- This topic has 13 respostas, 5 utilizadores, and was last updated Há 14 years, 10 months by
nelsonfpm.
-
AutorArtigos
-
15/06/2011 às 20:35 #216885
Boas noites
No passado sábado vi na loja do João Milhinhos em Portalegre um aquário de plantado que era uma loucura e tinha CO 2, em tempos o Luis Oliveira também me disse neste forum que… para se ter um plantado só com CO2.
Assim sendo gostaria de saber se alguém já ouviu (ou conhece) “o sistema orgânico de produção de CO2” conforme eu vi na ebay:
http://cgi.ebay.de/Maxi-Bio-CO2-Anlage-Aquarien-500-Liter-/350464005281?pt=de_haus_garten_tierbedarf_fische&hash=item51994854a1#ht_5392wt_1139,que por ser barato parece valer a pena, em vez daqueles sofisticados e caro sistemas de garrafas de CO2.
Alguém conhece ou me pode aconselhar sobre este tema??
Um abraço
Ramiro15/06/2011 às 22:35 #227440Olá,
Se isso é o que julgo, mais vale fazeres isso em casa. Procura por receitas caseiras de Co2, existem muitas.
Eu usava gelatina com açúcar e depois fermento de padeiro. Metes numa garrafa com um tubinho e um difusor ou pedra difusora na ponta e pronto. Aquilo dura aí umas 2 semanas, depende. E resulta.
Cumprimentos,
Sérgio
16/06/2011 às 04:08 #227441Olá Sérgio
Eu realmente desconhecia essas formas “caseiras” de produção de CO2, vou estudar esta solução.
Obrigado
Ramiro16/06/2011 às 20:26 #227442Sergio
Obrigado pela dica, descobri uma situação interessante na Net sobre CO2 que passo a divulgar para o pessoal:
http://www.plantasdeaquario.com/difusorco2.htm
Obrigadão
Ramiro16/06/2011 às 20:31 #227443Boas!!
Ramiro, se quiseres passas por Portalegre e levas uma garrafa já feita e com todos os ingredientes, bem como uma explicação da preparão e uso deste sistema!!
Isto tudo claro, acompanhado por umas imperiais e um prato de caracois!! ;D ;D ;D
Abraço
16/06/2011 às 20:41 #227444Olá Rui
Por mim tudo bem, até agradeço. Quanto às cervejas e caracois, como não foi possível da vez que aí estive, fica descansado que ainda tenho esses Euros guardados para essa ocasião
Um abraço para ti e restantes Portalegrenses e arredores,
Ramiro18/06/2011 às 11:08 #227445Boas,
Ramiro, tens aqui uma alternativa ao CO2 orgânicobiológico, o CO2 químico.
É um pouco mais complexo mas tens um fluxo mais constante de CO2, eu já experimentei e resultou…Cumprimentos,
Nelson Meneses18/06/2011 às 19:23 #227446Olá Nelson
Obrigado pela dica, dei uma passagem de olhos e parece ser complexo, mas vou ler com mais atenção, mas tenho duas dúvidas, onde encontraste o contador de gostas??? foi na farmácia?? e dizes também que já experimentaste, parece-me que já não tens essa solução, porque é que acabaste?? resolveste por comprar uma solução de marca com botijas???
Cumprimentos
Ramiro18/06/2011 às 20:29 #227447Olá,
Ramiro, A situação era o risco de explosão? Não digo que não possa acontecer mas se aquilo explodir duvido que faça grandes estragos para além de sujar as imediações com uma papa de gelatina e leveduras…
Cumprimentos,
Sérgio
19/06/2011 às 00:12 #227448Explosão??? ??? epá, se calhar vou passar à primeira forma, aquela do bicarbonato com açucar pois se houvesse uma explosão acho que a minha mulher pedia o divórcio, ela já anda de nariz torcido com tanto aquário, nem quero imaginar uma coisa dessas, bem, mas se houvesse divórcio ela até podia ficar com tudo menos com os meus Killies. eheheh,
Um abraço
Ramiro20/06/2011 às 20:33 #227449Olá Nelson
Obrigado pela dica, dei uma passagem de olhos e parece ser complexo, mas vou ler com mais atenção, mas tenho duas dúvidas, onde encontraste o contador de gostas??? foi na farmácia?? e dizes também que já experimentaste, parece-me que já não tens essa solução, porque é que acabaste?? resolveste por comprar uma solução de marca com botijas???
Cumprimentos
RamiroBoas,
O conta gotas improvisei 😉 Eu só utilizei porque a riccia fluitans que tenho começou a diminuir, então eu isolei-a e pus CO2 para ela se desenvolver rapidamente e voltar ao tamanho original. Depois deixei de usar.
Se quiseres posso-te arranjar mais um ou dois link's…Cumprimentos
22/06/2011 às 10:02 #227450Obrigado Nelson
Nesta altura estou em testes com aquelas soluções básicas de gelatina, e está a funcionar, só que parece que a durabilidade desta solução é de uma a duas semanas, não sei vamos ver, se por acaso souberes de uma solução que dure mais tempo , diz.
Um abraço
Ramiro24/06/2011 às 23:07 #227451Viva
Já uma vez fiz este aviso no fórum de aquariofilia…
Atenção que a tal solução mais “química” implica o manuseamento de ácido clorídrico concentrado que é perigosíssimo. Mesmo os vapores que saiem da garrafa são tóxicos e perigosos. Aquilo queima mesmo! Para quem não sabe é o mesmo ácido que temos dentro do estômago em concentrações bastante mais baixas mas ainda suficiente para ter uma acção bastante forte (basta lembrar que provoca úlceras e é responsável pela sensação de queimado na garganta quando “viramos o barco”!).
Há uns anos vendia-se nas drogarias como ácido muriático. Não sei se ainda se venderá, mas seja como fôr, quem o utilize que tenha o máximo de atenção!
Abraços,
Ricardo Nuno Santos
25/06/2011 às 00:39 #227452Boas,
Sim, ainda se vende como ácido muriático que penso ser ácido clorídrico a 30% o que não deixa de ser perigoso. Aconselha-se a usar luvas durante o manuseamento e em espeços abertos. Eu reparei que quando abria a garrafa se viam os vapores a sair.
Cumprimentos,
Nelson Meneses -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.