- This topic has 4 respostas, 4 utilizadores, and was last updated Há 11 years, 8 months by
Tiago Daniel Matos.
Home › Forum APK › Killifilia › Manutenção › Drosófilas
-
AutorArtigos
-
08/08/2014 às 23:25 #218280
Boa noite,
Venho partilhar uma foto de uma cultura de Drosófilas (das que tem asas mas não voam) descendentes das que o Luís me deu numa das últimas reuniões.
Já tinha tentado fazer cultura em garrafões de 5L deitando aveia e bananas aos pedaços e uma colher ou duas de vinagre. O meio resultou, porque elas se reproduziram muito bem, mas o problema é que como o gargalo é pequeno as paredes dos garrafões ficavam húmidas e as moscas morriam lá coladas. Os frascos de vidro alto resultam muito bem, não ganham humidade nas paredes pois têm um bocal largo.
Quer nos garrafões quer em frascos de vidro usei inicialmente pedaços em papel de alumínio amarrotados de modo a imitar ramos, mas para reutilizar teria de os lavar, secar, e tirar as pupas secas e demora tempo e dá trabalho desnecessário. Vi na net que um método é usar palha como suporte de pouso das moscas, sendo assim pus o alumínio, depois de lavado, para reciclar e arranjei como alternativa barata a palha seca que se compra para os hamsters e coelhos fazerem os ninhos. A palha dura um tempo considerável antes que seja degradada ao ponto de ser necessário colocar mais palha no frasco de cultura.
Para isolar as moscas do meio ambiente e das suas primas voadoras uso meia de senhora e um cordel ou arame para selar devidamente o sistema. É preciso lavar as meias entre culturas (para além dos frascos claro) para remover os dejectos das moscas.O meio que está na foto foi feito assim (mas é ligeiramente diferente das versões anteriores em que também triturei os ingredientes; ainda não tenho um protocolo fixo…):
3 colheres de sopa de flocos de aveia calibre pequeno fervidos num pouco de água cerca de 1 minuto enquanto se mexe.
Com a varinha mágica e copo de plástico acoplado triturei duas bananas maduras.
De seguida coloquei a papa de aveia no copo da varinha mágica e triturei mais um pouco.
Esqueci-me do vinagre e já tinha colocado um pouco da papa de mosca num frasco. Assim, no frasco deitei um pouco de vinagre (umas duas gotas?) e na papa que estava no copo da varinha mágica tentei pôr a mesma proporção (4 x mais).Desta vez ficou com mais banana e menos aveia… logo mais líquida. Acho que elas não se vão importar, porque têm quantidades apreciáveis de aveia e banana, e também não vão morrer afogadas porque ainda ficou com alguma consistência e têm a palha. Mas tenho receio que com a degradação do meio fique demasiado líquido eventualmente, por isso, se isso acontecer, da próxima vez irei colocar mais aveia.
Deixo então a foto, de uma cultura recém-preparada… claro que vai perdendo a beleza mas em contrapartida vai ganhando em número de moscas!

Um abraço!
Tiago
12/08/2014 às 19:30 #238357Boas!
Obrigado por partilhares a tua experiência. Aqui vai a minha. 🙂
Agora, já não mantenho Drosófilas (há certas comidas vivas, que, para quem vive num apartamento e pretende continuar casado, 😀 se tornam um pouco difíceis de manter), mas mantive-as durante algum tempo e, efetivamente, nunca me dei bem com as folhas de alumínio.
A minha maior dificuldade prendia-se, essencialmente, com a eliminação das culturas velhas. Lembro, mais uma vez, que vivo num apartamento; colocar as culturas no lixo é sempre complicado devido ao mau cheiro e às inúmeras moscas que as culturas velhas ainda mantêm. O melhor destino da cultura seria, naturalmente o WC, mas as folhas de alumínio complicavam muito todo o processo. A determinada altura, quando comecei a encontrar Drosófilas espalhadas pela casa, que se tinham escapado do lixo e também de aquários onde os peixes não tinham sido suficientemente rápidos a apanhá-las. Decidi que já chegava e pus fim a todas as culturas de Drosófilas. 😛
Cumprimentos,
Aníbal Coelho12/08/2014 às 21:01 #238358Aníbal,
É pertinente o teu ponto de vista. E muito…
Como as tenho fora de casa, num anexo onde tenho a fishroom, não tenho esse problema. Vai tudo directo para o lixo. Como tenho várias culturas, quando reutilizo uma nova embalagem já está tudo mais que morto.
Mas sei o que é moscas e mosquitos/melgas a fugirem dos aquários. Só da última vez foram umas largas centenas de mosquitos que nasceram do balde onde os tinha e nos próprios aquários. Se tivesse sido em casa, não estaria agora a escrever aqui. Estaria certamente bem morto. ;D
Abraço,
Luis Oliveira
Nota – Tiago, cultura com muito bom aspecto. Obrigado por partilhares
15/08/2014 às 14:27 #238359Olá!
Tiago, e que tal escreveres um artigo sobre a forma como cultivas as moscas?
Um abraço!
Filipe Torre23/08/2014 às 10:52 #238360Bom dia a todos,
Obrigado pelo feedback 🙂
Peço desculpa por só agora responder, mas estive fora de Lisboa 8 dias, sem internet, e só cheguei na 5ªf à noite.
Filipe, posso escrever claro. Penso que o conteúdo será, no entanto, pouco mais do que escrevi no post. Vou tentar fazer uma curta contextualização para ficar mais agradável, e ligeiramente mais extenso. Quando precisas do artigo?
Abraço
Tiago Matos
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.