A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 29)

Home Forum APK Geral DIY DIY Filtro para aquas (7L)

• Autor
    Artigos

Nuno Domingos
    Participante
    • Topicos: 3
    • Respostas: 17
    • Totais: 20
    • Membro Bronze

Boas tardes,

Iniciei-me no hobby dos killies ainda nem uma semana fez…
    O(s) meus aquários disponíveis de momento são uns pequenos (30x15x20) levam cerca de 7L, como tal, tenho um problema visto estar muito mal de finanças deparei-me com a situação de ter de fazer o meu próprio sistema de filtragem.

Ora, eu vi o sistema que o Luís Oliveira usa em casa dele e desde aí tenho andado a procurar por uma solução que me satisfaça.

Como tenho falta de espaço vi-me obrigado a pensar numa solução que não me tirasse muito espaço nos meus aquas minúsculos. Penso ter encontrado a solução, vou usar uma caixa de palitos onde vou colocar um pouco de matéria filtrante e “composto biológico” para as minhas bactérias limparem a água.

Ainda não executei a operação pois falta-me uma bomba de ar e os respectivos tubos. Queria saber o que acham de esta solução, se existem por aí “micro filtros” (o Ricardo falou-me de uns que comprou na convenção em Espanha no ano passado).

Vou fazer um pequeno desenho e grave problema ainda não sei onde coloco o tubo se fica logo no topo do filtro ou se fica em baixo no filtro.

alfafiltrose3.th.jpg

Atenção: Sou novato nisto portanto todos os inputs serão bem-vindos.

José Garcia
    Participante
    • Topicos: 57
    • Respostas: 396
    • Totais: 453
    • Membro Prata
    • ★★

Boas

eu nos meus seis aquários tenho só uma pedra difusora , faço tpa's semanais e aspiro o fundo (não tenho substrato)

Cumps

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Para aquarios de pequenas dimensões em que o espaço livre conta muito a opção que eu uso é a que o Garcia referiu.
    Mudas de água frequentes, era bom que fossem semanais, e não uso substracto. Ao mudar a água, aspiro ao mesmo tempo a sujidade do fundo.
    Uso o mop para o aquário não ficar nu e para fazer a maxima recolha de ovos.
    Podes usar plantas, não aconselho em aquário para obteres ovos, que poderão ser o feto de Java, as anubias e o musgo de Java. Todas necessitam de pouca luz e não precisam de substracto.

Um abraço,

Luis Oliveira

Nuno Domingos
    Participante
    • Membro Bronze

Para aquarios de pequenas dimensões em que o espaço livre conta muito a opção que eu uso é a que o Garcia referiu.
    Mudas de água frequentes, era bom que fossem semanais, e não uso substracto. Ao mudar a água, aspiro ao mesmo tempo a sujidade do fundo.
    Uso o mop para o aquário não ficar nu e para fazer a maxima recolha de ovos.
    Podes usar plantas, não aconselho em aquário para obteres ovos, que poderão ser o feto de Java, as anubias e o musgo de Java. Todas necessitam de pouca luz e não precisam de substracto.

Um abraço,

Luis Oliveira

Eu tenciono fazer as mudas de água semanais, aliás amanhã (sábado) ou domingo será feita uma nova muda de água. Tenho um tubo mais duro ligado ao cifão para ter melhor controlo na limpeza dos detritos no fundo. Mesmo com este sistema penso que não fico descansado senão tiver uma espécie de filtro.

Em relação às plantas não sei se vou meter alguma por enquanto, já tenho é uns troncos (de sobreiro) começados.

P.S. Obrigada pelos vossos inputs pois se não fosse por isso penso que dava em maluco de tanto matutar sozinho  ;D
    O Ricardo também já deve de andar um bocado saturado com os meus telefonemas.

Ah ontem ia morrendo de susto, no fim de ter dado mais umas dáfnias ao meu casal de Aphyosemion Striatum LEC 93/29 não conseguia encontrar o macho… É que foi tremer até o ver a imergir de dentro da mop  ::)

Rui Choças
    Participante
    • Topicos: 51
    • Respostas: 717
    • Totais: 768
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá!!

O que eu utilizo desde há um tempo para cá é este tipo de filtro, bastante eficaz e barato que é o que se quer.

