- This topic has 5 respostas, 3 utilizadores, and was last updated Há 16 years, 8 months by
Ricardo Santos.
Home › Forum APK › Killifilia › Viagens de Colecta › Castro Marim
-
AutorArtigos
-
10/08/2009 às 22:11 #216095
Viva
Não sei se este será o sítio ideal para colocar esta mensagem… mas aqui vai.
Estou há 2 semanas (esta é a terceira) a trabalhar em Castro Marim… que como sabem é o “poiso” do killie português: Fundulus heteroclitus.
No dia 7 deste mês, aproveitando a tarde livre, peguei num camaroeiro e fui dar uma volta às salinas… Há zonas que aparentam ter estado alagadas e que agora estão completamente secas, tendo vacas a pastar… algumas destas zonas mostram ainda a configuração de salinas, mas a única coisa que produzem é erva seca.
As salinas são uma meia dúzia… andei por várias e apenas achei artémia numa delas e Gambusias numa vala de acesso a outra.
Se calhar o camaroeiro era curto… se calhar tenho de me atirar para dentro das valas… utilizei as indicações do Miguel Figueiredo (que já os pescou várias vezes) mas não encontrei nada…
Até agora Castro Marim tem sido uma desilusão…
Ando a meter conversa com algumas pessoas daqui para ver se conhecem alguém que saiba onde posso encontrar os Fundulus… vamos ver se consigo ter sorte, mas pelo aspecto seco dos locais começo a ter as minhas dúvidas.
Vou dando notícias… 😛
Ricardo Nuno Santos
17/08/2009 às 10:17 #2219316ª feira dia 14… Mais uma volta… mais uma viagem… mais uma desilusão…
Não consigo dar com os bichos…

No mapa a vermelho estão os locais que visitei e onde não encontrei nada. A amarelo encontrei gambúsias.
Esta é a última semana que estou por cá… ainda vou tentar procurar noutros locais, mas dificilmente descobrirei os Fundulus >:( Cá para mim terei de ir “chafurdar” nas valas maiores com uma rede de arrasto, pois nas valas mais pequenas com os camaroeiros que tenho não apanho nada! Aliás… apanhar apanho… uma valente insolação na careca! ::) ::) 😛
Pelo que vejo no mapa, a zona tem sofrido alterações… as salinas mesmo no fundo do mapa já não existem… está tudo seco e tem vacas a pastar… será que ainda temos “killies portugueses”???
Miguel Figueiredo… dá aqui uma ajudita… ::) ::) ::)
Vou dando notícias…
Ricardo Nuno Santos
17/08/2009 às 23:34 #221932Viva Ricardo,
Quando aí se deslocou um grupo de sócios da APK, logo no seu inicio, andámos à volta das instalações da sede da Reserva de Castro Marin. Como era a um domingo não estava lá ninguém. Eles sabem de certeza onde existe o “nosso amigo”.
Só que penso que a pesca na reserva é interdita. Mas bem conversado talvez tenhas mais sorte do que nós, mas mesmo assim ainda fizemos uma capturas.Um abraço,
Luis
18/08/2009 às 15:24 #221933Viva Luís
O quadrado amarelo e o vermelho superior estão dentro da reserva… 😛 As gambúsias estão na reserva! 😛 😛 ;D ;D
Na quinta feira vou ver se arranjo um tempito para voltar à reserva e falar lá com alguém. O que é certo é que o bicho não é fácil de achar nem de apanhar! Está tudo muito seco! Estou desconfiado que as valas de acesso às salinas que agora estão secas durante a Primavera devem ter muita água. De resto água com fartura apenas há nos grande canais… mas aí não consigo entrar sem equipamento adequado!
Raio do bicho que tá difícil!!!! Ó frustração!!! Para a próxima vou para a praia em vez de andar de camaroeiro às costas!
Ricardo Nuno Santos
19/08/2009 às 09:04 #221934Olá
O Ruud wildekamp quando cá esteve há muitos anos tambem se viu às aranhas para dar com eles. Pelo que me disseram só se encontram num dos limites da reserva, não no meio. Vou ver se falo com o Miguel para ele vir aqui lembrar onde os apnhou.
Abraço
Paulo José19/08/2009 às 09:17 #221935Viva
Eu antes de vir para cá falei com o Miguel… disse-me para procurar perto do moinho… num dos relatos dele num dos boletins da APK (de 2003, se não estou em erro) fala em “perto do cemitério”… ora moinho só vejo 1… e é perto do cemitério… é o quadrado vermelho inferior mais à esquerda… apenas tem uma salina pequena, mas tem umas valas de acesso…se calhar é mesmo aqui nas valas mais largas e fundas, mas não estou preparado em termos de equipamento para andar a “chafurdar” nelas…
Amanhã vou dar mais uma volta… a ver vamos!
Ricardo Nuno Santos
-
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.