Pedro SousaParticipante
- Topicos: 6
- Respostas: 36
- Totais: 42
Membro Bronze
- ★
![]()
Recebi hoje uma cultura de arranque de hyalella azteca e embora tenha já que pesquisado bastante, gostava de saber como os mantêm.
Eu coloquei-os num balde com cerca de 20L, com Rocha vulcânica no fundo, e um filtro de esponja já antigo.
Ainda não lhes dei tacho, mas estou a pensar colocar lentilha de água e talvez algum musgo de Java cheio de algas!
Qual a vossa experiência?

mjmParticipante
- Topicos: 51
- Respostas: 658
- Totais: 709
Membro Prata
- ★★
![]()
Olá,
Lentilha não me parece, acho que não ligam nenhuma, se tiverem outra coisa. Musgo adoram.
De resto não são esquisitos… qualquer planta que esteja com mau aspecto, comida de peixe, rodelas de courgette(é o que eu uso para os apanhar).
Aquilo come tudo.
Tal como a maior parte das culturas, não se pode dar comida a mais para não estragar a água.
João

Pedro SousaParticipante
- Topicos: 6
- Respostas: 36
- Totais: 42
Membro Bronze
- ★
![]()
Pelo que li demoram cerca de 3 meses a chegar ao estado adulto, mas ao fim de um mês já se reproduzem.
Se bem entendi daqui a uns 2 meses já posso começar a usa-las no cardápio do meus meninos.
Correcto?

mjmParticipante
- Topicos: 51
- Respostas: 658
- Totais: 709
Membro Prata
- ★★
![]()
Não me lembro do ciclo deles, mas quando há muitos e não se colhe todos a cultura recupera rápido.
O comportamento da cultura depende de muitos factores, não esqueças de ter cálcio suficiente. Quando quizeres criar um boom usa musgo de java, eles reproduzem muito mais e não corres o risco de sujar a água (matar a cultura)