A visualizar 7 artigos - de 1 a 7 (de um total de 7)

Home Forum APK Killifilia Manutenção Aquários sem filtragem

• Autor
    Artigos
    João Brandão
    João Brandão
    Administrador

Boa noite,

Tenho lido que nos aquários de reprodução de killies não é usado qualquer filtro (interno/externo) ou mesmo uma simples pedra difusora sendo que nestes casos é feita uma mudança de agua semanal.

No entanto da minha pequena experiência com killies os aquários que mantenho (2) sem qualquer meio de filtragem, ao fim de 2 dias sou “obrigado” a fazer uma mudança de água parcial precedido de aspiração dos restos de comida.

Qual o segredo para manter os aquários sem filtragem e com tão baixa manutenção?

e já agora qual a vossa sugestão para os aquários de reprodução? Eu estou a pensar ter um tronco com uma anubia ou feto de java e sem substrato ou eventualmente com turfa.

Obrigado,
    João Brandão

António Castro
    Castrokillies
    Participante
    • Topicos: 15
    • Respostas: 484
    • Totais: 499
    • Membro Prata
    • ★★

Viva João.
    Digo-te a minha experiência: 16 aquários com killies, mais um para “banho maria”,  outro para eclosão de artémia, e mais uma caixa com gambuzias do Rio Lima, cortesia do Wilson
    Desses, 8 têm musgo e fetos de Java; 7 só têm o mop, sem plantas.
    Prefiro assim porque desta forma garanto que não há dispersão de posturas.
    Todos os aquários têm caracois e não têm qualquer tipo de filtragem,
    É claro que esta configuração obriga a mudanças de água com frequência, principalmente nos aquários que não têm plantas.
    Mas cada um é cada qual…
    Cps
    A. Castro

João Brandão
    João Brandão
    Administrador

Castro com que frequência fazes as mudanças de agua? E nessas mudanças também aspiras o aquário certo?

Filipe Torre
    Allnothos
    Participante
    • Topicos: 102
    • Respostas: 827
    • Totais: 929
    • Membro Ouro
    • ★★★

Olá!
    Uso filtros em todos os aquários. Não faço qualquer tipo de distinção entre aquários de reprodução e de manutenção, todos os aquários servem para reproduzir e manter os peixes, no meu caso só depende da disponibilidade.
    Não uso substracto e na esmagadora maioria dos aquários também não uso plantas, as excepções são algumas plantas flutuantes e musgo de java, principalmente em aquários onde habitem Aphyosemion que gostem de água mais fria.
    Cumprimentos!
    Filipe Torre

António Castro
    Castrokillies
    Participante
    • Topicos: 15
    • Respostas: 484
    • Totais: 499
    • Membro Prata
    • ★★

Depende um pouco da quantidade da comida não ingerida.
    Quando tenho um casal isolado num aquário só com o mop alimento os peixes com mais frequência e a tendência é sobrar restos de comida, logo, tenho que mudar água com mais frequência, aspirando o fundo do aquário.
    Os aquários que contêm as plantas, não têm tanta frequência de manutenção.
    Cps

Luís Oliveira
    Luis Oliveira
    Administrador
    • ★★★★

Olá,

No meu caso uso um filtro de canto na grande maioria dos aquários. Não uso substrato, normalmente apenas um ou dois mops. Em alguns casos posso usar uma anubia ou um feto e Java. O musgo de Java uso apenas nos aquários de crescimento ou quando não estou interessado na reprodução.

No entanto, mantenho diapterons em cubos de uma marca de telemóveis. Sem filtro e com poucas mudas de água. Em compensação os cubos estão cheios de musgo de Java e os killies são alimentados com comida viva ou quando é com comida congelada é quase verme a verme, de modo a não ficar nada no fundo.

Sei que deveria fazer muito mais mudas de água, mas a preguiça não ajuda.
    Sempre que faço mudas de água faço-o aspirando o fundo.

Se o desejares a minha casa está sempre aberta para quem gosta de killies. Serás bem vindo e poderemos conversar no local.

Um abraço,

Luis Oliveira

João Brandão
    João Brandão
    Administrador

obrigado a todos por partilharem a vossa valiosa experiência. por agora e como tenho poucos aquários vou mantê-los sem filtragem e apenas com um feto de java, um mop, sem qualquer substrato e faço mudanças de agua semanais.

Até breve,
    João Brandão

A visualizar 7 artigos - de 1 a 7 (de um total de 7)

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.

0