A visualizar 10 artigos - de 1 a 10 (de um total de 10)

Home Forum APK Killifilia Manutenção Diet of four annual killifishes: an intra and interspecific comparison

• Autor
    Artigos

RubinhoOLD
    Participante
    • Topicos: 40
    • Respostas: 420
    • Totais: 460
    • Membro Prata
    • ★★

Olá amigos!

Após terminada a leitura das duas últimas obras autoria de Dalton Nielsen – “Simpsonichthys e Nematolebias” e “Killifish Cynopoecilini”; gostaria de partilhar convosco um artigo mencionado pelo autor que me surpreendeu.

Resumidamente, analisaram o conteúdo estomacal de 4 killies anuais e o resultado foi surpreendente (pelo menos para mim)…

Aqui vos deixo o link para o artigo:
    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1679-62252009000100010&script=sci_arttext

Em nota de rodapé, já solicitei hoje a um amigo meu turco com uma capoeira no seu quintal, dejectos das suas galinhas para tentar começar uma cultura própria de zooplancton… Um dos pontos positivos é que as suas galinhas são mantidas respeitando a certificação “Bio”, o que é teoricamente positivo para a cultura.

Não podia também deixar de recomendar a leitura de ambas as obras aos demais associados já que são uma óptima maneira de passarem o tempo aprendendo algo de interessante para o hobby.

fwkillifishe1283695684.jpg

Gonçalo João Barreto Costa
    Gonçalo Costa
    Participante
    • Topicos: 32
    • Respostas: 292
    • Totais: 324
    • Membro Bronze

que tipo de zooplancton é que se trata?

RubinhoOLD
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

Boas Gonçalo!

Os dejectos servirão para fazer “água verde” que estará exposta ao sol. A cultura inicial de copépodos penso adquiri-la numa loja especializada em peixes de água salgada. Também experimentarei dar esta água verde às sobras de náuplios de artémia, assim como a uma cultura de “ostracods” que tenho ali na varanda ou a uma de daphnias caso lhes ponha as mãos em cima.

Maria João Mourato
    mjm
    Participante
    • Topicos: 51
    • Respostas: 658
    • Totais: 709
    • Membro Prata
    • ★★

Olá Ruben,
    Também tens os dejectos dos peixes, cada vez que fazes uma limpeza a um aquário. Provavelmente serão 'bio', embora sem certificação, e talvez algum conservantezito se deres flocos aos peixes.

Aquela coisa que chamaste ostracods pareceu-me mais daphnias, mas não disse nada porque não dava para ver os bichos, só o movimento. Os meus ostracods são bem mais pequeninos, mas sei que há grandes.
    Daphnias arranjas em lojas ou na net, ou pedes a alguémque te envie. Não sei se chegam vivas mas posso tentar, se quizeres.

Se puzeres numa garrafa com água à luz um bocadinho de terra lá da horta, das zonas de escoamento, ou dalguma zona que emposse, provavelmente terás copepodes, paramécias, rotíferos… todo um jardim zoológico.

Cumps,
    João

RubinhoOLD
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

Olá João!

Obrigado pelos teus conselhos.

Hoje fui a uma loja de aquariofilia em Zurique e comprei daphnias e cyclops, além de larva de mosquito branca.

As larvas de mosquito preta que todos os meus killies adoram já desapareceram do jardim atendendo às temperaturas a rondar os 0ºC que se fazem sentir de momento.

As larvas de mosquito branca, por seu lado, toleram bem estas temperaturas baixas mesmo que na parte superior do recipiente se forme uma fina camada de gelo.

Os seres que calculo serem ostracods movem-se de maneira bem distinta das daphnias. Ao invés das daphnias que se movimentam como se de pulos se tratassem, os outros organismos nadam de forma constante sem acelarações bruscas.

