os marginatum. Como é obvio dentro destas espécies, existem algumas populações mais dificeis do que outras, mas será sempre um caso a ter em conta na altura de adquir peixes 😉

Até breve!!!

André29
    Participante
    • Membro Bronze

Obrigado pelas respostas e ajudas.
    O tempo que posso despender é algum, visto que mais aquário menos aquário, tenho sempre TPAs para fazer.
    Tenho alguma experiência com peixes, agora com killis é mesmo 0 😛
    Vou tentar saber um pouco mais sobre as espécies que me indicaram, e se conseguir passar numa reunião.
    Mais uma vez obrigado pelas ajudas.

Pedro Miguel Santos Pereira Rodrigues
    Pedro Pereira
    Participante
    • Topicos: 41
    • Respostas: 389
    • Totais: 430
    • Membro Bronze

Fui buscar a informação à Internet…  Peço desculpa pelo engano  😛 . Se puderes passa na próxima reunião, assim aprendes mais sobre killies no geral.
    Boa sorte.
    Pedro.

André29
    Participante
    • Membro Bronze

Estive a ver algumas imagens das espécies que me indicaram e gostei bastante da Aphyosemion australe e  Fundulopanchax nigerianus. Qual delas é a mais simples de manter? São fáceis de encontrar?

Rui Choças
    Participante
    • Topicos: 51
    • Respostas: 717
    • Totais: 768
    • Membro Ouro
    • ★★★

Boas!!

Pedro, ser fácil ou ser difícil depende de cada um, o que para mim é fácil para outra pessoa pode ser difícil e vice versa. Apenas referi os casos mais “normais”  😉

André dessas duas especies que referes se apareceres numa reunião em Monsanto de certeza que alguém te levará alguma, senão as duas ou mais!!  ;D ;D ;D ;D
    Só tens é que ir participando no fórum para tirar algumas dúvidas daquilo que vais lendo sobre a manutenção de Killies.

Até breve!!!

Susana Paula De Campos Alcobia
    papillon
    Participante
    • Topicos: 28
    • Respostas: 274
    • Totais: 302
    • Membro Bronze

André,

Posso te arranjar uns killies, sou de Mem Martins.
    Mas antes tens de ter um aquário preparado, e eu tenho de arranjar tempo, que tem faltado.
    cumps
    Susana

André29
    Participante
    • Membro Bronze

Boas,
    desde já obrigado Susana, e sim, quero primeiro preparar tudo e tentar saber o mais que poder para minimizar os erros.
    🙂

A visualizar 10 artigos - de 1 a 10 (de um total de 10)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0