- This topic has 16 respostas, 8 utilizadores, and was last updated Há 14 years, 5 months by
António Lourenço.
Home › Forum APK › Killifilia › Manutenção › Aquecimento Solar?
-
AutorArtigos
-
07/11/2011 às 15:47 #217111
Viva
Como solução de aquecimento, nos últimos anos tenho usado um acumulador de calor com 3000w que está ligado 6 ou 7 horas por dia em horário de tarifa reduzia (tarifa bi-horaria) para depois emitir calor no resto do dia. Porém, limita-se a conseguir os 17-19 C em pleno inverno, para aquecer mais de 40m2. É suficiente para manter os peixes mas não para os reproduzir.
De qualquer modo, com os aumentos recentes da eletricidade preciso encontrar outra solução.
Estou a pensar em aquecer diretamente a água, com um painel solar. Tenho um tanque central de 3000 litros, com varios metros quadrados de superficie, se aquecer a água a 27ºC certamente irei aumentar também a temperatura do compartimento.
A questão é: os paineis solares usam cobre, não posso usá-los diretamente para aquecer a água dos peixes…
Será que existem paineis capazes de aquecer diretamente a água dos aquários?
Miguel
07/11/2011 às 16:29 #229662Éncomenda um painel solar que use prata em vez de cobre! 😛
07/11/2011 às 17:40 #229663Ricardo,
Isso existe? Onde? Eu até já me contentava com Inox.
Miguel
Éncomenda um painel solar que use prata em vez de cobre! 😛
08/11/2011 às 11:13 #229664Olá Miguel
Tenho me interessado ultimamente também pelo assunto por motivos óbvios
vê isto sff, não sei se conheces:
http://www.sultubos.pt/pdfs/baxiroca_fotovoltaica.pdf
é um sistema de aquecimento de aguas sanitárias designado de “autocalor”.
eles localizam-se na nossa zona.
Pode ser mais uma ideia.
cumprimentos
António08/11/2011 às 15:09 #229665Miguel
Existem claro os paineis solares que são usados para aquecer agua nomeadamente a usada para banhos. O problema é fazê-la passar por aquarios, para aquecer o teu lago interior era caso de prolongar os tubos internos do painel solar até ao lago através de tubos e de uma bomba. O Alberto Gil tem um sistema artesanal que usa para aquecer os tanques onde tem as raias na estufa dele, pergunta-lhe.
Abraço
Paulo José09/11/2011 às 07:18 #229666Bom dia
Este tema é a minha especialidade, sou instalador certificado e até esta altura já instalei mais de 200 paineis solares, mas hoje estou em Ovar e vou ter já que sair, logo quando aqui chegar respondo a este tópico com todo o gosto, para já a tubagem no circuito forçado (painel separado do depósito) é em cobre, a solução passaria pelo sistema de termossifão (depósito no telhado)
e aqui sim, pode-se utilizar a água corrente para aquecimento.UM bom dia
Ramiro09/11/2011 às 10:52 #229667Pois, o problema é sempre a questão do cobre, obrigando a permutadores de calor e etc.
Acabando por encarecer a solução… e eu não quero (ou não posso) instalar um sistema amortizável a 10 anos… o que preciso mesmo é de um sistema amortizável já este inverno 🙂
Entretanto tenho andado a ver alguns DIY… a eficiencia no aproveitamento da energia solar não será grande mas talvez que me permitam aumentar a temperatura em alguns graus e poupar assim uns quantos euros.
Por exemplo:
[youtube]qe0IClJP6Mg[/youtube]
Miguel
09/11/2011 às 12:12 #229668O problema do cobre não se coloca porque a agua do sistema não entra em contacto com a agua dos aquarios.
O tubo que transporta a agua quente é que passa por dentro dos aquarios ou encostado a eles.
Já tentei alguns destes processos diy e o problema é que qdo é preciso que aqueçam…não há sol.
