- This topic has 15 respostas, 8 utilizadores, and was last updated Há 15 years, 8 months by
sérgio murra.
Home › Forum APK › Killifilia › Iniciação › Começo
-
AutorArtigos
-
28/06/2010 às 11:32 #216417
Olá a todos.
Chamo-me Sérgio e já tenho aquarios à uns aninhos mas talvez so ultimamente é que os tenha de forma mais seria. Tenho lido algumas coisas tanto por aqui como pelo site da APK, que está muito bom! 😉 Resumindo gostaria de me iniciar nos killies. Tenho neste momento um aquario de 60*30*30( que tem kribensis mas que vou dar em breve) e onde tencionava ter um casal ou trio de killies. A minha questão é se este aquario não será demasiado grande para eles? Digo isto porque os tenho visto sempre em aquarios muito mais pequenos. O que poderia fazer seria dividi-lo ja pensando em colocar na outra metade os juvenis em crescimento, isto se tiver sucesso na reprodução. Que acham?
Gostaria de saber também onde posso adquirir um casal para me iniciar.
Cumprimentos,
Sérgio Martins
PS: Ainda tenho bastantes duvidas mas que tenciono ir colocando com calma até para não ser muito chato. ;D
28/06/2010 às 13:29 #223677Oi Sérgio
Antes de mais bem vindo ao fascinante (e viciante) mundo da killifilia!!!
em relação a o aquário ser demasiado grande tal coisa não existe…. Claro que a maioria dos killis se dão perfeitamente em aquários mais pequenos mas se lhes deres espaço as condições de vida destes serão claramente melhoradas. Se tiveres outro aquário para colocar os alevins em crescimento aconselho-te a manteres esse aquário exactamente como está e aproveitas e colocas em vez de um casal talvez 2 ou 3(da mesma espécie e população, claro). Se não tiveres outro aquário dividir esse seria uma opção válida.A maneira mais fácil de arranjar peixes é através da APK, idealmente assistindo a uma das nossas reuniões mensais (2º sábado de cada mês no espaço Monsanto), se isso não for possível verás que brevemente e se mantiveres o interesse algumas ofertas surgirão mesmo aqui.
Vai colocando as dúvidas
Espero ter ajudado
Ricardo
28/06/2010 às 14:15 #223678Olá,
Antes de mais obrigado pelas boas vindas Ricardo.
E sim não existem aquarios demasiado grandes. Eu quando escrevi tal coisa tive consciencia que era algo errado. Mas sim devo ter por casa aquarios pequenos (30cm) mas que tenho de os ir procurar melhor. De qualquer das formas eu valei na divisão porque não queria montar mais um aquario, so isso. E se os peixes ficam bem num aquario de 30*30*30 que seria a dimensão deste seria ma forma de evitar montar outro aqua.
Mais uma coisa o aquario tem areão e troncos com feto de java. Plo que tenho visto não costumam ter areão, recomendam que eu tire o areão do meu também?
E poderei tentar aparecer numa reunião sim apesar de não estar bem a ver onde é o espaço monsanto.
Cumprimentos,
Sérgio
28/06/2010 às 16:11 #223679Boas Sergio,
Primeiro de tudo bem vindo, e olha que o Ricardo disse sobre a killifilia está correcto, é mesmo viciante.
Sim podes manter um trio (1macho e 2 femeas) num aquario de 30x30x30 a vontade.Normalmente nao se usa areao para facilitar a limpeza dos aquarios. Porque normalmente quem se agarra a killifilia, quer ter sempre mais uns casais ou quando não querem aparece sempre um amigo a oferecer um casalito novo. E vais ver que um aquario vais se tornar muito curto 😉
Em relação ao espaço monsanto, vê aqui está logo na parte de cima do mapa

Se apareceres na reuniao é facil de encontrar-nos, basta veres pessoas a olhar para dentro de garrafas de agua e sacos, que é o pessoal da APK.
Cumprimentos
Ricardo Marques
28/06/2010 às 16:42 #223680Olá Sergio
Sê bem vindo a este mundo da killifilia. Além dos peixes vais conhecer pessoal do melhor que há!
Como já foi dito, aparece numa das nossas reuniões. A malta junta-se para pôr a conversa em dia e falar de peixes num ambiente muito descontraído.A próxima reunião será já no 2º sabado de Julho, como sempre. Será no dia 10 de Julho às 11h.
Se disseres, aqui no fórum, que vais à reunião até é provável que alguém te leve uns peixinhos para te iniciares. 😉Um abraço
28/06/2010 às 23:00 #223681Mais uma vez obrigado pelas boas vindas.
