- This topic has 38 respostas, 8 utilizadores, and was last updated Há 14 years, 7 months by
Ricardo António.
Home › Forum APK › Killifilia › Iniciação › Iniciação
-
AutorArtigos
-
02/10/2011 às 20:17 #227714
Boa noite a todos os amantes de killies.
Já não vinha aqui há bastante tempo!
Ora em Agosto, e contra algumas opinioes dos membros daqui (não levem a mal, mas o aquariofilista tem de experimentar) levei os meus alevins saudáveis (não rampantes) para o tanque de Tomar.
Nos 2 dias em que lá estive, via-os de barriguinha cheia, num tanque onde haviam larvas pretas, ostracodes, reds, e outros insectos que caiam na água. Este fim de semana depois de chatear os meus pais por tanto tempo consegui lá ir. Estava bastante ansioso por ver o que estava naquele tanque, já que todos os meus familiares que também lá iam passar os f-d-s's me diziam que não viam peixes nenhuns,e outros comentários desmoralizantes. Enfim, cheguei de noite mas tinha uma lanterna, e a surpresa foi bastante agradável, as plantas que levei (echinodorus e L.sessiflora) tinham crescido bastante. Apontei a luz para ver de peixes e vi um a fugir da luz, o que me animou logo.
No sábado de manha fui logo iniciar a limpeza do tanque. tirei plantas, vasos, e depois começo a pesca.
Aqui ficam algumas fotos

Das espécies de interesse para este fórum, contei um macho e 3 fêmeas.
Agora estão aqui em casa para tentar reprodução daqui a um tempo, ainda me parecem muito pequenos, principalmente as meninas.
Um abraço!03/10/2011 às 09:40 #227715Olá
É impressão minha ou está aí um Betta do grupo Tuyssae, tipo brownorum ou coisa parecida?
Abraço
Paulo José03/10/2011 às 09:47 #227716É verdade, apenas acho que o grupo em que se insere é o complexo coccina. Vieram da crystal red, estavam com o nome de 'Betta rutilans', mas depois de investigar e estudar as especies do complexo pertencente fiquei bem mais inclinado a achar que é um Brownorum, mas ainda assim não tenho a certeza..
Está lá desde agosto, sem dúvida que foi uma surpresa encontrar este peixe lá. Apesar de ter ficado surpreendido por ver o tamanho das austrolebias, o betta tinha todas as probabilidades contra ele!
Abraço03/10/2011 às 09:53 #227717Olá
Sim, a minha primeira impressão é que se trata de um Betta brownorum, sem certeza porque o estou a ver de cima e sem grande nitidez. É um bocado dificil distinguir as fêmeas.
Abraço
Paulo José03/10/2011 às 09:59 #227718http://www.bettaportugal.com/viewtopic.php?f=25&t=1705&p=22214#p22214
Vê ai umas fotos melhores.
Eram dois, mas sempre tive a impressão que eram dois machos pela interacção deles. Talvez isso tenha tirado a vida ao outro peixe, já que este se encontrava bem e os outros peixes do tanque também.
Com este tempo parece que vai haver calor durante mais uns meses, deixei-o lá ainda, quando começar o frio volta para casa.
Abraço03/10/2011 às 10:01 #227719Ola Daniel
dizes que ficaste espantado com o tamanho das Austrolebias…. espero que tenha sido pela negativa pois essas fêmeas são claramente muito pequenas para a idade….
abraço
03/10/2011 às 10:05 #227720Olá
É melhor tirares os Bettas do tanque antes do fim do mês senão arriscas-te a ficares sem eles com o frio que inevitavelmente aí vem, o calor não vai durar mais do que este mês.
Abraço
Paulo José03/10/2011 às 13:19 #227721Olá Ricardo
A sério? quando os levei tinham prai um cm, isto quase no final de agosto..03/10/2011 às 13:48 #227722uma Austrolebias bem tratada cresce facilmente 1,5cm por mês
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.