A visualizar 2 artigos - de 1 a 2 (de um total de 2)

Home Forum APK Geral DIY Filtro de Henry De Bruyn

• Autor
    Artigos

lmsalgado
    Participante
    • Topicos: 11
    • Respostas: 63
    • Totais: 74
    • Membro Bronze

Depois de ver no boletim APK Set/Out 2008 o artigo sobre o filtro de Henry De Bruyn, fiquei curioso acerca deste método e andei a pesquisar na net em busca de mais informações e de fotos mais detalhadas.
    Pois aqui estão as instruções de montagem que encontrei, bem como alguns comentários:

1- O filtro tal como é apresentado no artigo é algo trabalhoso (principalmente se tivermos que fazer muitos), no entanto descobri nesta página: http://www.aka.org/sks/NewSKSsite2006/Articles/HenryDebruynHomemade.pdf um documento pdf com as instruções detalhadas (em inglês). Se não conseguirem ver o pdf digam-me que eu envio por email.

2- Uma versão mais simples foi encontrada no Killietalk – a mailing-list da AKA. As fotos dispensam explicações, mas copio aqui a mensagem do próprio Henry De Bruyn:

Hi Charles
        on killietalk and in your SKS magazine I saw that in the US there are people who need info on constructing them
        I simplified the filters to really the bare minimum on work involved
        I will add the photo's of the last filters I have been making based on the use of round pvc tubing cut in half with a jigsaw and made to the lenght needed for the tanks and with lips for the support of the filter on the tanks. As sidings I am using plastic insect screen glued on the side with pvc glue. Some small holes in the botom and a bigger hole where you want it for the vertical tubing (outer tube 10 mm inner tube 5 mm) giving you the optimal water lift.
        Adding a bottle top with a 4mm hole in it avoiding the water splashing and a protection on the botom of the tube avoiding fish to be caught in the tube finishes the filter construction .
        filling the filter with lavarock (1/2 inch size) is all you need

greetings Henri

Agora as fotos:

jpg00009.jpg

jpg00011.jpg

jpg00012.jpg

jpg00013.jpg

jpg00014.jpg

jpg00015.jpg

3- Comentários
    Alguns comentários avulso que fui encontrando:

– Há quem ponha em causa a necessidade de O2 adicional nos killies, embora pareça ser opinião geral que mal não faz. Pessoalmente acho que os argumentos e testes apresentados no artigo do De Bruyn são convincentes….

– A principal argumentação parece colocar em causa a alegada inexistência de necessidade de TPAs.
    O factor: nitratos. Apesar de ser opinião comum que a maioria dos killies são bastante resistentes aos nitratos, isso não quer dizer que não enfraqueçam ou fiquem mais vulneráveis a doenças. Um comentário comparava a opinião de os killies serem resistentes aos nitratos, com algumas baratas serem resistentes aos insecticidas…

Ainda no Killietalk um português apresenta a leca (em substituição da rocha vulcânica) como um bom remédio para os nitratos – apesar de ao longo do texto parecer confundir nitritos com nitratos (ou então é bom para ambos) nas frases
    “A good denitrification media is Leca” e  “By using trickle filters with leca I keep low nitrate levels.”
    o texto completo está aqui: http://fins.actwin.com/killietalk/month.200801/msg00289.html

Um acréscimo meu: porque não plantas aéreas sobre a rocha vulcânica ou sobre a leca, de forma a remover os nitratos?

– Uma outra observação (esta minha) é que, apesar de a evaporação neste tipo de filtros ser positiva no verão para baixar a temperatura dos aquários, no inverno isto pode ser uma desvantagem. Uma solução poderia ser o filtro estar completamente dentro do aquário com tampa, embora acima da água. Isto exigiria aquários mais altos ou niveis de água mais baixos.

Fica o resumo e esperam-se as vossas opiniões 😉

Abraços

Ricardo Araújo Fonseca
    Ricardo Fonseca
    Participante
    • Topicos: 18
    • Respostas: 159
    • Totais: 177
    • Membro Bronze

(Creio que esse português é o Miguel Figueiredo…
    A utilização de leca parte do pressuposto de que, tendo zonas aeróbicas e zonas anaerobicas a leca faz tanto o serviço de remoção de amônio/amónia e nitritos, como de nitratos…)

Sinceramente, este, trata-se de um filtro algo complicado de elaborar e cuja elevação face ao nível de água implica – empiricamente e sem experimentar – um enorme caudal de ar para elevar a água em volume aceitável.

É verdade que não tenho muita experiência em killies – tenho alguma noutras áreas de aquariofilia – mas até agora parece que o filtro de caixa com escolha criteriosa das matérias filtrantes poderá ser a melhor solução, à qual se junta as tradicionais e com frequência não tão grande quanto a necessária, por exemplo, com os comilões e porcalhões ciclídeos, TPAs. Estas TPAs tâm, quanto a mim, duas enormes vantagens adicionais… a remoção de fosfatos em excesso (bem como de compostos azotados finais), presentes e acumulados na água reduzindo a presença de algas inestéticas e a introdução de oligoelementos essenciais e que vão sendo consumidos, quer por peixes quer por plantas, ao longo do tempo.

Cumps

A visualizar 2 artigos - de 1 a 2 (de um total de 2)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0