José AzevedoParticipante
- Topicos: 50
- Respostas: 873
- Totais: 923
Membro Ouro
- ★★★
![]()
Bem serve o presente para pedir a vossa opinião e conhecimento.
Eu pretendo utilizar este tipo de calhas para aumentar a minha instalação, com alguns aquarios de 30x30x20.
O que pretendo é colocar 4 aquarios destes por prateleira, num total de 12, três niveis, tencionando colocar uma das tais calhas por cada conjunto de três aquarios.
A parede é tijolo, que tipo de buchas será a melhor, quantas calhas devo utilizar, ou as que disse chegam.
Um abraço

mjmParticipante
- Topicos: 51
- Respostas: 658
- Totais: 709
Membro Prata
- ★★
![]()
Olá Zé,
Eu tenho calhas dessas, as paredes são de tijolo, usei as buchas e parafusos da mesma marca.
Tenho os aquários de 30 litros suportados por duas calhas cada em coluna de 2 ou 3.
Tenho prateleiras de 1,20m com 4 calhas, também 2 ou 3 em altura, para aquários de 16litros.
Prateleiras de 60cm, com duas calhas para aquários de 8l. Aqui está a aparecer um problema, as prateleiras estão a arquear ligeiramente, ou o vão ficou muito grande ou as prateleiras são fracas. Estas prateleiras são de aglomerado com 16mm.
Em nenhum dos casos tenho problemas com a parede ou a fixação, está tudo firme.
João

José AzevedoParticipante
- Topicos: 50
- Respostas: 873
- Totais: 923
Membro Ouro
- ★★★
![]()
João
Diz-me por favor o comprimento das calhas.
Fiquei mais à vontade.
Estava com um pouco de receio.
Obrigado

mjmParticipante
- Topicos: 51
- Respostas: 658
- Totais: 709
Membro Prata
- ★★
![]()
Tenho várias, depende da altura dos aquários, quantas prateleiras e o espaço que quero deixar para tratar dos aquários.
Nos aquários maiores, por via das dúvidas, deixo 2 parafusos acima da prateleira de cima. Nos mais leves utilizo todo o comprimento da calha. Tenho desde 1/2 metro, para 2 prateleiras com aquários, até 150cm (3 para aquários e as 2 de cima para CDs e jogos de computador).
A casa é velha por isso não podemos usar algumas paredes para suportar nada, estão muito frágeis.
Não tenho aquários com 30 de largura, o máximo são 26cm.
Uso as poleias maiores que caibam na prateleira. Deixo um espacinho entre a prateleira e a calha para ser mais fácil passar fios e tubos de ar.