A visualizar 15 artigos - de 16 a 30 (de um total de 35)

Home Forum APK Killifilia Manutenção Folhas de árvores

• Autor
    Artigos
    Susana Paula De Campos Alcobia
    papillon
    Participante
    • Topicos: 28
    • Respostas: 274
    • Totais: 302
    • Membro Bronze

Quem usa folhas nos aquários alguma vez reparou se os peixes as comem?

Em killies nunca experimentei.

Só tenho o testemunho de camarões que gostam de comer as folhas, as de amendoeira da Índia, ficam como se tivessem sido comidas por lagartas, ficam com aspecto de folha de rede.
    cumps
    Susana

Luis Carlos S. Passeiro
    Luis Passeiro
    Participante
    • Topicos: 21
    • Respostas: 153
    • Totais: 174
    • Membro Bronze

Os meus não as comem…

Quando as retiro estão intactas…

Engbite
    Participante
    • Topicos: 34
    • Respostas: 244
    • Totais: 278
    • Membro Bronze

Os meus não as comem…

Quando as retiro estão intactas…

Viva,

Luis:Já agora quando falas dos teus, falas de que espécies?Rivulus, Aphyosemions???Pode se saber??

Agradeço desde já a todos os que deixaram o seu testemunho e espero que surjam muitos mais…:P

Cumps
    José Pires

alfacinha
    Participante
    • Topicos: 12
    • Respostas: 93
    • Totais: 105
    • Membro Bronze

boas,

neste post falam de folhas de bananeiras, e eu pergunto quais banananeiras, as que existem na Ilha da Madeira servem?
    é que eu moro quase rodeado por bananeiras 😉

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

“Folhas de amendoeira indiana, goiabeira e jabuticabeira podem ser usadas sem problemas. Até ajudam a manter o pH da água bem ácido e estável.”
    (…)
    Conclusão:

É de acrescentar à lista a cima de folhas, que podemos usar, as folhas de:

-Bananeira
    -Goiabeira
    -Jabuticabeira

Goiabeira?! Vou experimentar, tenho uma goiabeira no quintal…

Eu costumo usar apenas folhas de amendoeira da india que são quase MÁGICAS para fazer os alevins crescer com poucas mortes…

Miguel

Engbite
    Participante
    • Membro Bronze

Viva,

alfacinha

É costume aqui no forum o pessoal assinar com o seu nome todos os post, apesar de ter um “nick name”….:P
    E sim podem ser folhas dessas mesmas bananeiras.

Miguel

Essa mesma “Magia” de que falas, também é facilmente obtida através das pinhas pinhas de amieiro…experimenta…:P

Para os dois:
    Todas as folhas que resolvam experimentar convém que estejam…BEM SECAS…e antes de as meter no aquário passa-las por água quente….:P

Cumps
    José Pires

alfacinha
    Participante
    • Membro Bronze

(…)É costume aqui no forum o pessoal assinar com o seu nome todos os post, apesar de ter um “nick name”….:P(…)

Ora repara la bem… e ve se eu não assino 😉

alfacinha
    Participante
    • Membro Bronze

vivas,

obrigado pela resposta, já vou dar um “assalto” as bananeiras e meter a secar a sombra  ;D

nelsonfpm
    Participante
    • Topicos: 60
    • Respostas: 261
    • Totais: 321
    • Membro Bronze

Boas,

Encontrei este artigo (http://www.aquaflux.com.br/conteudo/artigos/folhas-secas-no-aquario.asp) que fala de folhas que se possam usar no aquário e inclui algumas de árvores até se encontram com alguma frequência comuns (Goiabeira, Pitangueira, Limoeiro, Laranjeira). O que acham?

Cumprimentos,
    Nelson Meneses

Engbite
    Participante
    • Membro Bronze

Viva,

As folhas podem ser usadas num aquário, para vários fins, decorativo, antifúngico, escurecer a água, acidificar a água, etc. e quase todas as folhas de árvores podem ser usadas, com excepção do eucalipto e mais meia dúzia de plantas da flora portuguesa. Convém sempre que as folhas estejam BEM SECAS e dar-lhes uma fervura ou passar por água bem quente antes de meter no aquário.
    No entanto há certo tipo de “Folhas” que já comprovaram uma maior eficácia que outras, então ai deixamos de ter a flora portuguesa menos meia dúzia de plantas e passamos a ter nós meia dúzia de plantas.

No meu caso pessoal, tendo notado muitas diferenças para melhor desde que comecei a usar, uso:

Principalmente – Pinhas de amieiro (Alder cones)
    Esporadicamente – folhas de carvalho (porque se encontram em qualquer lado) e terminalia cappata (folha de amendoeira da india)

Pinhas de amieiro e terminalia cappata existem montes de testemunhos na internet de pessoas que dizem que desde que começaram a usar aumentaram os índices de reprodução dos camarões, corydoras, etc, que deixaram de ter problemas com fungos nos ovos desde que começaram a usar o chá para guardar os ovos, etc.

