- This topic has 14 respostas, 9 utilizadores, and was last updated Há 13 years, 12 months by
Tiago Amaral.
Home › Forum APK › Killifilia › Manutenção › Dilema com Aphyosemion torto
-
AutorArtigos
-
05/05/2012 às 20:49 #217505
Olá
Estou com um dilema entre mãos…
Tenho apenas um casal adulto de Ap. pascheni Festivum, lindos mas que neste momento se recusam a pôr ovos. Tenho também vários juvenis mas apenas 2 machos sendo que um deles nasceu com a espinha torta. É o único do grupo assim.
Ou seja, à excepção deste torto fico apenas com um macho perfeito que está a crescer forte e saudável.O macho torto também é forte e parece muito saudável mas… é torto.
O que vocês fariam no meu lugar? :-
Sacrificariam este macho ou deixariam que cresça e se reproduza? Posso necessitar dele para recuperar a espécie mas… será que este problema não passará para a descendência?
Obrigado
Abraços
05/05/2012 às 21:36 #233151Olá Eduardo,
O teu dilema é efectivamente um dilema…
Em primeiro lugar depende da moralidade de cada um…
E depois essa mal formação poderá não ser genética…
Eu esperava para ver o que vai acontecer
Cps
A. Castro05/05/2012 às 21:47 #233152olá
Eduardo , eu tenho um casal de exidodeum, a femea é mesmo “torta” e os filhos estão perfeitos.05/05/2012 às 22:22 #233153Olá Eduardo,
Eu não consigo mata-los então arranjei como opção um aquário comunitário onde coloco os machos em excesso e os defeituosos.
Acho que assim dou-lhes a oportunidade de eles se safarem e não fico com a consciência pesada, seja qual for a tua opção se necessitares de algum macho fala comigo.
Abraço
Carlos Coelho05/05/2012 às 23:43 #233154Boas Edu!!
Penso, e é da praxe entre nós alguém sempre ajudar… De certeza que vai haver alguém disposta ajudar-te a dar um casal jovem para manteres essa linda espécie… “futura”
Não vejo mal maior para tanta preocupação na espécie…
Sobre a deficiência da mesma e falando esqueleticamente eu pessoalmente mantenho ela (até um dia Deus lhe pertencer) Falo isto porque ontem tive cá três (paparazes 🙂 ) em que viram uma raridade com 3 anos (kathetys fêmea), logicamente não se reproduz mas dou-lhe qualidade de vida há 3 anos e mais tarde lhe dou o seu merecido eterno descanso um dia não duvides.. Plástico sem vaco e dentro de um livro que adoro…….VOU MESMO! Desculpa o aparte!
Mas penso que deves dar a dignidade de viver sempre, mediante que ele não consiga fecundar os ovos etc…
Sobre a parte genética como diz o Castro, acho que seja um principal factor ou seja teu grande problema, sanguinidade saturada, acho que está na altura de refrescar como se diz aqui no Alentejo este ano na CAPK- 2012
Aquele abraço,
Modesta opinião amigo!…
06/05/2012 às 06:56 #233155Oi Edu!
Resolvi comprar o aquário/equipamento em 2ª-mão não só para ficar mais barato pois ainda era estudante, como também serviriam perfeitamente para o destino que tinha em mente.
Eu nunca na minha vida matei propositadamente um peixe. Acidentalmente ou por descuido, enfim, já não posso dizer o mesmo…
06/05/2012 às 09:57 #233156Já respeito pela namorada é outra questão
06/05/2012 às 16:00 #233157Olá amigos
Obrigado pelos conselhos.
Também eu não tenho vontade nenhuma de matar peixes. A minha questão prende-se mais com a possível transmissão deste defeito à descendência.
Para já vou deixá-lo crescer e não o vou utilizar na reprodução a menos que seja mesmo necessário.
Abraços!
06/05/2012 às 16:15 #233158Enfim…
06/05/2012 às 18:11 #233159Ruben,
De facto não te conheço pessoalmente. Só digo: Lê o que escreveste.Sei que escrevi uma frase seca…mas não penso que tenha havido desrespeito da minha parte.
Cumps,
JoãoEduardo, desculpa usar o teu tópico. Penso que sabes que isto não tem nada a ver contigo.
Bjs,
João06/05/2012 às 18:41 #233160João
Claro que sim, não te preocupes com isso. 🙂
O assunto que me fez criar o tópico já está esclarecido e decidido e não voltarei ao mesmo.
Abraços
06/05/2012 às 18:43 #233161Ruben,
A João está a brincar e não pretende ofender ninguém.Acredita, ela é 5 estrelas.
Um abraço e vemos na DKG.
Luís
06/05/2012 às 19:00 #233162Obrigada Luis, mas tudo o que eu disse foi a sério. Não para ofender, mas para dizer que não gosto que se defenda o tipo de actuação exposto. Não gosto que o façam comigo, e tento não o fazer com os outros. Claro que cada um leva a vida como quer ou pode, e eu não sou ninguém para dizer se está certo ou errado. Mas penso que ainda posso dizer o que penso desde que não prejudique ninguém.
Bjs,
João06/05/2012 às 19:03 #233163João,
Como te conheço e o Ruben não devido à distancia, só queria evitar mais confusões.bjs
Luis07/05/2012 às 20:35 #233164Sim Rubéns ;D, cheguei a ver o guentheri, entre outros, a nadar feliz e contente no belo aquário da tua cara metade e não me recordo dela estar triste por ter lá killies, antes pelo contrário.
Não percebo é porque é que te picas com alguns comentários, deves alguma coisa a alguém? 😉
Grande abraço.
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.