Olá a todos,
Gostaria de vos lançar um desafio. Indiquem aqui, com uma ligeira descrição, de que modo fazem a incubação dos ovos dos vossos killies não sazonais.
Têm em conta a temperatura? A seco ou em água? Que tipo de água?
Contém os vossos sucessos, mas também as tentativas frustradas.
Todos temos sempre um pouco a partilhar e também a aprender.
Abraço,
Luís Oliveira
Pedro PereiraParticipante
- Topicos: 41
- Respostas: 386
- Totais: 427
Membro Bronze
- ★
Olá. Mais um excelente tópico.
Eu tento utilizar sempre que possível incubação em água de garrafão (com pH ligeiramente ácido, na ordem dos 6, e com condutividade muito baixa). Com algumas espécies isto funciona perfeitamente, com outras os ovos fungam quase todos. Se vir que os resultados são maus, mudo para incubação em seco, onde uso discos de algodão por cima de turfa/fibra de coco ligeiramente humedecida.
Para espécies particularmente chatas (que curiosamente nem sempre correspondem, na minha experiência, às mais difíceis) adiciono à água ou ao algodão, conforme o caso, um pouco de “chá” de folhas de Terminalia catappa, o que ajuda a reduzir os fungos.
Em relação à temperatura, é um dos problemas que tenho tentado resolver. Tive algumas más experiências por ter os ovos demasiado frios (estando por cima dos aquários apenas, e não tendo a fishroom aquecida a temperatura desce por vezes bastante). Uma das soluções que utilizei foi colocar as caixas com ovos num aquário tapado, com um termostato no interior, algo que permite manter uma temperatura muito mais constante. Apesar de funcional é uma solução que ocupa muito espaço para o problema que tenta resolver.
Abraço,
Pedro.
Olá Pedro,
Obrigado pela participação.
Para controlo da temperatura possivelmente uma pequena caixa de esferovite com uma lâmpada no interior pode funcionar muito bem. Basta ligar a lâmpada a um termostato, como se fosse uma resistência. O consumo deve ser mínimo.
Para ti acho que não deve ser nada difícil.
Abraço,
Luís Oliveira
José AzevedoParticipante
- Topicos: 48
- Respostas: 854
- Totais: 902
Membro Ouro
- ★★★
Eu em tempos tinha uma caixa de esferovite, com uma lâmpada de frigorifico, controlada por um termostato.
Só que a coisa dava mau resultado porque aquecia muito as turfas que ficavam perto da lâmpada.
Agora meto os sacos sobre aquários aquecidos e a coisa funciona.
Ainda não montei uma estufa xpto e tenho o material, falta-me é os planos.
Um abraço.
Pedro PereiraParticipante
- Topicos: 41
- Respostas: 386
- Totais: 427
Membro Bronze
- ★
Vou fazer algo desse género, obrigado pela sugestão! Em princípio vou usar um aquecedor daqueles de tapete para répteis que descobri perdido cá por casa, depois quando fizer isso coloco um tópico no fórum.
Abraço,
Pedro.