A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 21)

Home Forum APK Killifilia Viagens de Colecta Gyana francesa

• Autor
    Artigos
    LUIS MIGUEL SANTOS
    Luis Santos
    Participante
    • Topicos: 95
    • Respostas: 589
    • Totais: 684
    • Membro Prata
    • ★★

Boas,
    Como alguns jà sabem estou a pensar juntar-me a uma expedicao que devera ocorrer em julho de 2011 ou no pior dos casos em 2012.

Deste modo recorro aos conecimentos dos nossos distintos associados para peeceber.

1. Expecies de killis existentes;
    2. Localizacoes gps conhecidas
    3. Publicacoes nacionais/internacionais sobre o local disponíveis.
    4. Amigos de outras associacoes que jà la tenham ido.

Desde jà, os meus agradecimentos.

Luis Santos

Ricardo Araújo Fonseca
    Ricardo Fonseca
    Participante
    • Topicos: 18
    • Respostas: 159
    • Totais: 177
    • Membro Bronze

Boas,

vais restringir a expedição aos killies?

LUIS MIGUEL SANTOS
    Luis Santos
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

Em principio sim, vai depender de quem for .

Luis

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

Olá Luis

Alem da possibilidade da existência hipotetica do Tomerus gracilis, os Killis da Guiana francesa são Rivulus: geayi, agilae, xiphidius, urophtalmus, cladophorus e igneus. Fora da zona costeira, que será onde de certeza ficarás existem pelo menos mais duas outras especies de Rivulus, senão mais, mas de acesso geografico dificil. Muita gente já lá esteve, aqui ao lado tens o José Ramon Gil e o Sebastian Calero Fernandez que te darão informações precisas, localizações e posições de GPS.
    Vai em 2011 e não em 2012, era melhor para nós, tinhamos cá os peixes mais cedo..

Abraço
    Paulo José

LUIS MIGUEL SANTOS
    Luis Santos
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

Obrigado Paulo,

Alem dos rivulus que indicas existem Rivulus Gaucheri e Holmiae… que andam desaparecidas do hobby.

Vamos em principio à procura destas e estamos a falar com algumas pessoas que no passado as capturaram. Serão estas que indicas? Tens as localizações das mesmas?

Caso não as enontremos iremos às especies habituais que já tenho as localizações GPS.

Estou em contacto com o Garcial Gil, Wim Suyker,  Frans Vermeulen, e Jacques Laird que já estiveram no Local e estamos a tentar contactar o Keith Philippe  (http://www.mnhn.fr/sfi/cybium/numeros/pdf/302Pdf/07-Keith%20369.pdf que pode ter mais informações sobre a Zona.

Um abraço
    Luis

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Membro Platina
    • ★★★★

Luis

Das duas especies que mencionei uma era a R. gaucheri. Já não tenho a informação da sua localização precisa. O R. holmiae é controverso, há muitos anos falei do assunto com o Huijgvoort e especulamos que seria provavelmente na realidade o R. urophthalmus. O R. holmiae era uma especie que circulava na aquariofilia geral nos anos 80 mas que era rara na killifilia. Há muito que parece ter desaparecido, no meio killiofilo não há rasto, mas nestes casos não dá para ter a certeza, escondido nalgum recondito poderá ainda haver quem a tenha. A sua origem é desconhecida, desconfio que teria vindo do Suriname.

Abraço
    Paulo José

LUIS MIGUEL SANTOS
    Luis Santos
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

Obrigado,
    a ver vamos o que iremos encontrar.

Basicamente iremos atrás destas especies e visitar alguns dos locais com dificil acesso. Se nada encontrarmos iremos atrás das especies habituais.

Tomeurus gracilis – não são Guppys ? de acordo com http://data.gbif.org/species/13529076/ são conhecidos como Guppyes.

Luis

RubinhoOLD
    Participante
    • Topicos: 40
    • Respostas: 420
    • Totais: 460
    • Membro Prata
    • ★★

Boas Luís!

A informação mais caricata a reter do video apresentado é que o melhor local para colectar rivulus é junto a um parque de merendas frequentado por imensas pessoas durante o fim-de-semana.

Abraço!

LUIS MIGUEL SANTOS
    Luis Santos
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

Viva Ruben,
    Agradeço se puderes pedir ao Suiço.

Se necessário disponibilizo um servidor FTP para ele enviar o Video  ;D ;D ;D

Obrigado
    Luis

kripton
    Participante
    • Topicos: 8
    • Respostas: 134
    • Totais: 142
    • Membro Bronze

Boas Luis,

Podem tambem ser encontrados Rivulus lungi e Kryptolebias marmoratus.

Se andarem perto da fronteira com o Suriname poderam encontrar Rivulus atratus; Rivulus frenatus; Rivulus stagnatus e Kryptolebias sepia (não tenho a certeza se existem logo junto da fronteira, mas são estes os killis que podem ser encontrados no suriname)

Cumprimentos,

Ricardo Marques

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Membro Platina
    • ★★★★

Olá

Luis, o Tomeurus gracilis não é definitivamente um guppy. Este ultimo é um viviparo, não é um Killi.
    Ruben, Alemão e Suiço?!… Como sabes as linguas faladas na Suiça são o Alemão, o Françês, o Italiano e o Retico, embora para os outros alemães o alemão falado na Suiça quase parece outra lingua…Lembro-me do Pascal Sever, que tu conheces, e ele tinha um sotaque pronunciadissimo.
    O R. lungi é um sinonimo do R. urophtalmus.

Abraço
    Paulo José

RubinhoOLD
    Participante
    • Topicos: 40
    • Respostas: 420
    • Totais: 460
    • Membro Prata
    • ★★

Boas Paulo!

Luís, estes Tomeurus gracilis que mencionas vi-os em casa. Até muito recentemente estiveram ao ar livre, na rua. Só mais recentemente quando as temperaturas se comçaram a aproximar dos 5ºc é que ele resolveu recolhe-los para dentro de sua casa. Este último ainda não me respondeu ao e-mail solicitando a informação que pretendes mas em principio vou estar com ele este fim-de-semana pois vai-me trazer mais uns quantos peixes.

Abraço!

kripton
    Participante
    • Topicos: 8
    • Respostas: 134
    • Totais: 142
    • Membro Bronze

O R. lungi é um sinonimo do R. urophtalmus.

Abraço
    Paulo José

Sempre aprender obrigado Paulo.

Cumprimentos

Ricardo Marques

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Membro Platina
    • ★★★★

Olá Ruben

O “Suiço” como tal não existe, é sim um dialecto alemão. É como dizer que o “Açoriano” é uma lingua, pode ser de entendimento dificil para os continentais mas não passa de português. Sim, os alemães acham que é quase outra lingua o que se fala na Suiça mas é apenas uma brincadeira.

Abraço
    Paulo José

LUIS MIGUEL SANTOS
    Luis Santos
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

Ruben,
    Obrigado, fico a espera de notícias.

Um abraço
    Luis

A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 21)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0