E tou a ver mais ou menos onde é apesar de raramente passar por aí. Mas plo que tive a ver o autocarro 70 passa por aí certo? Se calhar vou assim. De carro ainda me perco em monsanto. ::)
E não sei se vou poder ir a esse encontro, mais perto aviso. E de qualquer das formas o aquario dos kribensis ta mais que ciclado claro, tem um filtro interno de esponga da tetra (não sei quantos litros faz mas não é muito), e dois troncos com feto de java. Consideram que serve para os killies? O substrato posso tirar ou não certo? depende do que achar em termos de limpeza e a minha disponibilidade.
Cumprimentos,
Sérgio
28/06/2010 às 23:04 #223682Uma pequena duvida. Em termos de divisões de aquarios não definitivas, ou seja que possam ser tiradas do aquario sem qualquer problema quando não forem precisas e que deixem passar agua. Têm alguma sugestões de como fazer divisórias assim? Eu ja tive uma em rede plastico muito fino e com uma estrutura de metal por dentro. Posso usar algo assim mas gostava de ouvir sugestões ou algo que também usem…
Cumprimentos,
Sérgio
28/06/2010 às 23:26 #223683Sérgio boas.
Não te perdes nada aquilo está bem sinalizado.
Aparece e vais ver que arranjas amigos novos. É garantido. O aquário eu não o dividia. Procurava antes um desses pequenos que tens.
Um abraço.
José Azevedo01/07/2010 às 17:23 #223684Olá,
Ok. Sim por agora o aquario pode ficar assim. Depois se precisar mesmo de o dividir logo vejo.
E em principio posso ir ao encontro no sabado onde espero aprender muito sobre killies.
Cumprimentos,
Sérgio
PS: Indo de autocarro como tenciono fazer é que não me perco mesmo.
01/08/2010 às 22:00 #223685Olá a todos,
Tenho me esquecido de actualizar( e talvez concluir) este tópico. Eu apesar de não ter confirmado com certeza que estaria no encontro do mes passado acabei por aparecer lá e mesmo sem ter confirmado vim de lá com um casal. ;D Obrigado mais uma vez Ricardo.
E gostei bastante de estar lá a falar com todos, muito simpáticos e que sabem Muuuito sobre killies, e não só.
Tenciono continuar a ir aos encontros e provavelmente tornar-me sócio da apk.
Cumprimentos a todos,
Sérgio
01/08/2010 às 22:09 #223686Viva Sérgio,
É sempre um prazer conhecer alguém que se mostre interessado na killifilia.
Pela maneira como conversámos e pelo interesse demonstrado, será uma pena para a killifilia se não continuares a aparecer.Contamos com a tua evolução.
Um abraço,
Luis Oliveira
02/08/2010 às 14:10 #223687Boas Sérgio
Como disse, e muito bem, o Luís, conhecer pessoas com o interesse por ti demonstrado é sempre um prazer… é também um grande prazer poder acompanhar a tua entrada neste fascinante mundo…. Quanto aos peixes não precisas agradecer, quando quiseres mais espécies apita…
Quanto a fazeres-te sócio só tu saberás se é o melhor caminho a tomar da tua parte, independentemente disso cá estaremos para te apoiar e guiar nesta “aventura”
Abraço
02/08/2010 às 18:57 #223688Bem Vindo Sérgio,
Continua a dar informações dos teus killies.
Eu também sou iniciada.
cumps
Susana02/08/2010 às 21:53 #223689Olá,
Obrigado pelas boas vindas Susana, Eu até moro relativamente perto de Sintra, vou para esses lados as vezes até.
E obrigado pelas palavras tanto do Luís como do Ricardo. E claro que pretendo me tornar sócio especialmente se continuar por cá nesta aventura e beneficiando da vossa ajuda. Seria um pouco hipócrita se não o fizesse a meu ver. Eu em Setembro tenciono preencher a “papelada”. 🙂 Claro que o Luís disse para eu ter calma mesmo nesse aspecto, espero que Setembro não seja muito cedo. 😉
Cumprimentos
13/08/2010 às 17:08 #223690Olá Sérgio:
Pelo que leio estás no bom caminho, ou seja, o vício (bom) da killifilía parece estar a fazer os seus primeiros efeitos.
Aparece nas reuniões do nosso núcleo. Se puderes aparecer já amanhã, às 11h no Espaço Monsanto verás que não te vais arrepender. O pessoal da APK é 5 estrelas e os peixes e ovos também.
Um abraço
Alberto -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.