Pic_16506_8.jpg

Foi uma ideia retirada do site do EKC e de um post colocado pelo nosso conhecido José Tauste, realizei algumas modificações mas ainda assim aqui fica o link se quiseres.

http://elkilliclub.org/foro/index.php?topic=1508.0

Até mais

Rui Choças

Nuno Domingos
    Participante
    • Membro Bronze

Sim parece ser bastante bom! Muito obrigada pelo link para esse filtro. Agora só falta os materiais  😛

Para a quinta-feira que vêm já o devo de ter montado.

José Garcia
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

Sim parece ser bastante bom! Muito obrigada pelo link para esse filtro. Agora só falta os materiais  😛

Para a quinta-feira que vêm já o devo de ter montado.

Boas

as matérias filtrantes podes colocar algo de poroso (tijolo,rocha vulcâncica)não necessitas de comprar as que se vendem nas lojas que são muito caras.

Cumps

Nuno Domingos
    Participante
    • Membro Bronze

Já tinha pensado em tijolo partido aos bocados mas depois pensei que era capaz de pintar a água. Vou experimentar.

José Garcia
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

Já tinha pensado em tijolo partido aos bocados mas depois pensei que era capaz de pintar a água. Vou experimentar.

acho que não pinta

Rui Choças
    Participante
    • Membro Ouro
    • ★★★

Passa bem por água antes, retira bastante do pó que irá originar a côr.

Podes também optar por colocar uma coisa que se chama Leka que é utilizada em construção, mas que normalmente se encontra à venda em sacos pequenos para serem colocados por cima da terra e que de certeza já viste em algum vaso com plantas, são um tipo de bolas escuras e muito leves, pelo que neste caso convem colocar umas pedras no fundo para ele não vir ao de cima.

Abraço

José Garcia
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

Podes também optar por colocar uma coisa que se chama Leka que é utilizada em construção, mas que normalmente se encontra à venda em sacos pequenos para serem colocados por cima da terra e que de certeza já viste em algum vaso com plantas, são um tipo de bolas escuras e muito leves, pelo que neste caso convem colocar umas pedras no fundo para ele não vir ao de cima.

Boas Rui

acho que a leca com o tempo é que vai “pintado” a agua ,porque apodrece.

Abraço

Rui Choças
    Participante
    • Membro Ouro
    • ★★★

Boas Rui

acho que a leca com o tempo é que vai “pintado” a agua ,porque apodrece.

Abraço

Olá José!!

Não sei até que ponto isso é mesmo assim!
    Realmente ainda não a utilizei em aquarios, mas posso te garantir que ao ar livre e sob condições de chuva e calor abrasador ela não se deteriora de maneira alguma.
    Podem haver vários tipos de leca, bem como existe vários tipos de granulometria, por isso podem haver algumas que se deteriorem na água e outras não.

Sei de pessoas que as usam à largos anos e onde permanecem em filtros por períodos de 3 anos sem algum problema, por isso…

Abraço

Prum
    Participante
    • Topicos: 6
    • Respostas: 30
    • Totais: 36
    • Membro Bronze

Quanto ao filtro Rui e mesmo uma boa ideia muito pequeno e eficaz para o caso, quanto ao recepiente que usas e o que? (parece aquele coisinho que se usam para a analise é?)

quanto as materias filtrantes tenho lido que o pessoal usa muito a leca e não tem tido problema,mas  uma ceramica e uma esponja talvez seija o suficiente não?

cumps
    vicente

Rui Choças
    Participante
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá Vicente!

Quanto ao filtro Rui e mesmo uma boa ideia muito pequeno e eficaz para o caso, quanto ao recepiente que usas e o que? (parece aquele coisinho que se usam para a analise é?)

É mesmo, um recipiente para análises  ;D

quanto as materias filtrantes tenho lido que o pessoal usa muito a leca e não tem tido problema,mas  uma ceramica e uma esponja talvez seija o suficiente não?

Eu utilizo isso mesmo, lã para filtros e ceramicas que tinha cá por casa.

Abraço

Prum
    Participante
    • Topicos: 6
    • Respostas: 30
    • Totais: 36
    • Membro Bronze

esse Filtro esta altamente e como eu vou começar com killis achei uma ideia fantastica para os meus aquarios, sabes onde posso arranjar desses recepientes?

cumps
    vicente

A visualizar 15 artigos - de 1 a 15 (de um total de 29)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0