- This topic has 26 respostas, 14 utilizadores, and was last updated Há 13 years, 12 months by
Alberto Reis.
Home › Forum APK › Killifilia › Viagens de Colecta › Expedição Ecuador ECBR11
-
AutorArtigos
-
29/10/2011 às 22:39 #217086
Olá
Regressados ontem de 1 viagem de colecta, foram capturadas 3 espécies de Rivulus, mas em pequeno número de peixes e especialmente poucos casais. Capturaram-se R. aff. limoncochae numa nova localização, aparentemente a mais afastada até agora da Terra Typica e muito próxima de uma localização também nova que foi descoberta pelo nosso amigo e sócio da APK, o catalão Josep Franch, há 2 meses atrás. Estes são mais escuros do que os clássicos limoncochae e fazem lembrar também os rubrolineatus do Peru. Capturaram-se também os aff. intermittens numa localização que eu já conhecia em 2009, mas na verdade são claramente uma nova espécie, intermédia entre os intermittens e os iridescens. E sairam também R. jucundus, numa localização que eu já conhecia. As pescas foram muito difíceis e suadas. Também capturámos e trouxemos alguns ciclídeos, caracídeos e poecilídeos. Foi a minha 3ª ida ao Ecuador e a 1ª do Eduardo Bernardo. Até agora não se perdeu nenhuma espécie.
Quando desfizer as malas espero enviar mais informação e, claro está, algumas fotos.
Abraços
Alberto29/10/2011 às 23:42 #229513Olá Alberto!
Obrigado por partilhares mas uma expedição no estrangeiro, sabendo que correu bem, e para meu espanto foi uma surpresa já tão desejado por Edu nessas andanças ;D
Abraços aos dois e venha de lá essas fotos…… 😉
30/10/2011 às 07:14 #229514Grandes Alberto & Edu!
Então cruzaram o Atlântico para pescarem aphyosemions deslavados?!
Muitos parabéns por essas colectas! Esperemos que tenhamos então uma nova espécie. Sugiro “albardoi”…
30/10/2011 às 07:41 #229515Muito bem… desejo-vos boa sorte com as restantes colectas e com a manutenção do que já apanharam… e claro, continuação de boa viagem. Já identificaram as espécies “não-killies” que apanharam?
Abraço
30/10/2011 às 16:14 #229516“Muitos parabéns” Alberto y Eduardo
Esperamos ansiosos àra conocer más detalles.
Un abrazo30/10/2011 às 18:30 #229517Parabéns Amigos.
Agora venham lá essas fotos.
Não acredito que o Eduardo não tenha para ai umas centenas delas.
Um abraço30/10/2011 às 20:00 #229518Parabéns por mais uma viagem de sucesso! Os Rivulus começam a fazer parte da tradição da APK. De “sardinhas descoloradas” que niguém queria há uns anos atrás ocupam agora a posição que merecem neste hobby fantástico!
En hora buena! 🙂
Abraço e venham de lá essas fotos!
Ricardo Nuno Santos
31/10/2011 às 11:18 #229519Ricardo Fonseca
Deves cá ter uma sorte na identificação dos não killies capturados…Deve ter sido do genero, segundos na rede até serem “identificados”, outro segundo a voar pelo ar e mais um segundo até bater na agua de novo… Se estás à espera de ver identificado algum Apistogramma estás a sonhar. Com sorte talvez apareça alguma foto do genero mas não fiques à espera.
Abraço
Paulo José31/10/2011 às 11:35 #229520Ricardo Fonseca
Deves cá ter uma sorte na identificação dos não killies capturados…Deve ter sido do genero, segundos na rede até serem “identificados”, outro segundo a voar pelo ar e mais um segundo até bater na agua de novo… Se estás à espera de ver identificado algum Apistogramma estás a sonhar. Com sorte talvez apareça alguma foto do genero mas não fiques à espera.
Abraço
Paulo JoséEspero que não tenhas razão, mas temo que a tenhas ??? Não sei os gostos do Eduardo, mas sei que o Alberto tem uma maior amplitude de gostos pelo que pode ser que ele não mande tudo fora! ;D O Equador é muito pouco explorado no que toca a Ciclídeos, só no “Pacific slope” é que se têm feito algumas expedições. Mas não só no que toca aos ciclídeos seria interessante saber o que anda realmente por lá, também nos caracídeos e nos vivíparos era interessante saber o que aparece e, se possível, trazer para Portugal. Creio que no que toca a ciclídeos anões deverão aparecer algumas espécies do complexo cacatuóides e, é bem possível, espécies não descritas… no vizinho Perú elas têm aparecido que nem cogumelos desde que as expediões se tornaram mais frequentes aquele país.
31/10/2011 às 14:52 #229521E então as plantas? Não trouxeram plantas?
E não me refiro apenas àquela que se snifa 🙂
Miguel
31/10/2011 às 22:56 #229522Trouxemos peixes e caracóis.
Dos peixes aqui vão algumas fotos miseráveis:Rivulus aff. limoncochae ECBR11-01:

Rivulus aff. irtermittens ECBR11-02:

Rivulus jucundus ECBR11-03:

Os primeiros poecilídeos (1ª localização):

Os segundos poecilídeos (2ª localização):
Os segundos ciclídeos (os primeiros são muito pequenos ainda):

Todos estes peixes nadam nos meus aquários…ao contrário do que especulam as más línguas…
Abraços
Alberto31/10/2011 às 22:58 #229523E faltam estes caracídeos…

Abraços
Alberto31/10/2011 às 23:14 #229524Fabulosos Alberto… então esse intermittens… o amarelo das barbatanas é tão vivo! Que tamanho tem? Os de El Varillal no Peru costumam ficar bastante grandes… dá-me a ideia de esse ser mais pequeno. Parabéns aos 2 mais uma vez!
Abraços!
Ricardo Nuno Santos
31/10/2011 às 23:22 #229525São realmente muito bonitos…têm verde e vermelho muito marcados mais o amarelo das barbatanas. São agressivos e podem atingir 7 cm. Os maiores que capturámos tinham 5-6 cm e foi só um casal com esse tamanho. Os restantes peixes eram mais pequenos.
Abraços
Alberto31/10/2011 às 23:24 #229526Tirando os “endler” que saltam à vista de qualquer um – e para os quais me ofereço desde já para albergar F1s indesejados 😛 – deixo para o Paulo Alves a identificação, embora me pareça que a ausência de marcações devidas ao stress possa dificultar a tarefa. Mas o gajo vai a tua casa e identifica-te isso tudo em 2 minutos! ;D
Em relação aos Rivulus, vindo de um sujeito com uma esmagadora ignorância sobre o assunto… são bonitos! ;D
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.