- This topic has 18 respostas, 10 utilizadores, and was last updated Há 13 years, 12 months by
Fortunato.
Home › Forum APK › Killifilia › Viagens de Colecta › Expedição a Castro Marim – Organização
-
AutorArtigos
-
15/09/2011 às 12:43 #217001
Boas,
Dado que parece haver interesse em colectar o nosso killie português, tendo em conta algumas coisas que foram ditas aqui no fórum, decidi, depois de muita ponderação, abrir este tópico. É importante dizer que tendo plena consciência que não sou a pessoa adequada para organizar esta expedição (nem sequer às reuniões mensais consigo ir…), e peço desde já que, se alguém se sentir à altura da tarefa de organizar ou de colaborar na organização, se manifeste. Limito-me a atirar a primeira pedra, agradecia que alguém a apanhasse.
Sei também que dada a proximidade da convenção, há outras preocupações mais urgentes. Apenas me manifestei agora porque achei que a Convenção é também talvez a melhor oportunidade para se discutir o assunto, dado que nela estarão presentes sócios, e não só, de todo o país.
Ora, sistematizando então os aspectos práticos:1.Objectivo da expedição – confirmar a existência e, eventualmente, colectar o killie português, Fundulus heteroclitus macrolepidotus. É possível também que esteja presente Artemia;
2.Local – salinas de Castro Marim, e talvez margem espanhola do Guadiana;
3.Data – idealmente, Primavera de 2012;
4.Material – material de recolha, sacos, garrafões, etc.(a determinar).
5.????
Agradecia que os sócios com experiência na matéria, e os outros também, se pronunciassem.
Deixo uma lista de publicações onde se pode obter mais informação sobre os nossos Fundulus:1.Almaça, Carlos; “Peixes dos Rios de Portugal”, Edições Inapa;
2.Oliveira, Luís; “Castro Marim e o Fundulus heteroclitus – Uma viagem para recordar e muito para aprender” in BAPK Vol. II, nº5;
3.Figueiredo, Miguel; “Primavera 2001 – À procura do Killie Português – 1ª parte” in BAPK Vol. III, nº3;
4.Figueiredo, Miguel; “Primavera 2001 – À procura do Killie Português – 2ª parte” in BAPK Vol. III, nº4.
Por favor, manifestem-se.
Cumps,Duarte Frade
16/09/2011 às 08:00 #228727Viva,
Eu alinho e ajudo no que conseguir…:P
Já agora alguém tem ou arranja as cartas militares actualizadas dessas zonas?Cumps
José Pires16/09/2011 às 09:22 #228728Olá.
Se calhar o melhor é decidirem bem primeiro o que querem organizar porque, apesar de serem parecidas, as propostas do Duarte e do Miguel não são a mesma coisa. O Duarte propõe simplesmente uma expedição de colecta ao Fundulus heteroclitus (algo que deve ser feito no âmbito da APK se bem que não necessáriamente com a intervenção directa da Direcção) e o Miguel propõe a reedição das suas “Primavera 20XX” que, como ele próprio diz, é “uma expedição independente de aquariofilistas, receptiva a todos os entusiastas, não importando o ramo da aquariofilia que praticam ou até se são aquariofilistas ou não”.
Se quiserem que eu separe este tópico em dois é só dizer.
Abraços.
16/09/2011 às 09:35 #228729Vasco,
Sugiro que se separe de modo a que possa haver inscrições especificas a cada uma delas.Luis
16/09/2011 às 13:16 #228730Mensagem apagada por já não fazer sentido (o mesmo aconteceu à que lhe deu origem).
Substituo o que tinha escrito por um apelo a que sejam objectivos. Neste tópico existe uma proposta. Se estiverem de acordo com os moldes em que é efectuada inscrevam-se, dêem sugestões para pequenas alterações e façam o projecto avançar. Se alguém pretender sugerir algo diferente está no seu direito mas, por favor, faça-o num tópico à parte.
Abraços.
16/09/2011 às 13:39 #228731Boa tarde, acho que tanto uma proposta como outra seria bem-vinda e bastante saudável para todos nós.
Apesar de não conhecer a maior parte das pessoas pessoalmente,desculpem-me a franqueza mas começa-se a sentir uma certa tensão neste fórum o que no meu ponto de vista começa a ser desagradavel.Se realmente decidirem alguma coisa sobre a expedição podem contar comigo.
Abraço
Carlos Coelho16/09/2011 às 13:43 #228732Viva,
A minha opinião em relação a esta expedição ou expedições era:
Primeiro de tudo, arranjar as cartas militares desta zona e serem marcados os principais pontos a visitar e possíveis locais onde se pudessem instalar os participantes.
Depois, mediante as distâncias das coisas, vias de acesso aos locais, etc, ponderava-se a realização de uma ou mais expedições, mas suponho que esta iniciativa terá Muitos elementos a participar e numa só expedição acho que conseguimos explorar tudo, pois com muitos participantes vai ser quase obrigatório dividir as pessoas em grupos e cada grupo seria encaminhado ou deixado junto aos pontos a explorar.Eu também acho que o que o Miguel diz que serve de alguma forma de resposta ao Duarte, são ideias que facilmente se conseguem coadunar…:P…e acho que se devem envolver OBRIGATORIAMENTE nestas explorações pessoas não killiofilas, pois é sempre mais uma forma de cativarmos essas pessoas a juntarem-se a nós..:P
Mas, não passa de uma opinião minha…:P
Certo certo é tal como pedi começaram a surgir as ideias e ainda bem que já andam as ideias no ar e que depois da nossa convenção devido as muitas conversas que vão haver durante a mesma, que vão surgir muitas coisas que solidifiquem esta ideia da expedição.
