- This topic has 11 respostas, 8 utilizadores, and was last updated Há 9 years, 7 months by
Luis Oliveira.
Home › Forum APK › Killifilia › Manutenção › Criação de tubifex
-
AutorArtigos
-
19/02/2015 às 22:17 #218427
Olá a todos,
Imagens das minhas primeiras experiências com a criação de tubifex.
Criado em casa tem a grande vantagem de não ser portador da brutal carga bacteriana, típica do tubifex.http://vid1079.photobucket.com/albums/w507/luisoliveira1/Comida%20viva/092_zpsv4fggyzh.mp4
Abraço,
Luís Oliveira
19/02/2015 às 22:29 #239191sempre em altas Luís
depois tens de ensinar o pessoal a tratar disso
Abraço
19/02/2015 às 23:12 #239192Pela imagem está a produzir bem.
Os peixes adoram isso.
Um abraço Amigo20/02/2015 às 08:54 #239193Boas,
Tive o prazer de ver ao vivo 🙂
Muito bom, parabéns Luís.Abraço,
20/02/2015 às 10:26 #239194Luis
Alimentas com o quê?
Abraço
Paulo José21/02/2015 às 19:25 #239195O Luis sempre a evoluir, provavelmente um belo alimento para os nossos killies, e aparentam ter um bom tamanho para eles ingerirem.
Abraço24/02/2015 às 19:19 #239196Viva!
Sempre tive alguma resistência à manutenção do tubifex, dado, em tempos, ter lido qualquer coisa na Internet sobre estes bichinhos poderem ser portadores de inúmeras doenças bacteriológicas, as quais, alegadamente, seriam perigosas para os peixes e mesmo para o próprio aquariófilo. :-
Não faço ideia sobre a veracidade desta afirmação, mas como falas em “brutal carga bacteriana “ fiquei, mais uma vez, alerta! ???
Na verdade, não é o tubifex que me preocupa, pois nunca mantive esse tipo de vermes, mas sim os Vermes Negros, que tenho em grande quantidade e julgo serem em tudo similares ao tubifex.
Um abraço
Aníbal Coelho
24/02/2015 às 19:47 #239197Aníbal,
Partilho das tuas preocupações. Eu sei onde coletava há uns bons anos os tubifex para os meus peixes de aquário. Não é de admirar que fossem portadores de grande carga bacteriana.
Com os que estou a criar ( Ainda em fase de experiências) não creio que haja esse problema. O meio de cultura é controlado, a água tem de estar limpa e a alimentação é inócua. Alimento-os com granulado para aquariofilia. Não creio que transmita algum problema.
Por outro lado, os Black worms vivem num ambiente muito diferente do tubifex. Apreciam as folhas em decomposição e criamo-los com spirulina em grão ou com courgetes. Como até podem ser criados sem substrato, acho que poderás estar tranquilo.
Quanto ao tubifex é mais arriscado, mas com o meio de cultura e a alimentação controlados acho que posso arriscar sem receio.
Abraço.
Luís Oliveira25/02/2015 às 10:27 #239198Ok, obrigado pela tua explicação, mas, mesmo assim, fico-me pelos Black worms! ::)
Um abraço
Aníbal Coelho25/02/2015 às 13:08 #239199Olá
Os aquariofilos parecem esquecer sempre qual é o habitat da larva vermelha, chironomas, é o fundo, cheio de sedimentos orgânicos, alguns não muito recomendaveis. Alguns desses habitats são mesmo scepticos e são aqueles onde existe maior concentração. Sem duvida que é por isso que regularmente a larva vermelha provoca mortandades. Existe alguma, cheguei a adquiri-la, que era criada e assim não tinha nenhuns problemas sanitarios. A que se adquire é praticamente toda “selvagem” e constitui um risco, não na maior parte das vezes, mas basta uma já em estado de decomposição ou carregada de patogenes para matar um dos nossos killies preferidos. O Tubifex então é mesmo uma jogada, anão ser claro que seja criado como no exemplo dado.
Abraço
Paulo José26/09/2016 às 13:55 #239200Luis Oliveira, como anda seu cultivo de tubifex?
Qual é a alimentação que deu mais resultado?
26/09/2016 às 17:12 #239201Eduardo Lima,
bem vindo ao fórum da Associação Portuguesa de Killifilia.
Ultimamente não tenho tido muito tempo para tratar da cultura. Está estável neste momento.
Eu continuo a alimentar com granulado para ciclídeos.
Cumprimentos,
Luis Oliveira
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.