- This topic has 15 respostas, 8 utilizadores, and was last updated Há 14 years, 5 months by
Castrokillies.
Home › Forum APK › Killifilia › Iniciação › Gostava de me iniciar nos killis =)
-
AutorArtigos
-
01/12/2011 às 11:05 #217144
Olá chamo-me germano tenho 16 anos so da guarda e gostava de começar a criar killifish.
Já tenho alguma experiencia na criaçao de peixes neste momento crio bettas e guppy e gostava que me ajudassem com os killis, presisava de alguem que me vendese uns ovos e que me desse umas dicas=).Obrigado.
01/12/2011 às 11:20 #229903Olá Germano
Antes de tudo bem vindo ao nosso forum….
… precisava de alguem que me vendese uns ovos e que me desse umas dicas=).
A parte do vender ovos pode ser um pouco complicado pois vai um pouco contra a nossa maneira de estar, mas pode ser que tenhas sorte e alguém te ceda alguns.
em relação ás dicas, é só ires perguntando que estaremos cá para responder a todas as tuas dúvidas.Atenciosamente
Ricardo
PS->se te fizeres sócio da associação para além de receberes um casal(normalmente o primeiro de muitos) receberás também um manual de iniciação que ajuda e muito os iniciados neste mundo. Em adição receberás também 6 boletins ao longo do ano com artigos interessantes sobre a killifilia.
01/12/2011 às 11:34 #229904Quanto pago para ser socio.
01/12/2011 às 11:42 #229905sendo tu menor de idade tens uma quota anual de 15€
01/12/2011 às 11:59 #229906ok tenho que falar com os meus pais mas mesmo assim se hover alguem que me possa vender uns ovitos agradecia.
obrigado.
01/12/2011 às 18:50 #229907Olá Germano,
Na minha opinião os ovos não será a melhor forma para começares nos killies, deverias começar com um casal dos considerados mais fáceis e fazeres o ciclo completo de reprodução.Por isso pensa melhor, de qualquer forma se dissidires mesmo começares pelos ovos manda-me uma MP com a tua morada.
Abraço
Carlos Coelho01/12/2011 às 21:18 #229908ok Obrigado pelas dicas
01/12/2011 às 22:26 #229909Boas.
Germano, encontramo-nos numa época do ano em que enviar ovos ou peixes por correio é na certa condená-los a uma morte certa. Por isso funciona melhor a entrega em mão.
Costumas vir ao Porto ou conheces alguém que faça isso?
Cps
A. Castro02/12/2011 às 10:52 #229910Castro,
encontramo-nos numa época do ano em que enviar ovos ou peixes por correio é na certa condená-los a uma morte certa.
Ok, mas atenção que há killies e killies… Também há aqueles cujo o tempo frio é uma GRANDE AJUDA no envio por correio (desde que a temperatura esteja acima de zero).
Há dezenas de espécies que não se importam muito com frio, incluindo Aphanius, Fundulus, Jordanellas, Austrolebias, etc.
Quanto aos ovos, depende da espécie e do desenvolvimento do embrião. Já ouvi dizer que alguns killiófilos guardam ovos acabados de apanhar no frigorifico para os manterem mais tempo viáveis. Eu, pessoalmente nunca o fiz, é uma coisa que ainda tenho que experimentar.
Miguel
02/12/2011 às 11:24 #229911Se for preciso boleia para o casal chegar de Lisboa à guarda, no dia 22 De Dezembro, eu vou para o fundão, por isso, posso dar um saltinho à Guarda.
é avisarem.02/12/2011 às 20:07 #229912obrigado por tudo mas encontrei uma pessoa na guarda que faz criaçao e que me deu um casal.
Obrigado na mesma por tudo.
02/12/2011 às 23:08 #229913Castro,
encontramo-nos numa época do ano em que enviar ovos ou peixes por correio é na certa condená-los a uma morte certa.
Ok, mas atenção que há killies e killies… Também há aqueles cujo o tempo frio é uma GRANDE AJUDA no envio por correio (desde que a temperatura esteja acima de zero).
Há dezenas de espécies que não se importam muito com frio, incluindo Aphanius, Fundulus, Jordanellas, Austrolebias, etc.
Quanto aos ovos, depende da espécie e do desenvolvimento do embrião. Já ouvi dizer que alguns killiófilos guardam ovos acabados de apanhar no frigorifico para os manterem mais tempo viáveis. Eu, pessoalmente nunca o fiz, é uma coisa que ainda tenho que experimentar.
Miguel
Olá Miguel, boas.
Não duvido do que dizes, até porque tenho aphanius mento no exterior, mesmo nesta altura do ano e tenho a certeza que não tiro ovos deles… porque será?
Também já li isso de meter os ovos de anuais africanos no frigorifico, creio que por alguém da Argentina; nunca experimentei e não faço tenções de experimentar por duas razões: não tenho anuais africanos e quando tive eram muito poucos para fazer experiências dessas.Se for preciso boleia para o casal chegar de Lisboa à guarda, no dia 22 De Dezembro, eu vou para o fundão, por isso, posso dar um saltinho à Guarda.
é avisarem.Zé Pedro, há quanto tempo nós não falamos!
Aquele abraçoobrigado por tudo mas encontrei uma pessoa na guarda que faz criaçao e que me deu um casal.
Obrigado na mesma por tudo.
Olá Germano, boas.
Então diz-nos quem é essa pessoa. Iriamos ter imenso gosto em conheçê-la.
Abraços
A. Castro03/12/2011 às 11:28 #229914chamase Manuel e um velhote reformado xD era amigo do me avo.
05/12/2011 às 10:17 #229915Castro
No passado metia ovos de Austrolebias no frigorifico em no inicio de Junho e só os tirava no fim de setembro ou inicio de Outubro porque a minha casa é quente no Verão e os ovos não sobreviviam ao calor. Depois de os tirar esperava os 3 meses habituais a 22-24ºC e eles nasciam, prova de que a estada no frigorifico não os afectava. Há quem tenha feito o mesmo com Nothobranchius, como mencionas, e o resultado foi quase o mesmo. Digo quase porque com os Austrolebias a mortalidade dos ovos enquanto estão no frigorifico é pequena mas aparentemente com os Nothos é um pouco maior, talvez uns 20 a 30%. Nunca fiz a experiência com os Sul Americanos tropicais mas tenho a certeza que o resultado é o mesmo, em França já fizeram e resultou. Tudo isto não me surpreende nada, os peixes não têm sempre respostas fisiologicas previsiveis, há muita coisa que é inesperada e surpreendente, é um dos atractivos do nosso hobby.
Abraço
Paulo José05/12/2011 às 13:23 #229916Castro,
No ano passado o Pillet deu uma palestra na convenção da SEK sobre o tema e levou alguns mops de sul-americanos com mais de 1 ano no frigorífico.Muitos eclodiram durante a palestra, certamente que não todos mas eclodiram.
Envia-lhe um email para mais informações.
Luis
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.