Aurelio CamachoParticipante
- Topicos: 8
- Respostas: 46
- Totais: 54
Membro Bronze
- ★
![]()
Olá,
Li algures aqui no forum que as folhas de carvalho fazem o mesmo efeito ou semelhante que as folhas de amendoeira alguem tirar tirar a duvida.
Abraço

Paulo José AlvesParticipante
- Topicos: 119
- Respostas: 1550
- Totais: 1669
Membro Platina
- ★★★★
![]()
Olá
As folhas de Terminalia têm um efeito antifungico pronunciado, tambem são um pouco acidificantes da agua. As folhas de carvalho têm um ligeiro efeito acidificante e está dependente das caracteristicas que a agua usada tem à partida, se for mesmo dura e alcalina não adianta.
Abraço
Paulo José
Olá,
Ainda não vi nada cientificamente provado que fale sobre as propriedades antifúngicas das folhas de amendoeira da India. Não quer dizer que não exista, eu ainda não vi. Mas é muito comum ouvir-se essa afirmação.
Pelo sim, pelo não, eu costumo utilizar um pouco da água envelhecida nas folhas de amendoeira quando tenho os ovos dos não anuais e eclodir.
Não as coloco nos aquários (os meus aquários não têm substracto) porque se desfazem e ficam em pó. Eu prefiro utilizar algumas folhas de carvalho, só porque dão uma ligeira cor âmbar á água, que os killies parecem gostar e ao taparem um pouco o fundo nu também lhes transmitem uma maior sensação de segurança.
Quanto às propriedades químicas e até farmacológicas que possam transmitir à água não lhe posso adiantar muito mais, por simples falta de conhecimentos.
Um abraço,
Luís Oliveira