Cumps
José Pires16/09/2011 às 14:21 #228733Duarte,
Retiro o meu reply inicial à tua mensagem:
É importante dizer que tendo plena consciência que não sou a pessoa adequada para organizar esta expedição (nem sequer às reuniões mensais consigo ir…), e peço desde já que, se alguém se sentir à altura da tarefa de organizar ou de colaborar na organização, se manifeste.
Fi-lo removendo o post em que me propunha pegar na organização, dado que acabou por gerar intermináveis flames.
Não sou já voluntário para a tarefa, porque a forma como organizo este tipo de passeios pode não reunir consensos mas sim, dou-te as dicas que precisares.
Manda um mail ou uma msg.
Miguel
16/09/2011 às 15:02 #228734Meus caros,
Sugiro, infelizmente, que se apague o tópico e que se crie um novo.Não é habito fazermos isto, mas que leia o tema e as respostas colocadas não percebe o que se passa.
Luís
16/09/2011 às 15:24 #228735Luis, é capaz de ser pior. A proposta inicial mantém-se e até já existem alguns contributos posteriores. E não acho que seja um bom princípio apagar o que outros escrevem a não ser quando as regras do fórum são infrigidas, o que não foi o caso. Quem quiser poderá editar as suas próprias mensagens, como eu e o Miguel fizemos.
Para quem possa estar preocupado com eventuais picardias entre mim e o Miguel, podem ficar descansados. Tem sido com debates destes, públicos ou privados, que a APK tem andado para a frente.
Abraços.
16/09/2011 às 22:27 #228736Boas,
Só agora pude ler o que foi escrito. É com satisfação que vejo que o projecto foi razoavelmente bem aceite. Vamos ver se percebi o mais relevante do que foi escrito: o Miguel Figueiredo sugere a abertura da expedição a não killiófilos e o José Pires que se consulte cartas militares, e ambos só oferecem para colaborar de uma forma ou de outra na organização. Corrijam-me se tiver percebido mal.
Relativamente às cartas, concordo plenamente. Não me será fácil arranjá-las, mas vou ver o que é que se arranja. Se alguém conseguir acesso a umas, diga alguma coisa.
Relativamente à abertura da expedição a qualquer pessoa interessada, não vejo grandes inconvenientes, mas que fique claro que a minha proposta inicial surgiu no âmbito da killifilia, e que como tal o objectivo seria especificamente o Fundulus e não outras espécies, embora obviamente se alguém quiser aproveitar para apanhar outra coisa qualquer, desde que não comprometa a colecta dos killies, que o faça, isso é consigo. Mesmo a Artemia seria mais um bónus que um objectivo.
Relativamente à organização, não me importaria de a ceder ao Miguel, mas se ele retira a oferta continuo aberto a propostas. De qualquer forma, agradeço as ofertas de colaboração.
Vasco, se avancei com isto, foi em parte porque li noutro tópico um post do Paulo José Alves a dizer que não precisava de ser a administração a organizar algo do género.
Já agora, se quiserem começar outro tópico, nada contra, deixo ao vosso critério.
Venham mais sugestões. Acham que deva já começar a fazer uma lista dos interessados?
Cumps,Duarte Frade
16/09/2011 às 22:42 #228737Já agora, depois de ler o tópico do Filipe Torre na área de sócios, fiquei com a consciência pesada. Como se não bastasse não poder fazer praticamente nada para ajudar, ainda distraio os outros. Não pretendo distrair ninguém da organização da CAPK; como disse originalmente, eu pretendia apenas levantar a questão e discuti-la pessoalmente durante a convenção. Agradeço a troca de ideias, mas a convenção tem prioridade.
Não levem a mal.Sei também que dada a proximidade da convenção, há outras preocupações mais urgentes. Apenas me manifestei agora porque achei que a Convenção é também talvez a melhor oportunidade para se discutir o assunto, dado que nela estarão presentes sócios, e não só, de todo o país.
PS: peço desculpa, já corrigi o nome.
16/09/2011 às 23:17 #228738Ó amigo, é Torre, singular, sou só um, embora pareça dois! lol
Não distrais nada, continua. Só acho que saeria bem melhor se tu e o Miguel conversassem em privado e depois apresentassem a proposta já bem alinhavada. O gajo diz que não quer mas é a pessoa indicada, juntamente contigo, para fazer isso andar para a frente, não lhe ligues que o gajo reconsidera.
Cuidado com o Vasco, se ele lhes ferra os dentes estão tramados, é um autêntico pit-bull Moçambicano.
cumprimentos!
Filipe Torre17/09/2011 às 10:04 #228739depois de ler o tópico do Filipe Torres na área de sócios, fiquei com a consciência pesada
Vês Filipe, eu não te disse que tinhas feito m§£&@? Agora ninguém abre a boca até Novembro :-X.
Cuidado com o Vasco, se ele lhes ferra os dentes estão tramados, é um autêntico pit-bull Moçambicano.
GRRRRRRR??
Abraços.
23/10/2011 às 20:50 #228740Boas,
Retomando: segundo o Miguel Figueiredo, o material mais adequado para a captura são camaroeiros; para o transporte garrafões são, segundo ele, o que dá mais jeito.
Agradecia que, caso estejam interessados, me informem, para que se possa combinar data e logística.
Cumps,
Duarte Frade -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.