- This topic has 20 respostas, 9 utilizadores, and was last updated Há 14 years, 4 months by
Frederico Feitor.
Home › Forum APK › Killifilia › Manutenção › diferenças temp gabão e madeira
-
AutorArtigos
-
02/01/2012 às 15:53 #217212
boas,
para seguimento da conversa sobre temperatura na madeira, achei melhor criar um novo topico em vez de continuar a falar deste assunto num topico sobre folhas de amendoeira da india ;D
fui procurar dados sobre o gabao e madeira a nivel de temperaturas para os poder comparar, e cheguei a uma conclusão, eu das duas uma, ou estava pitosga quando vi a temperatura do aquario no verão ou a memmoria já me esta a faltar ;D
Recordo que eu disse que o aquario no verão ia entre 27º e 28º, deixo aqui o link sobre a temperatura das duas zonasgabão:
http://pt.allmetsat.com/clima/gabao-guine-equatorial-sao-tome-e-principe.php?code=64550madeira:
http://pt.allmetsat.com/clima/acores-madeira-canarias-cabo-verde.php?code=08522cheguei a conclusão que no gabão as temperaturas são superiores a madeira, por isso os Aphyosemion striatum concerteza que conseguirão suportar as temperaturas da madeira.
cump
nuno martins02/01/2012 às 16:13 #230394Boas Nuno!
As temperaturas apresentadas são em média, não quer dizer que sejam precisamente essas!
Lembro-me muito bem neste Verão, por exemplo, estarem 29º e algumas vezes 30º nos aquários. Houve altura que pensei que os peixes iam todos morrer, mesmo sendo tropicais.
Perante isto, fico preocupado com a situação dos killies, não quero chegar ao Verão e vê-los todos a bater a bota. Quanto ao Striatum nem quero pensar por agora… 🙁Abraço,
Pedro
02/01/2012 às 17:20 #230395Olá!!!
Nuno as temperaturas que indicas do site, são as temperaturas do ar e não da água!!
No caso da Madeira a diferença entre temp. do ar e da água em altitudes médias não será muito diferente.
Mas em relação ao Gabão de certeza que as diferenças serão muito superiores, nem que seja pela quantidade de selva de rodeia os cursos de água, chegando mesmo a tapar por completo a entrada de luz solar em estratos mais inferiores…
A falta de luz directa aliada a um grau de humidade perto dos 100% origina um efeito de constante pluviosidade indirecta, o que leva a que a temperatura dos cursos de agua a baixarem consideravelmenteÉ por isto que não acho que a relação que fazes seja muito adequada, mas vale prevenir e não colocar os peixes a essas temperaturas por longos períodos.
Até breve!!!
02/01/2012 às 17:51 #230396Alguns Aphyosemions do Gabão vêm das MONTANHAS! Em tempos troquei mails com uns entusiastas sul-africanos que costumavam ir todos anos para o Gabão apanhar killies… e apanhavam-nos muitas vezes em águas com temperaturas baixo de 20 C – segundo eles.
Miguel
02/01/2012 às 17:59 #230397boas,
Ora esta explicado o porquê desses peixe não suportarem temperaturas altas, eles vêm das montanhas, na madeira a temperatura do ar e da agua nas montanhas devem ser baixas.
a humidade da madeira deve rondar os 97 a 98% na altura do verão, mas claro não tem vegetação a tapar ;D
agora não sei como irei baixar a temperatura da agua no verão 😛alguem tem sugestões?
cump
02/01/2012 às 19:00 #230398Eu nos meus aquários (poucos) montem umas ventoinhas.. comprei um transformador e umas ventoinhas de computador.. pouco mais de 3€ o transformador e 6€ cada ventoinha.. depois é so deixar aquilo ligado durante o dia..
enquanto sem ventoinha tinha um aquário de 40litros a 26º.. os aquários de 10L das Austrolebias estavam nos 20º..
Abraço
Frederico02/01/2012 às 19:40 #230399Boas!
