A visualizar 11 artigos - de 1 a 11 (de um total de 11)

Home Forum APK Killifilia Manutenção Cyprinodon alvarezi "El Potosi"

• Autor
    Artigos
    José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Topicos: 50
    • Respostas: 873
    • Totais: 923
    • Membro Ouro
    • ★★★

Boas.
    Serve o presente para tentar que alguém me ajude.
    Tenho um casal destes extintos, separado, num aquário de 18 litros, que até põem ovos (poucos), o problema é que estes se dissolvem, na agua, que é igual à do aquário dos pais.
    A partir de que idade começam os ovos a ser viáveis.
    O que estará a falhar, a pouca idade, foram-me oferecidos alevins na SEK
    Que sugerem.
    Um abraço

António Castro
    Castrokillies
    Participante
    • Topicos: 15
    • Respostas: 484
    • Totais: 499
    • Membro Prata
    • ★★

Vivam.
    José Azevedo, provavelmente a pouca idade deverá ser um dos factores que contribui para isso; já o Luis Oliveira, que apadrinhou um dos meus sonhos, “queixa-se” do mesmo, com um casal que tem no seu fishroom.
    Talvez o Manuel Zapater ou José María García Poves tenham mais  informação sobre a espécie. Por serem considerados sardinhas descoloridas, são escassas as informações em Portugal. Nas listas das convenções pouco ou nada aparecem.
    Aqui em França ainda não descobri quem os possa manter em aquario.

Cps
    A. Castro

José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Membro Ouro
    • ★★★

Boas Castro
    Sardinhas descoloridas, porque nunca tinha-mos tido a oportunidade de os ver-mos em casa.
    Têm uns brilhos metálicos fabulosos e uma vida, parecem a pilhas.
    Um abraço Amigo

António Castro
    Castrokillies
    Participante
    • Topicos: 15
    • Respostas: 484
    • Totais: 499
    • Membro Prata
    • ★★

Vivam.
    Ainda bem que consegues ver mais qualquer coisa nesses peixes, os cyprinodon, do que sardinhas coloridas.
    Bem-vindo ao clube. Esperemos que a “moda” pegue e comecem a aparecer mais criadores deste
    belíssimo género, para lhes dar o estatuto que merecem.

Cps
    A. Castro

Paulo Alves
    Paulo José Alves
    Participante
    • Topicos: 119
    • Respostas: 1550
    • Totais: 1669
    • Membro Platina
    • ★★★★

Olá

A agua sendo adequada para os pais tambem o é forçosamente para os ovos. A agua não é o problema. Parece-me que apenas será necessario mais algum tempo até parte dos ovos pararem de se estragarem , a especie está longe de ser dificil.

Abraço
    Paulo José

Tiago Daniel Pereira de Matos
    Tiago Daniel Matos
    Participante
    • Topicos: 10
    • Respostas: 81
    • Totais: 91
    • Membro Bronze

Olá,

Zé, notaste alguns fungos nos ovos? Se sim podes tentar o EXIT (penso que este produto tem azul de metileno e verde malaquite) e tem-me dado jeito para evitar que ovos de Aphanius funguem … sem esse produto fungaram todos… salvo o erro o Vítor Vieira tinha-me falado em azul de metileno para os ovos de Aphanius apodus, e portanto como tinha EXIT cá em casa, experimentei. Uma gota de EXIT para 1L de água do aquário dos pais numa caixa daquelas de gelados de 2L é o que tenho usado, com sucesso.

Abraço

Tiago

José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Membro Ouro
    • ★★★

Boas Tiago
    Não tenho mas arranja-se.
    Um abraço

Vítor Vieira
    Vitor Vieira
    Participante
    • Topicos: 84
    • Respostas: 737
    • Totais: 821
    • Membro Ouro
    • ★★★

Viva.

O azul de metileno costuma resultar nos ovos de aphanius. Como diz e bem o Tiago sempre me resultaram nos Aphanius Apodus. É ter em atenção com as concentrações pois a água deve ficar pouco azul.
    Atenção que são peixes que requerem águas muito duras mas se existem ovos é porque os mantens em boas condições.

Abraço,

José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Membro Ouro
    • ★★★

Boas há dois dias voltei a colher uns ovos, desta vez e enquanto não arranjo o outro produto, misturei 60cc de agua do aquário dos pais, com um terço de uma colher de café de sal. (receita do Luciano, da SEK)
    Ontem voltei a colher mais ovos e os anteriores ainda não tinham fungado ou desaparecido.
    Aguarde-mos pois serenamente.
    Um abraço

José Azevedo
    José Azevedo
    Participante
    • Membro Ouro
    • ★★★

Boas
    Actualização da situação.
    Depois de utilizar a receita do Tiago, já tenho um alvarezi, nascido cá em casa.
    Um abraço

Camilo Rodríguez
    Participante
    • Topicos: 9
    • Respostas: 65
    • Totais: 74
    • Membro Bronze

Ola! moi interesante o uso da sal como antifungicida, xa coñecía o uso do verde malaquita para evitar que fungasen os ovos máis non o do sal. Por outra parte sei dun socio da Sek que está a utilizar gambas cherry para evitar tamén que funguen os ovos. O caso é que as gambas parece ser que limpan os ovos máis non os comen e conseguese unha tasa de eclosión maior desta maneira.

Un saludo!

A visualizar 11 artigos - de 1 a 11 (de um total de 11)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0