- This topic has 10 respostas, 5 utilizadores, and was last updated Há 16 years, 8 months by
andraykens.
Home › Forum APK › Killifilia › Iniciação › Dúvidas comida viva!
-
AutorArtigos
-
10/12/2008 às 00:19 #215856
Primeiro que tudo os meus sinceros parabéns à APK pelo trabalho desenvolvido do qual tenho pouco conhecimento mas pelo que já vi da convenção… adorei!
Estando eu com o bichinho, mas sendo uma pessoa pouco propícia a actos irreflectidos por natureza, e mais ainda quando se trata de seres vivos, venho primeiro pedir informações sobre as quais não estou minimamente familiarizado e que podem influenciar sobremaneira a minha opção.
chega de paleio.
o meu receio é de não ter tempo para alimentar os peixes uma vez que só comem comida viva (geralmente).
Quantas refeições lhes dão por dia?
Essas culturas vivas são complicadas ou só custa começar?
Um frasco de ovos de artémia dura quanto tempo? (se tiverem 1 espécie mais alevins)
Como vivo no deserto, só pela net conseguirei ter ajuda para tratar bem dos peixes da espécie que escolher (dos mais rijos)?1 abraço ao forúm e continuação de uma excelente aquariofilia
Luís Andrade10/12/2008 às 00:37 #220015Olá Luis.
Bemvindo ao fórum da APK e à killifilia.
Acho excelente a tua opção por tomares primeiro conhecimento das coisas e só depois te decidires por avançar ou não. É a melhor opção para ti, para a killifilia e para os peixes :).
Quanto à tua questão, ela parte de um dos mitos que envolve os killies e que é o de que só comem comida viva. Pois, não é verdade. Os killies comem de tudo. Tens bastante informação no nosso site, na área “Killifilia” e nas secções “Alimentação” e “Manutenção”. De qualquer modo não erro muito se te disser que a maioria dos killiófilos alimenta os seus peixes à base de comida congelada (artémia e larva vermelha) complementada com alguma comida viva de fácil criação em casa (ex. vermes de Grindal) ou recolhida no exterior (larvas de mosquito e dáfnias). Para os alevins é a artémia recém nascida complementada com micro vermes. Tudo fácil de obter, criar, capturar. Existem ainda as pastas alimentícias feitas em casa com produtos existentes em qualquer supermercado.
Quanto à periodicidade, os meus raramente comem uma vez por dia. Por isso é que também crescem pouco ;D. Mais a sério, duas vezes por semana chega para manter os peixes vivos, quatro vezes por semana chega para manter os peixes de boa saúde, uma vez por dia chega para reproduzir bem os peixes, duas vezes por dia chega para obter prémios em convenções.
Abraço
10/12/2008 às 01:17 #220016Muito obrigado pela rápida resposta.
É para mim uma honra no meu primeiro post ser respondido pelo Presidente da APK! O meu muito obrigado.Essa periodicidade que falas é quanto à comida viva ou quanto a qualquer tipo de comida? não percebi bem.
De qualquer das formas penso que estou com receios um pouco descabidos não? (é feitio meu ser pessimista)1 abraço
Luis Andrade10/12/2008 às 09:08 #220017Oi Luís
Antes de mais bem vindo!!!
A periocidade aque o vasco se refere pode ser feita com comida congelada claro que se a fizeres com comida viva os peixes agradecem… A título de exemplo eu raramente alimento os meus peixes com comida viva e apenas os alimento uma vez por dia e isso não me impede de manter alguns bons exemplares.
Em relação a viveres no “deserto”, há pessoas nas mesmas condições que mantêm killis com excelentes resultados, é apenas uma questão de manteres contacto e perguntares todas as dúvidas, mesmo as que te pareçam idiotas.espero ter tirado alguma das tuas dúvidas
abraço
10/12/2008 às 14:17 #220018Sim, como diz o Ricardo, aquela periodicidade serve para qualquer tipo de comida. Se esta for viva melhor e também é melhor se for variada. Como vês pelo exemplo do Ricardo a coisa não é um bicho de sete cabeças: raramente comida viva, uma vez por dia e montes de prémios com exemplares magníficos.
A killifilia é uma das actividades perfeitas para quem vive em “desertos” ;D. Os peixes/ovos podem ser enviados por correio, quase todo o tipo de material necessário também e apenas a comida congelada poderá ser mais difícil de encontrar. Por outro lado, nos “desertos” é mais fácil encontrar comida viva do que na “civilização” :). A APK também está estruturada de modo a dar o máximo apoio aos sócios “deserticos”. A informação e contactos on-line estão facilitados pela existência de um site informativo, por uma área de sócios com um chat bastante activo e, agora, por um fórum que se espera muito participado. Os contactos presenciais são incentivados pelos núcleos regionais e em breve também pelos grupos locais. O apoio de outros sócios é fundamental e nisso os nossos são exemplares.