Vou tentar estabilizar ambas as culturas que comprei, apesar de saber que não se tratará de uma situação fácil. Pelo que li, ambas são muito sensíveis a variações bruscas do meio em que se encontram. O proprietário da loja disse-me que eram as últimas culturas do ano que tinha para venda, já que onde o fornecedor costuma colectar estas informou que as mesmas já não se encontram em abundância no meio em que vivem.

Hoje comprei um microscópio digital e poderei fotografar as criaturas ampliadas, assim como fazer pequenos videos com elas. Assim que tiver tempo, coloco-os aqui online.

RubinhoOLD
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

Tal como prometido, aqui fica um video feito em 10 minutos onde podemos ver as diferenças entre daphnias, cyclops e ostracods.

Espero que gostem!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=3WOPYx6GurU&feature=youtube_gdata[/youtube]

Maria João Mourato
    mjm
    Participante
    • Topicos: 51
    • Respostas: 658
    • Totais: 709
    • Membro Prata
    • ★★

Olá,

Não consigo perceber muito bem os cyclops, parece mais um daphnídeo, talvez uma Ceriodaphnia sp. O que seria muito bom, já comprei uma cultura dessas, C. dubia, mas não a consegui manter. São tão pequeninas que podem utilizar-se em vez da artémia recém-eclodida.

Um site giro para tirar dúvidas, ou passar algum tempo:
    http://cfb.unh.edu/CFBKey/html/choices/cladocera/40/40.html

Cumps,
    João

Gonçalo João Barreto Costa
    Gonçalo Costa
    Participante
    • Topicos: 32
    • Respostas: 292
    • Totais: 324
    • Membro Bronze

olá
    Cyclops já eu os tive e não me parece que sejam esses

Miguel Figueiredo
    Participante
    • Topicos: 61
    • Respostas: 358
    • Totais: 419
    • Membro Bronze

Olá Ruben,

Compraste um microscopio digital?

A semana passada comprei algo que também dá jeito para fazer uns filmes: um candeeiro LED com lupa.

É isto: PT_57103_01_b.jpg

Vi uma coisa destas em casa do Joaquim e, por acaso apareceu no lidl, embora algo dispendioso (50 Euros), acabei por não resistir.

De facto, dá muito jeito para apanhar ovos, para verificar o seu desenvolvimento e para ver alevins recem-nascidos – é pena ser um bocado caro mas provavelmente conseguem encontrar-se outros modelos mais baratos, nas lojas online.

Eu estou particularmente satisfeito com o meu, é melhor do que esperava, permite descobrir um NOVO mundo – uma verificação muito mais eficiente dos ovos e a capacidade de fotografar e filmar os bichos mesmo muito pequenos.

Miguel

RubinhoOLD
    Participante
    • Membro Prata
    • ★★

Boas amigos!

Relativamente aos cyclops, é como vos digo, foram-me vendidos na loja como sendo cyclops e são de facto muito pequenos, do tamanho de nauplios de artemia. Não sei se serão na realidade cyclops mas gostaria imenso de não perder esta cultura já que poderão vir a ser bastante úteis no futuro.

Relativamente ao microscópio, trata-se deste seguinte produto:
    http://www.amazon.com/Scope-Digital-Microscope-200x-Magnification/dp/B000Y8DJOC

Sabes Miguel, já notava a vista cansada de tanto utilizar a lupa e por vezes, sem resultados visíveis. De agora em diante, passarei com o aparelho rapidamente numa turfa para verificar se tem ovos e, na eventualidade de ter, se já têm olhos ou não. No video que fiz, é perfeitamente visível os olhos no ovos e para mim isso chega.

Por vezes, depois de utilizar a lupa com luz acessória (nada desses artefactos todos XPTO's que tu e o Joaquim utilizam), ficava sem ver durante alguns segundos, escurecendo tudo à volta por de vez em quando a luz da lâmpada me cegar ao incidir directamente na minha vista. Claro que não era nada por de mais, mas chateava…

A visualizar 10 artigos - de 1 a 10 (de um total de 10)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0