- This topic has 6 respostas, 4 utilizadores, and was last updated Há 14 years, 3 months by
Pedro Ferreira.
-
AutorArtigos
-
13/01/2012 às 01:14 #217251
Hoje é noite de trabalhos manuais! hehehe
Relembrando um post anterior, quando entrei neste mundo, li termos que não entendia e lá ía ao meu amigo Google… 😀
Um deles foi MOP!!! Procurei e encontrei…Antes de tudo, peço desde já desculpas se existe um post idêntico! 😀
Relembro a minha primeira reunião com o grupo em que o Castro teve a amabilidade de trazer-me uma MOP para eu ver o que era e como se fazia.
Para os mais antigos isto já é básico, mas para os novos isto é importante, como o foi para mim na altura!
Material:
Livro tipo A5 ou algo semelhante
Lã sintética e que seja de uma tonalidade escura para futuramente ver-se os ovos na recolha(chinatown 😀 )
Tesoura
Embalagem de rolo fotográfio, rolha ou as embalagens de plástico que vem dentro do ovo kinder (posso fazer publicidade!? ehhehe)
Pega-se no livro e enrola-se a lã uma 40 ou 50 voltas, se quisermos mais grosso, damos mais voltas

Podemos escolher o livro conforme o tamanho que queremos a MOP

No final das voltas, cortamos somente um dos lados

Prende-se a meio com outro pedaçõ de lã e à embalagem do rolo fotográfico ou de outra coisa que se utiliza

Agora só basta ferver no máximo 5 minutos, senão fica toda enrodilhada, para tirar os produtos quimicos da lã e para esterizá-la!
Super simples e fácil de fazer! ;DCumprimentos,
Pedro
24/01/2012 às 10:57 #230874Pedro
Está mais do que aprovado.
24/01/2012 às 11:17 #230875Catarina,
ainda bem que dá resultado. A verdade é que fiz todas as minhas MOP`s desta maneira… 😉
24/01/2012 às 22:00 #230876Viva.
Excelente a explicação.
Melhor não poderia ser!Um só pormenor que tem a ver com o numero de voltas do fio de lã. O mop não serve só para os peixes desovarem; serve muitas vezes de esconderijo e protecção da fêmea dos “ataques” do macho e não raras vezes de esconderijo aos alevins que possam ter nascido no aquário.
No meu caso tento que tenham o numero de voltas (fios) suficientes de modo a ocultarem completamente o corpo da fêmea.Abraço.
24/01/2012 às 22:09 #230877Boas Vitor! 😀
Sim, tens toda a razão!!! A MOP não serve somente para desovar… 😉
As minhas são bastante grossas, a da foto foi só para exemplificar. Achei que não valia a pena fazer uma completa 😉Abraço,
Pedro
24/01/2012 às 22:21 #230878Olá. Muito boa, a explicação. Eu nas minhas devo ter dado aí umas 200 voltas (Um rolo de lã inteiro ;D). Às vezes assusto-me, porque olho para o aquário e não a vejo, mas lá olho com mais atenção um vultozinho no meio da mop 😀 .
Boa explicação.
P.S: Já experimentei aquele da muda de água aos alevins ( o com os fios) e foi só água pelo chão ;D. Mas funciona, eu é que me esqueci de ver se a água do 2º recipiente não era demais.24/01/2012 às 22:23 #230879Boas Pedro!!!
Sim, provavelmente esqueceste-te do pormenor de que a àgua a ser mudada não pode ter mais volume do que o espaço disponível… hehehe
Mas aprendemos com os erros, assim é a ciência (tentativa e erro)!!!! 😉Abraço,
Pedro
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.