- This topic has 24 respostas, 15 utilizadores, and was last updated Há 13 years, 4 months by
NunoF.
Home › Forum APK › Killifilia › Manutenção › Dáfnias ao vivo.
-
AutorArtigos
-
29/03/2012 às 12:25 #232343
Boas
Já me arranjaste que fazer este fim de semana… tenho lá umas caixinhas mesmo à medida para isso! Excelente Vitor! Comidinha dessa é o que os nossos nadantes querem! 😀
Abraço,
Ricardo Nuno Santos
29/03/2012 às 13:15 #232344Usas areia da praia?
Mas a areia da praia é salgada, ou pelo menos é mais salgada que o normal.
Já experimentaste areia de sílica?
Eu usei terra dos vasos só para “sujar” o fundo do garrafão e correu bem.
As minhas não têm assim um BOOOOOMMM como as tuas, mas pelo menos não estão a morrer.Viva.
Mas na natureza achas que as dáfnias tem areia de sílica como substrato?
Tem areia ou terra. Não tem turfa nem outras coisas “estranhas”…
Já disse e mostrei como faço. No entanto muitas maneiras haverá diferentes da minha e que resultam. A Mª João usa alimentação diferente e resulta. Cada um é livre de inventar o que quiser mas o conselho que dou é de “vamos lá a olhar para a natureza e deixar de inventar aquilo que há milhões de anos existe naturalmente”.
Se querem saber mais coisas estejam atentos ao artigo que em breve sairá no BAPK! 😉
E claro que quem precisar de uma cultura de arranque (e que seja sócio ) é só informar-me!Abraço.
29/03/2012 às 13:28 #232345olá
Vitor, estou lixado , esta manha fui á procura dos ingredientes e disseram-me que estão esgotados, que houve uma procura muito grande nestes dias. Vê lá se arranjas através da coperativa.
agora a sério, parabens , deste mais uma vez uma grande ajuda, já estou a ver as janelas cheias de garrafões com agua verde como alguem nosso(a) amigo(a) tem na sua casa. As minhas já estão a tomar a cor do clube.
um abraço10/03/2013 às 06:20 #232346boas a todos!
vitor, li o tópico todo, achei mto bom, mas n tenho a certesa s percebi bem! :S
resumindo isso tudo, eu faço a mistura q tu (vou-t tratar por tu espero q n t importes) mostras-t meto num garrafao e posso meter logo la umas dafnias ou tenho d esperar q a mistura na agua começe a criar os limos e so dps introduzo as dafnias?
ja agr mais duas perguntas:
mantens essa colonia d dafnias o ano inteiro certo?!
eu qd tive dafnias meti numa piscina redonda com 3 metros, com a agua esverdiada, e bastantes larvas d outros insectos, inseri la uma cultura numerosa e nc mais vi nenhuma dafnia, sei q no meio das larvas havia larvas d libelinha, poderá alguma dessas larvas ter comido as dafnias? s for esse o caso, as culturas d dafnias q estao na rua devem tar protegidas com uma rede mosquiteira certo?!cumps.
Marco10/03/2013 às 13:59 #232347Olá Marco.
Não me importo nada que me trates por tú!
Agora o que me importo é que escrevas desta maneira que confesso me custa a ler e perceber. Por isso e por favor tenta escrever o mais correcto possível.Mantenho dáfnias no exterior como descrevi durante todo o ano apesar de neste momento as culturas estarem fracas. Suponho que será devido ao frio e da enorme quantidade de chuva que caiu nos últimos tempos.
Esta mistura serve de alimento pois é difícil manter água verde. Convém é que a água fique depois de junta a mistura ligeiramente opaca e não muito “carregada” de alimento. Introduzo logo as dáfnias não esperando. Atenção que se os limos forem daqueles filamentosos vão acabar por matar as dáfnias pois estas ficam presas. Sempre que me aparecem tento retirá-los para uma caixa com água limpa pois sempre recolho algumas.
Quanto ás larvas de libelinha sendo carnívoras e um perigo para os peixes são-no de certeza para as dáfnias. Portanto estarem juntas não resulta. Assim convém serem tapadas. As minhas não o estão mas libelinhas aqui, no centro de Lisboa, é coisa que não há.
Espero ter respondido ás tuas questões.
Qualquer dúvida coloca aqui pois poderá ser útil a qualquer um.Abraço.
10/03/2013 às 19:22 #232348ola novamente vitor!
desculpa a minha maneira de esrcrever, ja estou a tentar melhora-la, é o habito de escrever rapido no msn etc…
obrigado pela rapidez na resposta, e foi bem esclarecedor, (ja tinha ouvido dizer que as larvas das libelinhas eram carnivoras e matam tudo, obrigado pela confirmaçao) vou comprar os ingredientes para fazer a mistura e mais proximo da data da proxima reuniao logo cravo umas dafnias aqui a 1 d voces 😛
mais uma vez obrigado! 😉
abraço
MarcoTattoo
11/03/2013 às 20:51 #232349vitor diz-me so uma coisa sff, onde s compra a espirulina ?
obrigado
cumps
11/03/2013 às 22:03 #232350Viva.
Por norma na cooperativa. Mas sei que alguma dietéticas e casas de produtos naturais a vende mas a preços muito altos.
Neste momento não te posso precisar se estou correcto mas acho que ainda há 2 ou 3 frascos de espirulina pura para venda. Há uns anos o Alberto Reis ofereceu umas caixas desta alga, pura, que serviram para as rifas. Essa sim era mesmo muito boa!
E por falar nisso tenho mesmo de ver se ainda há alguma para mim pois a minha mistura está a acabar e as poucas dáfnias que tenho tem mesmo que se começar a reproduzir para as distribuir por vocês !Abraço.
11/03/2013 às 23:34 #232351ola novamente!
hmm ok, mais perto da data da reuniao eu entro em contacto contigo para ver o q vou mandar vir! 😉
obrigado
abraços
12/03/2013 às 07:12 #232352Vitor
os meus parabéns pelo excelente artigo com fotos e vídeos, é sempre bom aprender com quem sabe,e para isso nada melhor que esta troca de informações neste forum. Fico então ancioso pelo artigo no BAPK.Abraço
N.Freitas -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.