A visualizar 7 artigos - de 1 a 7 (de um total de 7)

Home Forum APK Killifilia Reprodução Caracóis nos tanques de killies

• Autor
    Artigos

cdomin
    Participante
    • Topicos: 2
    • Respostas: 4
    • Totais: 6
    • Membro Bronze

Boa tarde,

Tenho lido tópicos em que aconselham a colocar caracóis nos tanques.
    Que espécies são as mais adequadas?
    As Neritina natalensis  são recomendáveis, ou sugerem outro tipo?

cumprimentos,

Carlos Domingos

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Boa tarde,

Em primeiro lugar bem vindo ao fórum da Associação Portuguesa de Killifilia. Espero que ao frequentar este fórum possamos contribuir para a consolidação dos seus conhecimentos sobre a killifilia.

Em relação á sua questão, eu uso apenas os caracóis nos pequenos tanques onde coloco os recém nascidos e nos aquários mais pequenos. Não muitos, dois ou três, podendo aumentar se o espaço for maior.

A sua finalidade é basicamente a de limpeza. Comem muito bem os restos de artémia e os seus excrementos são muito mais fáceis de aspirar que os restos e artémia morta.
    Saliento que os meus aquários não têm substrato, logo a importância da aspiração do fundo.

Para mim qualquer espécie serve, dando preferência às mais resistentes como os Physa.

Espero ter ajudado,

Cumprimentos,

Luis Oliveira

cdomin
    Participante
    • Topicos: 2
    • Respostas: 4
    • Totais: 6
    • Membro Bronze

Perfeitamente esclarecido.

Muito Obrigado

Nuno Janardo
    Participante
    • Topicos: 10
    • Respostas: 67
    • Totais: 77
    • Membro Bronze

Eu uso os Melanoides tuberculata nos meus, porém eles começam a reproduzir-se rapidamente pelo que só coloco um por aquário (ao fim de 3/4 dias já tenho uns 5 ou 6 bebés a circularem por la que meia volta são aspirados)

Nuno Janardo
    Participante
    • Topicos: 10
    • Respostas: 67
    • Totais: 77
    • Membro Bronze

Boas!

Em termos de outros invertebrados descobri recentemente uma espécie bastante útil e até bonita de se ter: os Neocaridina heteropoda (os comuns camarões Red Chery). Tinha uma série de ovinhos de A. australe dentro de água para eclodir e uma série deles havia já eclodido e outros tantos, já com olhinhos, começaram a ficar cobertos com uma espécie de névoa branca, pelo que pensei logo “bem estes já estão condenados mesmo antes de nascerem”. Depois lembrei-me de ter lido num site brasileiro onde usavam camarões fantasma (não sei qual é a espécie) nos recipientes com ovos de crias para estes irem não só movimentando os ovos como também se alimentarem dos fungos uma vez que eram inofensivos para os ovos. Como tenho num aquário à parte os N. heteropoda a criar, resolvi pegar num exemplar médio (cerca de 1cm) e colocar no recipiente onde se encontravam os ovos. Pois bem, volvida uma semana a totalidade dos ovos cobertos com esse manto branco e alguns inclusive já com um pouco já do “algodão” tipico dos fungos que atacam os ovos, foi recuperada! Todos os ovos que se encontravam olhados e atacados com fungos recuperaram e as crias encontram-se atualmente a nadar num recipiente próprio. Como também li nos sites de manutenção de invertebrados de água doce que os camarões produzem menos dejetos que os caracóis passei o mesmo exemplar para o recipiente com as crias, para fins de limpeza. O único senão é que sei que há muitas espécies de killis que atacam estes camarões (sim, australes com 8 meses também gostam destes camarões não são só os tubarões tipo A. lineatus e Megalebias que os comem ao pequeno-almoço eheheheh) pelo que quando ficarem um pouco maiores removo o camarão e meto um Melanoides a fazer as vezes do crustáceo.

Fica aqui o relato da minha experiência e espero que vos venha a ser útil 🙂

Abraço,

Nuno

sameiro
    Participante
    • Topicos: 13
    • Respostas: 52
    • Totais: 65
    • Membro Bronze

Boas,

Não existe o perigo dos caracois ou mesmo os camarões comerem os ovos?
    Eu uso, mas não tenho a certeza desta situação.

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Viva,

Pela minha experiência não me parece.
    Mas também uso muito pouco. Só uso camarões nos tanque exteriores (iniciei apenas há uns meses) e não me parece haver problema.

Os caracóis uso nos aquários com alevins e juvenis. Nos aquário de adultos já não uso.

Luís Oliveira

A visualizar 7 artigos - de 1 a 7 (de um total de 7)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0