A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 27)

Home Forum APK Killifilia Viagens de Colecta Expedição Ecuador ECBR11

• Autor
    Artigos
    Alberto Reis
    Alberto Reis
    Moderador
    • Topicos: 243
    • Respostas: 825
    • Totais: 1068
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá
    Regressados ontem de 1 viagem de colecta, foram capturadas 3 espécies de Rivulus, mas em pequeno número de peixes e especialmente poucos casais. Capturaram-se R. aff. limoncochae numa nova localização, aparentemente a mais afastada até agora da Terra Typica e muito próxima de uma localização também nova que foi descoberta pelo nosso amigo e sócio da APK, o catalão Josep Franch, há 2 meses atrás. Estes são mais escuros do que os clássicos limoncochae e fazem lembrar também os rubrolineatus do Peru. Capturaram-se também os aff. intermittens numa localização que eu já conhecia em 2009, mas na verdade são claramente uma nova espécie, intermédia entre os intermittens e os iridescens. E sairam também R. jucundus, numa localização que eu já conhecia. As pescas foram muito difíceis e suadas. Também capturámos e trouxemos alguns ciclídeos, caracídeos e poecilídeos. Foi a minha 3ª ida ao Ecuador e a 1ª do Eduardo Bernardo. Até agora não se perdeu nenhuma espécie.
    Quando desfizer as malas espero enviar mais informação e, claro está, algumas fotos.
    Abraços
    Alberto 

João Paulo Dam. Miranda
    paulo miranda
    Participante
    • Topicos: 71
    • Respostas: 653
    • Totais: 724
    • Membro Prata
    • ★★

Olá Alberto!

Obrigado por partilhares mas uma expedição no estrangeiro, sabendo que correu bem, e para meu espanto foi uma surpresa já tão desejado por Edu nessas andanças  ;D

Abraços aos dois e venha de lá essas fotos…… 😉

RubinhoOLD
    Participante
    • Topicos: 40
    • Respostas: 420
    • Totais: 460
    • Membro Prata
    • ★★

Grandes Alberto & Edu!

Então cruzaram o Atlântico para pescarem aphyosemions deslavados?!

Muitos parabéns por essas colectas! Esperemos que tenhamos então uma nova espécie. Sugiro “albardoi”…

Ricardo Araújo Fonseca
    Ricardo Fonseca
    Participante
    • Topicos: 18
    • Respostas: 159
    • Totais: 177
    • Membro Bronze

Muito bem… desejo-vos boa sorte com as restantes colectas e com a manutenção do que já apanharam… e claro, continuação de boa viagem. Já identificaram as espécies “não-killies” que apanharam?

Abraço

Josep Franch
    Participante
    • Topicos: 2
    • Respostas: 16
    • Totais: 18
    • Membro Bronze

“Muitos parabéns” Alberto y Eduardo
    Esperamos ansiosos àra conocer más detalles.
    Un abrazo

José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 50
    • Respostas: 873
    • Totais: 923
    • Membro Ouro
    • ★★★

Parabéns Amigos.
    Agora venham lá essas fotos.
    Não acredito que o Eduardo não tenha para ai umas centenas delas.
    Um abraço

Ricardo Nuno Silva Cardoso Santos
    Ricardo Santos
    Participante
    • Topicos: 14
    • Respostas: 231
    • Totais: 245
    • Membro Bronze

Parabéns por mais uma viagem de sucesso! Os Rivulus começam a fazer parte da tradição da APK. De “sardinhas descoloradas” que niguém queria há uns anos atrás ocupam agora a posição que merecem neste hobby fantástico!

En hora buena! 🙂

Abraço e venham de lá essas fotos!

Ricardo Nuno Santos

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

Ricardo Fonseca

Deves cá ter uma sorte na identificação dos não killies capturados…Deve ter sido do genero, segundos na rede até serem “identificados”, outro segundo a voar pelo ar e mais um segundo até bater na agua de novo… Se estás à espera de ver identificado algum Apistogramma estás a sonhar. Com sorte talvez apareça alguma foto do genero mas não fiques à espera.