Fui eu que comecei a apanhar muitas pinhas e a oferecer para usarem e testarem e neste momento tenho a minha opinião formada e apenas criticas positivas as pinhas e não devo ser o único, pois a procura as mesmas tem aumentado….:P

Neste post também temos um testemunho (Joaquim Marques) que diz que usa folhas de bananeira e ninguém melhor que ele para falar dos resultados ou dos efeitos que tem reproduzido com essas mesmas folhas.

Resumindo…LOL…usem folhas das árvores, desde que saibam o que elas são, evitem folhas de árvores resinosas e que libertem cheiros aromatizantes e depois coloquem aqui os vossos testemunhos…:P…se pôs a água muito escura ou não, se o uso das mesmas vos tem dado bons resultados ou não….:P

Nelson:
    Não nos perguntes o que achamos, faz tu teste, nem que seja num frasco com água apenas e folhas e diz-nos tu o que achas… 😛 … ajuda-te a ti e ajudada-nos a nós a descobrir cada vez mais folhas novas e talvez úteis para o Hobbie…:P
    E sim, o artigo não é mau…:P

Cumps
    José Pires

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

Viva

Encontrei este link, bastante completo, sobre a preparação das folhas de árvores:

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=74917

Gostaria apenas de acrescentar um detalhe que, para alguns, pode não ser óbvio:

Cuidado com a acumulação de matéria orgânica.

Até a turfa fervida, após algum tempo em aquário, por vezes cheira mal. O mau cheio significa que as bactérias decompositoras estão a atacar a matéria orgânica.

Matéria orgânica morta resulta em amónia, nitritos e nitratos e  na proliferação de bactérias que podem provocar doenças nos peixes.

Portanto folhas mortas e turfa no aquário sim mas sem exageros, com mudanças de água regulares e, em alguns casos, convém melhorar a oxigenação da água.

Miguel

nelsonfpm
    Participante
    • Topicos: 60
    • Respostas: 261
    • Totais: 321
    • Membro Bronze

Nelson:
    Não nos perguntes o que achamos, faz tu teste, nem que seja num frasco com água apenas e folhas e diz-nos tu o que achas… 😛 … ajuda-te a ti e ajudada-nos a nós a descobrir cada vez mais folhas novas e talvez úteis para o Hobbie…:P
    E sim, o artigo não é mau…:P

Eu não me importo de fazer testes, por folhas em agua e ver se escurecem, baixam o pH ou se degradam rapidamente é fácil.
    Mas no que toca a serem benéficas para os peixes é mais complicado. Precisava de uma espécie bastante prolifera e de crescimento rápido para fazer um ensaio.

Cumprimentos,
    Nelson Meneses

Maria João Mourato
    mjm
    Participante
    • Topicos: 51
    • Respostas: 658
    • Totais: 709
    • Membro Prata
    • ★★

Olá!

Os 2 links têm o mesmo artigo.

Há duas coisas que acho estranhas nesse artigo:

– recomendar folhas de limoeiro e laranjeira, já que ambas têm óleos aromáticos. As outras não conheço.

– ferver as folhas. Isso coze as folhas degradando alguns elementos que podem ser importantes, nunca vi aconselhar a ferver as folhas de Terminalia cattapa (excepto quando se quer fazer chá, e mesmo assim há quem aconselhe a pôr de molho em vez de ferver). Além disso facilita muito a decomposição reduzindo grandemente a durabilidade das folhas dentro de água e levando mais fácilmente aos problemas referidos pelo Miguel, de poluição orgânica.

Quanto a experimentar, quando está vida em causa acho que se deve ter em consideração a necessidade dessa experiência. Se outros já a tiverem feito e houver resultados então é praticamente desnecessário correr riscos e gastar energias nisso. Se o Homem não aprendesse…

Cumps,
    João

Duarte Gonçalves Frade
    DuarteFrade
    Participante
    • Topicos: 10
    • Respostas: 81
    • Totais: 91
    • Membro Bronze

Epa, a goiabeira é da família do eucalipto, Myrtaceae, pelo que tenho algumas dúvidas…

Gonçalo João Barreto Costa
    Gonçalo Costa
    Participante
    • Topicos: 32
    • Respostas: 292
    • Totais: 324
    • Membro Bronze

eu usei folhas de azinheira q apanhei no monsanto e os peixes retribuiram com ovos!

A visualizar 15 artigos - de 16 a 30 (de um total de 35)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0