Marco NelsonParticipante
- Topicos: 25
- Respostas: 107
- Totais: 132
Membro Bronze
- ★
![]()
ola a todos!
1 dos bidons onde tenho dafnias a crescer nao está tapado tem larvas de mosquito e larva vermelha no mesmo, no fundo tem algumas folhas, nao sei se tem algo a haver por isso referi isso, o que se passa é que as dafnias que colecto nesse bidom muitas delas nao afundam, ficam na superficie e reparei que tem 1 ponto preto nas costas, nao sei se é o intestino cheio ou algum parasita que esteja alojado na dafnia, noto que no dia a seguir no fundo do aquario tenho alguns pontos pretos que calculo serem das dafnias…
alguem ja teve disto?
deixo aqui 1 foto:

abraço
Marco
Olá Marco,
Nunca reparei, mas também nunca me preocupei.
Para além das que crio, apanho-as na natureza e seguem directas para o aquário.
Como desta última vez, a água cheirava um pouco mal, confesso que as passava por água antes. Nunca me preocupei se tinham ou não parasitas. Como nunca me dei mal…
Abraço,
Luis Oliveira
Viva Marco
Não te preocupes com os pontos pretos, também tenho algumas dáfnias adultas com eles.
Quando as condições do meio são boas as dáfnias reproduzem-se por pártenogénese (formação de novos indivíduos exclusivamente a partir do desenvolvimento dos gâmetas femininos – cópias perfeitas da mãe dáfnia) que é um tipo de reprodução assexuada.
Quando as condições não são favoráveis as dáfnias começam a reproduzir-se através de reprodução sexuada. As fêmeas produzem então ovos que aos pares são protegidos por uma cápsula que os protege e que é constituida pelos restos da cavidade incubadora das fêmeas e que se chama ephippium. Estes ovos podem ficar em diapausa alguns anos até que encontrem condições ideais para a aclosão (mal comparando serão parecidos com os cistos de artémia).
Estas cápsulas são resistentes às enzimas estomacais e por isso devem estar a aparecer no fundo dos teus aquários já como dejeto dos peixes.
Abraço

nelsonfpmParticipante
- Topicos: 60
- Respostas: 261
- Totais: 321
Membro Bronze
- ★
![]()
Boas,
Esses pontos pretos são os ovos, se observares com atenção consegues distingui-los.
Deixo-te uma imagem para compares.

Abraço,
Nelson Meneses

Marco NelsonParticipante
- Topicos: 25
- Respostas: 107
- Totais: 132
Membro Bronze
- ★
![]()
ola nelson!
é bem possivel que seja isso, pelo que o cristiano escreveu tou inclinado para aí, mas vou apanhar uma e tentar observar com a lupa a ver se consigo perceber com certeza o que é.
abraço 😉