Abraço
    Paulo José

Ricardo Araújo Fonseca
    Ricardo Fonseca
    Participante
    • Membro Bronze

Ricardo Fonseca

Deves cá ter uma sorte na identificação dos não killies capturados…Deve ter sido do genero, segundos na rede até serem “identificados”, outro segundo a voar pelo ar e mais um segundo até bater na agua de novo… Se estás à espera de ver identificado algum Apistogramma estás a sonhar. Com sorte talvez apareça alguma foto do genero mas não fiques à espera.

Abraço
    Paulo José

Espero que não tenhas razão, mas temo que a tenhas ??? Não sei os gostos do Eduardo, mas sei que o Alberto tem uma maior amplitude de gostos pelo que pode ser que ele não mande tudo fora!  ;D  O Equador é muito pouco explorado no que toca a Ciclídeos, só no “Pacific slope” é que se têm feito algumas expedições. Mas não só no que toca aos ciclídeos seria interessante saber o que anda realmente por lá, também nos caracídeos e nos vivíparos era interessante saber o que aparece e, se possível, trazer para Portugal. Creio que no que toca a ciclídeos anões deverão aparecer algumas espécies do complexo cacatuóides e, é bem possível, espécies não descritas… no vizinho Perú elas têm aparecido que nem cogumelos desde que as expediões se tornaram mais frequentes aquele país.

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

E então as plantas? Não trouxeram plantas?

E não me refiro apenas àquela que se snifa 🙂

Miguel

Alberto Reis
    Alberto Reis
    Moderador
    • Membro Ouro
    • ★★★

Trouxemos peixes e caracóis.
    Dos peixes aqui vão algumas fotos miseráveis:

Rivulus aff. limoncochae ECBR11-01:
    RivulusafflimoncochaeECBR11-01.jpg

Rivulus aff. irtermittens ECBR11-02:
    affintermittensECBR11-02ReservaHolaVida.jpg

Rivulus jucundus ECBR11-03:
    jucundus.jpg

Os primeiros poecilídeos (1ª localização):
    poecilideos.jpg

Os segundos poecilídeos (2ª localização):
    poecilideos2.jpg

Os segundos ciclídeos (os primeiros são muito pequenos ainda):
    ciclideo.jpg

Todos estes peixes nadam nos meus aquários…ao contrário do que especulam as más línguas…
    Abraços
    Alberto

Alberto Reis
    Alberto Reis
    Moderador
    • Membro Ouro
    • ★★★

E faltam estes caracídeos…
    caracideos1.jpg
    Abraços
    Alberto

Ricardo Nuno Silva Cardoso Santos
    Ricardo Santos
    Participante
    • Topicos: 14
    • Respostas: 231
    • Totais: 245
    • Membro Bronze

Fabulosos Alberto… então esse intermittens… o amarelo das barbatanas é tão vivo! Que tamanho tem? Os de El Varillal no Peru costumam ficar bastante grandes… dá-me a ideia de esse ser mais pequeno. Parabéns aos 2 mais uma vez!

Abraços!

Ricardo Nuno Santos

Alberto Reis
    Alberto Reis
    Moderador
    • Membro Ouro
    • ★★★

São realmente muito bonitos…têm verde e vermelho muito marcados mais o amarelo das barbatanas. São agressivos e podem atingir 7 cm. Os maiores que capturámos tinham 5-6 cm e foi só um casal com esse tamanho. Os restantes peixes eram mais pequenos.
    Abraços
    Alberto

Ricardo Araújo Fonseca
    Ricardo Fonseca
    Participante
    • Membro Bronze

Tirando os “endler” que saltam à vista de qualquer um – e para os quais me ofereço desde já para albergar F1s indesejados 😛 – deixo para o Paulo Alves a identificação, embora me pareça que a ausência de marcações devidas ao stress possa dificultar a tarefa. Mas o gajo vai a tua casa e identifica-te isso tudo em 2 minutos!  ;D

Em relação aos Rivulus, vindo de um sujeito com uma esmagadora ignorância sobre o assunto… são bonitos! ;D

A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 27)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0