Enfim, aos poucos vamos dando cabo desse pessimismo :).
Abraço
10/12/2008 às 14:56 #220019Muito obrigado pelos esclarecimentos!
De facto, a coisa à primeira vista parece mais complicado do que na realidade talvez seja.
Acho que vou mesmo arrancar com esta experiência depois de pesquisar mais um pouco, claro.
Como dizia o meu querido avô “enquanto não reconheceres as coisas todas pelos nomes… vai estudando!”Para terem uma ideia dos meus receios: uma vez perguntei numa loja aqui perto como são os killies. A resposta foi a seguinte: “é pá… são giros… mas para se reproduzirem tem o criador de ter todo o trabalho!!!” 😀
Se calhar só tinha mesmo criado guppies (sem apuramento de linha)!
1 abraço
Luis AndradePS: Acho que vou continuar a chatear. enquanto tiverem paciência.
11/03/2009 às 11:54 #220020O bom tempo vem aí!
Vou montar um pequeno lago no quintal para os peixes da filha que estão no aqua pequeno do quarto dela!
Vou ficar com um aqua pequeno livre!
Vou fazer-me sócio da APK e … vou ter um casal de “Australianos” se me derem claro 🙂Brevemente vão ter notícias minhas ::)
1 abraço
11/03/2009 às 17:47 #220021olá
espero que tenhas pensado muito bem nestes 3 meses.Penso que tomaste o caminho certo.
Eu posso dizer que fazes bem, pois é mais um para o grupo e vai ver que não te arrependes a todos os niveis, gosto pelo hoby e pelo apoio que vais ter daqui para a frente.Sim , porque o grupo Killiófilo é unico no mundo da aquariofilia. É o unico que oferece peixes faz trocas e reúne todos os meses.
Se pensares em estar presente neste sabado na reunião já podes levar um ou dois casais para casa, ofereço eu em nome da APK.
até lá um abraço
Joaquim Marques
APK24112/03/2009 às 00:48 #220022Boas Joaquim,
Desde já agradeço imenso a tua oferta! Contudo não me será possível comparecer.
As reuniões para mim não dão. Não são perto e tenho 2 putos muito pequenos que requerem muito tempo. Obrigado na mesma.
Quanto ao espírito, pelo que vou vendo é o melhor, e isso é que é importante!
A ideia é fazer-me sócio, ver o que tenho de aprender e comprar ainda e só depois mandar vir o casal. Atenção 1 casal porque não tenho espaço disponível para uma fishroom. Voçês é logo à grande… levas uns sacos e pronto!!! 😀1 grande abraço
12/03/2009 às 11:10 #220023Viva
… Quanto ao espírito, pelo que vou vendo é o melhor, e isso é que é importante!
A ideia é fazer-me sócio, ver o que tenho de aprender e comprar ainda e só depois mandar vir o casal. Atenção 1 casal porque não tenho espaço disponível para uma fishroom. Voçês é logo à grande… levas uns sacos e pronto!!!Pois é Luis… as reuniões da APK são o único local em que se pode “ir á pesca” não levar cana e vir com uns sacos de peixe!
E só um casal ??? Isso dizes tú agora!!! ;D ;D ;DAbraço,
Vitor Vieira31/08/2009 às 00:59 #220024Olá de novo pessoal!
Tenho andado a estudar mais as espécies e a tentar enquadrá-las com aquilo que quero fazer.Projecto
1 aqua de 20 ou 30 litros bem plantado, com substrato e 1 casal.
aquários de criação da mesma espécie.A ideia é ir mergulhando neste mundo devagar e aprofundar os conhecimentos sobre a espécie mantida e sobre a manutenção de killies.
Fazer um aqua plantado tem como finalidade extrair a máxima beleza da espécie e usar isso para tentar atrair mais interessados a este ramo da aquariofilia na minha região. Digo isto porque são professor e tenho sempre um ou outro aluno que se interessa pelo tema.Questões
Se comprar o material pela cooperativa tenho de ir a Lisboa buscar?
Tenho de reunir as culturas de arranque antes de ter os peixes?
Posso escolhar das espécies que neste momento existam para oferta?obrigado a este excelente forum
Luis Andrade -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.