Em tanques relativamente grandes consegue-se manter alguma temperatura mas em pequenos aquarios não.
cumprimentos
António09/11/2011 às 12:22 #229669Olá!
11 Jan 2009, altura em que os lagos exteriores gelaram ao Alberto Gil, ela diz isto
Ontem, por volta das 22:00 estavam 3ºC cá fora. A água dentro da estufa tinha 17ºC, incrivel, e no tanque das raias 24ºC. IMPRESSIONANTE.No tanque das raias estava instalado o tal sistema de aquecimento solar artesanal que o Paulo refere.
http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=72741&st=775Cumps,
João09/11/2011 às 22:07 #229670Olá Miguel
Se realmente queres aquecer água através do sol, isso é possível e bastante barato, basta para isso comprar no Leroy um rolo de tubo plástico preto de rega e espalhar por um telhado virado a sul,um motor para fazer circular a água e assim que tiveres sol, tens água quente, o problema é o controlar essa temperatura, aí, passa por controladores de temperatura, sondas, depósitos de inércia, etc. não percebi o que tinhas e como querias fazer aquecer a água dos aquarios , se por calor na sala ou se contacto de água quente a passar nos aquarios.
Um abraço
Ramiro09/11/2011 às 22:41 #229671Olá Miguel
Se realmente queres aquecer água através do sol, isso é possível e bastante barato, basta para isso comprar no Leroy um rolo de tubo plástico preto de rega
Sim, pela minha experiência estes tubos aquecem bastante…
09/11/2011 às 22:56 #229672Ramiro se puderes esclarece-me uma questão sff
É possível com um painel solar aquecer agua num sistema fechado a determinada temperatura pré-definida ?
“sistema fechado” quero dizer em que a mesma agua circule continuamente no sistema, desde, que esteja na temperatura (mínima-máxima) por nós definida.
Obrigada.
António10/11/2011 às 10:08 #229673Sim, pela minha experiência estes tubos aquecem bastante…
Aquecem bastante… ::) ::)
O ano passado realizei a substítuição da canalização de abastecimento de água a uma povoação aqui da zona, onde se teve que efectuar canalizações provisórias ao nível da estrada. O tubo utilizado para essa provisória era tubo PEAD (Polietileno de Alta Densidade) de 63mm PN 10 e cheguei a medir à saída do tubo uma temperatura de 76º C em pleno verão!E só medi, por que as coitadas das “velhotas” me queriam dar uma sova, já que nem para lavar a loiça podiam, na torneira da água fria sai água mais quente do que quanto tinham o esquentador ligado ;D ;D ;D ;D
Até breve!!
10/11/2011 às 16:16 #229674Ramiro se puderes esclarece-me uma questão sff
É possível com um painel solar aquecer agua num sistema fechado a determinada temperatura pré-definida ?
“sistema fechado” quero dizer em que a mesma agua circule continuamente no sistema, desde, que esteja na temperatura (mínima-máxima) por nós definida.
Obrigada.
AntónioOlá António
Em resposta à questão a acima, infelizmente não é possível, de uma forma barata e simples pois à medida que o sol vai aquecendo a água, quando esta chegar à temperatura desejada o sol continua a aquecer a mesma, logo para parar este aquecimento ou tapa-se o painel solar ou adciciona-se água fria e neste último caso é impossível, pois o circuito é fechado. A única maneira possível seria quando o circuito atingisse a temperatura desejada, um dispositivo electrónico acionava uns estores eléctricos que tapariam o painel e quando a temperatura baixasse esse mesmo dispositivo, abri o painel, para receber mais luz, mas, e depois à noite? só com resistência eléctrica.
Espero ter ajudado
Um abraço
Ramiro10/11/2011 às 18:46 #229675boas
e porque não aproveitar um sistema desses para aquecer a fishroom em vez dos aquarios ? é muito mais facil de controlar o aquecimento de uma sala do que pequenos aquarios.
fica a ideia 😉
cump
nuno -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.