Se tiveres interesse procura o artigo que eu traduzi para o BAPK da expedição GJS ao Gabão, escrito por Mogens Juhl. Considero o artigo interessantíssimo e, a par e passo, podes ir seguindo os parâmetros químicos da água assim como as temperaturas atmosférica e dos rios à medida que percorriam o “Massif du Chaillu”.
O título era algo como “Uma viagem ao país dos joergenscheeli”.
O que dizer duma expedição onde foram colectados alguns aphyosemions como: citreinipinnis, ocellatum, joergenscheeli, hofmanni, hanneloreae, coeleste, primigenium, hera, striatum, marginatum, etc…
Ainda ontem estive em casa dum suíço que participou nessa expediçao e de killis já só conta com um casal de fundulopanchax gardneri. Digamos que os ciclídeos, bettas selvagens, vivíparos e invertebrados tomaram a sua fishroom de assalto. Apesar de não ser muito a “minha praia”, conta com altum's, ramirezi's e pseudomugil's furcatus lindíssimos de sua criação (entre muitos outros que cria de momento).
02/01/2012 às 19:55 #230400o artigo a que o Ruben se refere saiu nos nºs 1 e 2 de 2006
Abraço
02/01/2012 às 21:25 #230401Obrigado pela ajuda, Ricardo! 😉
03/01/2012 às 09:35 #230402Eu ainda acho que a minha memoria me deve estar a falhar na leitura da temperatura do aquario no verão, mas mais vale prevenir do que remediar, achei a ideia das ventoinhas muito boa, alias eu tenho algumas ventoinhas de computadores velhos que posso muito bem aproveitar, se for necessario ligo.
um abraço
nuno03/01/2012 às 23:31 #230403Boas!!!
Nuno se o calor na Madeira é muito, imagina eu no Alentejo :-
Agora junta a isso, uma “predilecção irracional” por Aphyosemions e respectivos sub-géneros ::) ::)
E como se não bastasse a fishrrom ocalizada numa marquize, com tudo o que isso acarreta no Verão e no Inverno…
O resultado diria-se que seria devastador, mas não. Tudo graças a um aparelho chamado de Ar condicionado, que até nem esta na marquize, mas sim na sala contigua!!
Resultado: 19º C nos aquarios mais baixos e 24º C nos mais altos, isto em pleno Verão!!! ;D ;D ;D
Até breve!!!
04/01/2012 às 14:09 #230404boas,
já agora uma pergunta, as ventoinhas estão a tirar o ar ou a meter ar para os aquarios ?
cump
nuno04/01/2012 às 14:39 #230405Quando as ligo é a mandar ar para o aquário.. também para criar alguma trepidação na água provocando alguma evaporação o que arrefece.. tal como enxugar ao sol no verão depois de um mergulho..
Abraço
Frederico04/01/2012 às 17:20 #230406Boa tarde.
Uma pequena chamada de atenção aquando do uso de ventoinhas.
A água ao evaporar vai deixar no aquário todos os sais minerais existentes pois estes como devem saber não se evaporam. Como tal a dureza da água irá aumentar pelo aumento de sais dissolvidos. As variações no pH da água também deverão ser tomadas em conta.
Assim e como se está a falar principalmente de aphyosemions e estes gostam na sua maioria de águas pouco mineralizadas o resultado poderá ser desastroso especialmente para quem não tem possibilidade de ter água de osmose.
Aconselho pois a que tomem em atenção estas duas situações.No meu caso uso muito mais plantas nos aquários, as trocas de água são mais frequentes e tento repor a água evaporada por água da chuva guardada desde o inverno anterior em algumas dezenas de garrafões de plástico.
Nem sempre resulta, dá uma enorme trabalheira mas tentar não custa.Abraço.
04/01/2012 às 18:43 #230407Boas,
É claro que a evaporação provocada pela ventilação tem esse senão.. mas um aquário a 28 ou 30ºC também vai ter uma evaporação elevada, por isso mais vale ter uma má mineralização com uma boa temperatura do que ter uma má mineralização e uma má temperatura 🙂
Cumpts
Frederico -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.