- This topic has 15 respostas, 7 utilizadores, and was last updated Há 14 years, 4 months by
sameiro.
Home › Forum APK › Killifilia › Iniciação › Fui papa
-
AutorArtigos
-
18/11/2011 às 18:01 #217132
Boas
Acabei de ser papa ;D nasceu o 1º killie em casa, espero que venham mais a caminho
cump
nuno martins18/11/2011 às 23:13 #229787Parabéns Papá!!
Agora é dar-lhe uma nova casinha e preparar a comidinha pró menino!
É que muito em breve os irmãos vão-se-lhe juntar. E acredito que serão bastantes.Para os primeiros tempos de vida eu uso uma simples caixa de Ferrero Roché (publicidade à parte), com musgo de Java, um grão de arroz com casca, um ou dois caracóis e vou dando umas gotas de água verde. Ao segundo dia já dou artémia recem eclodida, muito pouca, e vou alternando com microvermes. Mas a base é mesmo a artémia recem eclodida.
Não esqueças que artémia a mais e não aspirada é sinal de mortandade. A água num espaço tão pequeno degrada-se com facilidade.
Um abraço e boa sorte com os filhotes 🙂
Luis Oliveira
20/11/2011 às 20:27 #229788Vivas
Já estão na sua mini-casa, tem um pouco de musgo de java, e estou a alimentados com artemia recem eclodida, agua verde não tinha por isso tentei alimentar com a artemia logo desde o inicio, e parece que está a resultar tenho os visto a come-la.
Já conto uns 6 mas ainda ha ovos por eclodir.cump
nuno22/11/2011 às 11:12 #229789vivas,
Ponto da situação:
Ainda vejo ovos por ecludir e já conto uns 8 filhotes, sou um pai orgulhoso ;D
Enquando uns mostram espírito predatório, escondem-se e atacam a sua comida rapidamente, outro são do tipo “Alentejano”, vejo a artemia ou enguia do vinagre andar por perto e só são comidas quando tem o azar de lhes passar pela boca.
Já agora alguem me podia explicar o que rampantes?cumprimentos
nuno martins22/11/2011 às 11:45 #229790Olá,
De uma forma muito sucinta poderei adiantar que um peixe” rampante” ou “belly-slider” é um peixe com problemas na bexiga- natatória e que o impede de nadar normalmente, permanecendo a maior parte do tempo no fundo do aquário.
O seu nadar é muito típico, por impulsos e na diagonal. É mais frequente nos anuais, aquando da eclosão dos ovos. A colocação de água fresca, de pastilhas de oxigénio ou de um nível baixo de água são tentativas de diminuir o seu número. Pensa-se que o nível baixo de água para facilitar o enchimento da bexiga-natatória com ar é um dos mitos da killifilia.
Esta situação pode também suceder nos adultos e inclusivamente em não anuais. Nestas situações deverá ter a ver alguma doença que atinja a bexiga ou eventualmente com más condições da água.
Normalmente estes peixes acabam por morrer porque não conseguem competir com os seus irmãos pela comida, indo progressivamente enfraquecendo.
Já os adultos podem sobreviver bastante tempo e eu já tive que aproveitar um macho de Aphyosemion bualanum “Ndouzem” para garantir a continuidade da população em minha casa. Hoje os descendentes nadam impecavelmente nos meus aquários.Espero ter ajudado,
Um abraço,
Luis Oliveira
22/11/2011 às 12:54 #229791olá
Ajudaste e muito, já algum tempo que andava a me fazer confusão esse termo.
Por acaso tenho um ou dois bebés meios parados no fundo, mas penso que seja por terem poucos dias de vida, mas vou analisar como é a forma de eles nadarem.cumprimentos e obrigado
nuno martins10/12/2011 às 20:46 #229792Vivas,
Os pequeninos pousaram para tirarem a foto 😀

depois temos os timidos que se esconderam no musgo.
cumprimentos
10/12/2011 às 20:49 #229793Estectáculo!
🙂11/12/2011 às 00:04 #229794Olá Nuno,
Boa foto dos teus pequeninos,boa sorte.
Abraço
Carlos Coelho11/12/2011 às 00:30 #229795Viva,
Fico satisfeito por os ver crescer. Está na altura de acrescentares mais uma espécie. É só dizeres que seguem de imediato.
Um abraço e continua a divertir-te com eles.
Luis Oliveira
11/12/2011 às 12:58 #229796Olá Luis oliveira,
eu acho que tens rasão ;D está na altura de aumentar as espécies aqui em casa, podes crer que está a ser muito divertido cuidar destes meninos.
A parte que me diverte mais é ver eles a comer, a fixarem a artemia com os olhos e depois pimba cá vai disto 😉um abraço
nuno martins11/12/2011 às 15:18 #229797Acredita que fico bastante contente por ler o que escreves, faz-me rever o que sinto quando nascem uns pequenos cá em casa.
Continua amigo
Um abraço23/12/2011 às 23:36 #229798E como anda isto está a andar??
23/12/2011 às 23:44 #229799Olá Aurélio,
Os peixes estão a crescer, e eu cada dia que passa fico mais contente por os ver a comer e a crescer bem 🙂
cump
23/12/2011 às 23:47 #229800Ainda bem eu ainda tenho que esperar hehehe
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.