- This topic has 12 respostas, 8 utilizadores, and was last updated Há 13 years, 12 months by
Assuncao.
-
AutorArtigos
-
04/11/2009 às 17:43 #216160
Boas
queria partilhar a maneira como faço os aquários que tenho aqui por casa …espero que seja util!
O fundo do aquário

Colocação de um dos lados

Um dos topos com silicone

Topo já colado

Com os lados já colados

Produto final …aquário feito

Agora dividir o aquário com as seguintes dimensões 100x30x30 em 5 aquários

Por fim já finalizado e pronto a levar os nossos amigos …

Cumprimentos
04/11/2009 às 18:37 #222273Boas José!
Apesar de considerar que talvez este não seja o método mais fácil (isto numa consideração estritamente pessoal), sobretudo para aqueles que carecem de algum jeito para trabalhos manuais, é com muita satisfação que vejo MAIS um aquário feito para receber novos killis!
Eles parecem cogumelos a florescerem por Portugal…
04/11/2009 às 18:59 #222274Boas José!
Apesar de considerar que talvez este não seja o método mais fácil (isto numa consideração estritamente pessoal), sobretudo para aqueles que carecem de algum jeito para trabalhos manuais…
Boas Rubinho
o metodo que utilizo acho que é o mais fácil e olha que trabalhos manuais não é comigo ;D
Abraço
04/11/2009 às 19:02 #222275Boas,
Bom diy José, já agora qual foi a espessura do vidro que utilizaste e se podias colocar as medidas dos vidros já com os descontos do encaixe. se não for pedir muito. 😉
Cumprimentos
Ricardo Marques
04/11/2009 às 21:22 #222276Boas José!
Bom diy para os nabiços da bricolage como é o meu caso. Só uma questão: Como fazes com as tampas?
Abraço
luis andrade04/11/2009 às 23:23 #222277Olá José!
Uma opinião!
Se o vidro tiver uma espessura de 4mm, e se meteres uma fita de papel de pintura a 7mm do topo do vidro em cada aresta, logo aí ganhas linhas e colagens muito mais fáceis, quer no trabalho, quer na perfeição, e ao mesmo tempo ficam direitas!…Poupa-te rapaz 😉
Abraço.
P.S.-Continua!
05/11/2009 às 08:38 #222278Boas,
Bom diy José, já agora qual foi a espessura do vidro que utilizaste e se podias colocar as medidas dos vidros já com os descontos do encaixe. se não for pedir muito. 😉
Boas
o vidro dos lados e do fundo é de 8mm (foi me dado ) o restante é de 3 mm para poder o calor passar entre aquários.
As medidas posso depois colocar …
Bom diy para os nabiços da bricolage como é o meu caso. Só uma questão: Como fazes com as tampas?
as tampas mando cortar o vidro e faço individuais …amanhã vou colocar as tampas e tiro fotos de como faço e depois o produto final 😀
Se o vidro tiver uma espessura de 4mm, e se meteres uma fita de papel de pintura a 7mm do topo do vidro em cada aresta, logo aí ganhas linhas e colagens muito mais fáceis, quer no trabalho, quer na perfeição, e ao mesmo tempo ficam direitas!…Poupa-te rapaz
eu já fiz com esse metedo ,mas não me agradada , o que faço é logo a seguir a colar o vidro passo com o dedo e faço o acabamento assim , a mão molhada com sabão e como o silicone é transparente fica impec …tens que vir confirmar 🙂
Abraço
05/11/2009 às 09:33 #222279Obrigado Garcia, fizeste-me recordar os bons tempos em que eu fazia aquários com o meu pai (ou melhor, ele fazia e eu dava uma ajudita ;D) há mais de 30 anos. A única diferença tem a ver com o vidro traseiro, que era uns 2cm mais alto que os outros para o encosto da tampa.
Abraços.
06/11/2009 às 07:41 #222280Obrigado Garcia, fizeste-me recordar os bons tempos em que eu fazia aquários com o meu pai (ou melhor, ele fazia e eu dava uma ajudita ;D) há mais de 30 anos. A única diferença tem a ver com o vidro traseiro, que era uns 2cm mais alto que os outros para o encosto da tampa.
Abraços.
Boas Vasco
;D ;D já agora os materias usados eram quais ? ok o vidro era o mesmo mas o material para colocar era qual ?
Abraço
06/11/2009 às 11:27 #222281Viva,
Não querendo ser saudosista lembro-me perfeitamente dessa altura dos dois centímetros a mais no vidro traseiro. É giro o Vasco usar o mesmo esquema.
Já nessa altura usávamos o silicone transparente para colar.
Mas como sou um ano mais velho que o Vasco lembro-me dos meus primeiros aquários, esses com um armação em ferro e vedados com massa.Velhos tempos em que recebia de França a revista Aquarama. Como tenho os primeiros números, são capazes de valer uma pipa de massa para os coleccionadores.
Um abraço,
Luis Oliveira
06/11/2009 às 11:33 #222282Boas Luís
bem mais faceis de se fazer agora aquários …. não ;)?
Abraço
06/11/2009 às 12:00 #222283já agora os materias usados eram quais ? ok o vidro era o mesmo mas o material para colocar era qual ?
Os materiais eram os mesmos, vidro e silicone transparente. Penso que naquele tempo não havia silicone negro para aquários.
Mas como sou um ano mais velho que o Vasco lembro-me dos meus primeiros aquários, esses com um armação em ferro e vedados com massa.
Tu és é um ano mais velho que o Aquário Vasco da Gama :D, por isso é que te lembras de fazer esse tipo de aquários :D. Eu, quando vi aquários desses já eles deviam ter uns 50 anos ;D.
Abraços.
04/05/2012 às 07:27 #222284Boas José,
Desculpa estar a desenterrar este tema mas fiquei com curiosidade de ver como fizeste as tampas.
Será que ainda tens por aí este aquario? Não te importas de postar fotografias das tampas, sff?
Agora que ando a montar alguns dos meus velhinhos aquarios (alguns com sistemas pouco eficientes de tampas), ando a tentar arranjar um método melhor para as tampas. Ajuda e ideias precisam-se.
Obrigado,
João Assunção
APK108 -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.